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Scala Paradisi – O Itinerário da alma para Deus nos escritos de S. Boaventura e S. João Clímaco

A Escada de Jacó, “posta na terra e cujo topo tocava nos céus, de onde subiam e desciam os anjos de Deus” (Gn 28, 12), sempre foi vista pelos santos padres como imagem dos esforços sucessivos a que a alma deve se aplicar, auxiliada pela graça, para chegar a Deus.

É nas mãos de São João Clímaco, santo monge grego do século VI, que essa imagem atinge sua máxima expressão. Em sua teologia ascética, trinta são os degraus até Deus. Os sete primeiros são voltados às virtudes ascéticas mais necessárias para se converter e se salvar. Os dezenove seguintes tratam de virtudes a conquistar e perigos a evitar. Os quatro últimos tratam das virtudes maiores.

Beatitude – As Bem-Aventuranças segundo os santos padres da Igreja

A perfeição cristã consiste na beatitude ou bem-aventurança sobrenatural. Ao tratar de cada bem-aventurança no Sermão da Montanha, Nosso Senhor distingue o mérito — o ato das virtudes perfeitas com o auxílio dos dons — e um prêmio diante de Deus, concedido ainda nesta vida, mas plenamente realizado no céu, pela contemplação e posse perfeitas de Deus. A prática das bem aventuranças, com o aperfeiçoamento e a purificação de nossas virtudes por obra de Deus, constitui o duplo movimento de aversão às criaturas e conversão a Deus, que é a essência da vida espiritual e o caminho inverso do pecado.

Penitência e Mortificação – Do Conhecimento de si mesmo e da disciplina da inteligência, da vontade e dos sentidos

A Mortificação é considerada o primeiro degrau de todas as virtudes porque por meio dela se vencem os obstáculos impostos por nossas faculdades e sentidos exteriores e interiores a uma união mais perfeita com Nosso Senhor Jesus Cristo. A Penitência, por sua vez, emprega a mortificação para despertar na alma um verdadeiro amor a Deus, verdadeiro horror ao pecado e desejo firme de repara-lo. Por isso, é considerada junto com a oração como o meio mais eficaz e necessário de crescimento espiritual.