Novena à Imaculada Conceição

Esta novena em honra à Imaculada Conceição da Santíssima Virgem inicia dia 29/11 e encerra-se no dia 7/12, véspera do dia da sua festa, instituída pelo Papa Pio IX

 

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

 

Canta-se o Ave Maris Stella ou outro similar

 

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

Deus Vos salve, Maria, Cheia de graça e Bendita mais que todas as mulheres, Virgem Singular, Virgem Soberana e Perfeita, eleita por Mãe de Deus e preservada por Ele de toda a culpa desde o primeiro instante de Sua Concepção.

Assim como por Eva nos veio a morte, assim nos vem a vida por Ti, que pela graça de Deus tens sido eleita para ser Mãe do novo povo que Jesus Cristo tem formado em Seu Sangue.

A Ti, Puríssima Mãe, Restauradora da caída linhagem de Adão e Eva, viemos confiantes e suplicantes nesta novena, para rogar que nos concedas a graça de sermos verdadeiros filhos Teus e de Teu Filho Jesus Cristo, livres de toda mancha de pecado.

Confiantes, Virgem Santíssima, que haveis sido feita Mãe de Deus, não somente para Vossa Dignidade e Glória, senão também para salvação nossa e proveito de todo o gênero humano.

Confiantes que jamais se tem ouvido dizer que um somente de quantos tem acudido a Vossa Proteção e implorado Vosso Socorro, tem já sido desamparado. Não me deixeis, pois, a mim tampouco, porque se me deixais, me perderei.

Que eu tampouco quero deixar a Vós, antes bem, cada dia quero crescer mais em Vossa Verdadeira Devoção.

 

Alcançai-me principalmente essas três graças:

1ª) Não cometer jamais pecado mortal;

2ª) Um grande apreço da virtude Cristã;

3ª) Uma boa morte.

Além disso, dai-me a graça particular que Vos peço nesta novena: fazer a intenção aqui.

 

Rezar a oração do dia correspondente e logo em seguida as orações finais

 

1º Dia

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como preservastes a Maria do pecado original em sua Imaculada Concepção, e a nós nos fizeste o grande benefício de nos livrarmos dele por meio do Teu Santo Batismo, assim Vos rogamos humildemente que nos concedas a graça de nos portarmos sempre como bons cristãos, regenerados em Ti, Nosso Pai Altíssimo.

 

2º Dia

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como preservastes a Maria de todo pecado mortal em toda a sua vida e a nós dais a graça para evita-lo e o Sacramento da Confissão para remediá-lo, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos concedas a graça de não cometer nunca pecado mortal, e se acontecer tão terrível desgraça, a sair dele quanto antes por meio de uma boa confissão.

 

3º Dia

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como preservastes a Maria de todo pecado venial em toda a sua vida e a nós nos pedes purifiquemos mais e mais nossas almas para sermos dignos de Ti, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Maria Imaculada, nos concedas a graça de evitar os pecados veniais e a de procurar e obter cada dia mais pureza e delicadeza de consciência.

 

4º Dia

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como livrais a Maria da inclinação ao pecado e Lhe deste domínio perfeito sobre todas suas paixões, assim Vos rogamos humildemente, por intercessão de Maria Imaculada, nos concedas a graça de ir domando nossas paixões e destruindo nossas más-inclinações, para que Vos possamos servir, com verdadeira liberdade de espírito, sem imperfeição nenhuma.

 

5º Dia

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como, desde o primeiro instante de Sua Concepção, destes a Maria mais graça que a todos os Santos e Anjos do Céu, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos inspires um apreço singular da Divina Graça que Vós nos adquiriste com Teu Sangue, e nos concedas o aumentar mais e mais com nossas boas obras e com a recepção de Teus Santos Sacramentos, especialmente o da Comunhão.

 

6º Dia

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como, desde o primeiro momento, destes a Maria, com toda plenitude, as Virtudes sobrenaturais e os Dons do Espírito Santo, assim Vos suplicamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos concedas a nós a abundância destes mesmos Dons e Virtudes, para que possamos vencer todas as tentações e tenhamos muitos atos de virtude dignos de nossa profissão de Cristãos.

 

7º Dia

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como destes a Maria, entre as demais Virtudes, uma Pureza e Castidade exímia, pela qual é chama Virgem das virgens, assim Vos suplicamos, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos concedas a dificílima Virtude da Castidade, que tantos tem conservado mediante a devoção da Virgem e Tua proteção.

 

8º Dia

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como destes a Maria a graça de uma ardentíssima Caridade e Amor de Deus sobre todas as coisas, assim Vos rogamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos concedas um amor sincero de Ti.

 

9º Dia

Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como tens concedido a Maria a graça de ir ao Céu e de ser Nele colocada no primeiro lugar depois de Vós, Vos suplicamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos concedas uma boa morte, que recebamos bem os últimos Sacramentos, que expiremos sem mancha nenhuma de pecado na consciência e vamos ao Céu, para sempre aproveitar, em Tua companhia e a de Nossa Mãe, com todos os que se tem salvado por Ela.

 

ORAÇÕES FINAIS

℣. Bendita seja Tua Pureza e eternamente o seja,

℟. Pois todo um Deus se recreia em tão grandiosa beleza.

 

A ti, Celestial Princesa, Virgem Sagrada Maria, Vos ofereço neste dia alma, vida e coração. Olhai-me com compaixão, não me deixeis, Mãe minha.

Virgem Santíssima, que tanto agradastes ao Senhor e fostes sua Mãe Imaculada no corpo, na alma, na fé e no amor : por piedade volvei benigna os olhos para os infelizes que imploram o vosso poderoso patrocínio.

A serpente maligna, contra quem foi lançada a primeira maldição, teima em combater e tentar os míseros filhos de Eva.

Eia, bendita Mãe, nossa Rainha e Advogada, que desde o primeiro instante da vossa Conceição esmagastes a cabeça do inimigo! Acolhei as súplicas que, unidos a Vós num só coração, vos pedimos apresenteis ante o trono do Altíssimo, para que nunca nos deixemos cair nas emboscadas que se nos preparam ; para que todos cheguemos ao porto da salvação; e, no meio de tantos perigos, a Igreja e a sociedade cantem de novo o hino do resgate, da vitória e da paz.

Assim seja.

 

Rezar três Ave Marias.

 

℣. Toda sois formosa, ó Maria.

℟. Toda sois formosa, ó Maria.

 

℣. E mácula original não há em vós.

℟. E mácula original não há em vós.

 

℣. Vós sois a glória de Jerusalém.

℟. Vós a alegria de Israel.

 

℣. Vós a honra do nosso povo.

℟. Vós a advogada dos pecadores.

 

℣. Ó Maria.

℟. Ó Maria.

 

℣. Virgem prudentíssima.

℟. Mãe clementíssima.

 

℣. Rogai por nós.

℟. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

℣. Vós fostes, ó Virgem, imaculada em vossa Conceição:

℟. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.

 

Oremos

Tua Imaculada Concepção, Oh! Virgem Mãe de Deus, anunciou alegria ao universo inteiro.

 

Oração

Oh! Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparastes ao Vosso Filho uma digna morada: nós Vos rogamos que, pois, em virtude da previsão da morte do mesmo Vosso Filho, A preservastes de toda mancha. Também nos concedais que, purificados pela Sua Intercessão, cheguemos a Vossa Divina presença. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.

℟. Amém.

Por que Imaculada? – Diocese de Santo André

Artigos Relacionados