Cardeal Burke já conversou com o papa Leão XIV sobre a missa tridentina

Fonte: Infovaticana

Tradução e grifos por salvemaria.com.br

 

Durante uma conferência sobre a missa tradicional ocorrida no dia 14 de junho pela Latin Mass Society, o cardeal Burke afirmou já ter conversado com o papa sobre a questão da liturgia tradicional:

Espero que ele ponha fim à perseguição dos fiéis na Igreja que desejam adorar a Deus de acordo com o uso mais antigo do rito romano, essa perseguição que vem de dentro da Igreja.

A conferencia pode ser assistida na íntegra em: https://lms.org.uk/conference2025-livestream

 

Comentário ao Recorte

A fala do cardeal Burke pode ser lida à luz de certos acontecimentos deste mês envolvendo a Missa Tridentina. O caso mais infame foi o da Diocese de Charlotte, onde o bispo Dom Martin anunciou a redução de quatro para apenas um local de celebração, e local destinado não era nem sequer uma igreja, além de não comportar sequer um terço dos fiéis. Coincidentemente (ou não), após a repercussão negativa e justamente no mesmo dia em que o cardeal Roche (prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos) teve uma audiência com o Santo Padre, o bispo de Charlotte anunciou uma suspensão temporária dessas restrições. Estariam os dois fatos conectados?

Somado a isso, tivemos a afirmação do arcebispo de Chartres de que o Papa rezava pelos participantes da peregrinação tradicional. Também merece destaque o caso da Diocese de Saginaw, em Michigan: após o fim do período de licença concedida para adiar a aplicação do Traditionis Custodes, o bispo anunciou que a Missa continuaria sendo celebrada na paróquia da Sagrada Família (apesar de o Traditionis Custodes proibir que Missas segundo o Missal de 1962 sejam celebradas em paróquias).

Tirando o revés em Detroit, a impressão que se tem é de que estamos, se Deus quiser, chegando ao fim de uma guerra e ao início de uma paz litúrgica.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *