Orações

Oração da Manhã

Pelo Sinal…

Em nome do Pai…

 

De joelhos

Eu vos adoro, meu Deus, e vos amo de todo o coração; dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite. Ofereço-Vos todas as minhas ações e peço-vos que neste dia me preserveis do pecado e me livreis de todo o mal e me concedais vossa graça para cumprir vossa vontade em todas as ações do dia que, para vossa glória, agora se inicia. Amém.

 

Faz-se o primeiro exame, chamado “preventivo”. Depois reza-se

 

Eterno Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos ofereço, em união com os merecimentos de Jesus Cristo, todos os meus pensamentos, palavras, obras e sofrimentos deste dia, para vossa maior glória e honra de Maria Santíssima, minha querida mãe, do meu Anjo da Guarda e de todos os Santos, meus advogados; em remissão plena e satisfação de meus pecados; pela conversão dos pecadores e perseverança dos justos; pelas intenções de oração deste mês e dia, segundo as intenções dos Sumos Pontífices, para ganhar as santas indulgências em sufrágio das almas do purgatório; para utilidade e perfeição espiritual de todos aqueles por quem sou obrigado a pedir; em agradecimento de todas as graças que me tendes concedido e que me concedereis pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

 

Consagração a Nossa Senhora

Ó minha Senhora e minha Mãe, eu me ofereço a todos vós e, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E já que assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Amém.

℣. Lembrai-vos que vos pertenço, terna mãe, Senhora nossa.

℟. Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

 

Santo Anjo…

Pai Nosso.

Ave Maria.

 

Oração da Noite

Pelo sinal da Santa Cruz… Em nome do Pai… Amém

Pai Nosso…

 

Breve exame de consciência

Divino Espírito Santo, dignai-vos conceder-me luz para conhecer os meus defeitos e pecados e a graça para me arrepender e emendar deles.

 

 

Deveres para com Deus

Lembrei-me de Deus durante o dia, oferecendo-lhe meu dia e atividades? Agi sempre na consciência de estar na presença de Deus? Tive vergonha de Deus ou da minha fé? Fiz minhas orações com piedade? Fiz minha meditação com atenção?

 

 

Deveres para com o próximo

Tratei com desprezo, arrogância, falta de caridade ou ira o meu próximo? Ofendi, usei palavras vãs? Lembrei-me de rezar pelos meus próximos? Soube suportar o meu próximo? Reclamei ou prejudiquei outra pessoa? Respeitei os mais velhos? Obedeci aos meus pais?  Murmurei ou fiz as coisas com má vontade?

 

 

Deveres para comigo

Esforcei-me para fazer a vontade de Deus? Fui preguiçoso? Omisso? Vaidoso? Guloso? Egoísta? Orgulhoso? Preso às coisas e prazeres materiais? Cumpri todos os meus deveres? Esforcei-me para vencer meus defeitos? Arrependi-me de minhas faltas? Busquei conservar a pureza de corpo e pensamento durante o dia?

 

Deveres de estado

Esforcei-me para cumprir bem minhas obrigações na escola/trabalho? Apliquei-me com seriedade ao estudo? Cumpri com diligência minhas obrigações no trabalho? Fui um bom pai/mãe/esposo/esposa/filho?

 

Ato de contrição

Meu Deus, tenho extremo pesar de vos haver ofendido por serdes infinitamente bom e amável e porque o pecado vos desagrada; faço o firme propósito, auxiliado por vossa santa Graça, de fazer penitência e de esforçar-me para jamais voltar a vos ofender. Amém.

 

 

Antes de se deitar

Dignai-vos, Senhor, conservar-me esta noite sem pecado: Abençoai o descanso que vou tomar, a fim de recuperar as forças para vos servir melhor e com mais fervor. Virgem Santa, depois de Deus minha única esperança, meu bom Anjo da guarda, todos os santos de Deus, intercedei por mim e pela minha família. Protegei-me esta noite e na hora de minha morte. Amém.

 

Salve Rainha…

Que as almas dos fiéis defuntos pela misericórdia de Deus descansem em paz. Amém.

 

Oração pela Congregação Mariana

Lembrai-vos, mãe amorosíssima, desta congregação, que instituístes como cidade de refúgio para salvaguardar da corrupção geral os descendentes não-degenerados daqueles que vos amaram e serviram tanto.

Fazei que as vossas Congregações se multipliquem nesta Terra de Santa Cruz, que nossos antepassados vos consagraram. Não permitais que o demônio lance a desunião entre os que estão unidos no vosso amor, que prometeram servi-vos e de quem sois mãe.

Perdoai-nos por último, mãe piedosíssima, a nossa tibieza, a nossa frouxidão e negligência, no vosso serviço: Alcançai-nos de vosso divino Filho o perdão dos nossos pecados, dai-nos o vosso amor e abençoai-nos.

 

Oração pelo Diretor da Congregação Mariana

Senhor Jesus Cristo, que como Bom Pastor das nossas almas, Vos dignais habitar entre nós no Santíssimo Sacramento do altar, do Vosso sagrado Tabernáculo derramai graças copiosíssimas sobre o nosso bom pastor, o Diretor desta Congregação Mariana.

Conceda-lhe o Vosso Misericordioso Coração todas as graças de que precisa para nossa e sua própria santificação e salvação, e para que possa velar sempre com paternal dedicação, pelas ovelhas que lhe foram cofiadas pelo Espírito Santo. Fazei que seja sempre desvelado pastor, segundo o Vosso Divino Coração, que consagre inteira e constantemente a sua vida, o melhor das suas energias e dos seus talentos, ao fiel cumprimento de sua nobre missão e dos deveres inerentes ao seu cargo, afim de que, no dia em que vierdes a julgar rebanhos e pastores, nós sejamos sua alegria e sua coroa e ele receba de Vossas Mãos Divinas a coroa imarcescível da vida eterna. Assim seja.

 

Oração pelo Clero

Deixai, ó Jesus, * que em vosso Coração Eucarístico, depositemos as mais ardentes preces pelo nosso clero. Multiplicai as vocações sacerdotais em nossa pátria; atraí ao vosso altar os filhos do nosso Brasil; chamai-os com instância ao vosso ministério! Conservai na perfeita fidelidade ao vosso serviço aqueles a quem já chamastes; afervorai-os, purificai-os, santificai-os, não permitindo que se afastem do espírito de vossa Igreja.

Não consintais, ó Jesus nós Vos suplicamos, que debaixo do céu brasileiro sejam, por mãos indignas, profanados os vossos mistérios de amor. Com instância vos pedimos: deixai que a misericórdia de vosso Coração vença a vossa justiça divina por aqueles que se recusaram à honra da vocação sacerdotal, ou desertaram das fileiras sagradas.

Por vossa Mãe, Maria Santíssima, Rainha dos Sacerdotes, atendei, Jesus, a esta nossa insistente oração. Ó Maria, ao vosso coração confiamos o nosso clero: guiai-o, guardai-o, protegei-o, salvai-o! Amém!