Novenas Tradicionais

Reunião de algumas piedosas novenas antigas e com aprovação eclesiástica em honra a Nosso Senhor, Nossa Senhora e aos santos

 

À Santíssima Trindade

Do “Escudo Admirável”, de 1802

V. Deus, in adjutórium meum intende:
R. Domine, ad adjuvandum me festina
V. Gloria Patri, et Filio et Spíritui Sancto
R. Sicut erat in principio, et nunc, et semper et in sæcula sæculórum. Amen. Alleluia.

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio
R. Senhor, apressai-vos em me socorrer
V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
R. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém. Aleluia.

Ato de Contrição
Amorosíssimo Deus, Trino e Uno, Pai, Filho e Espírito Santo, em quem creio, em quem espero, a quem amo com todo meu coração, corpo, alma, sentidos e potências; por serdes Vós meu Pai, meu Senhor e meu Deus, infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; pesa-me, Trindade Santíssima, Trindade Misericordiosíssima, pesa-me, Trindade Amabilíssima, de Vos ter ofendido só por serdes Vós quem sois; proponho firmemente me esforçar para nunca mais Vos ofender e antes morrer do que pecar; espero de vossa suma bondade e misericórdia infinita, que me perdoareis todos os pecados, e me dareis graça para perseverar num verdadeiro amor e cordialíssima devoção a vossa sempre amabilíssima Trindade. Amém.

Oração preparatória
Deus e Senhor meu, Altíssimo e poderoso, Um na Essência e Trino nas Pessoas, que, por mera dignação vossa me formastes à vossa imagem e semelhança, retratando na alma única, que me destes, a unidade da vossa natureza, e nas três potências distintas, memória, entendimento e vontade, as três Divinas Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo: razão é, Senhor, que de onde as coisas vêm, para aí tornem, e já que de Vós vim, a Vós recorra; por isso, prostrado diante de vossa Augusta Majestade, se não com humildade tão profunda como devo, ao menos com aquela reverente inclinação que posso, Vos suplico queirais aceitar este limitado obséquio, que em honra e louvor vosso intento fazer: e para que ele seja agradável a vossos divinos olhos, enriquecei, Pai Eterno, com vossos soberanos dons minha memória; iluminai, Eterno Filho, com vossa luz meu entendimento; inflamai, Divino Espírito, com vosso amor a minha vontade; e santificai, Trindade Santa, a minha alma com a vossa divina graça, para que ela e suas potências se sacrifiquem em vosso serviço e de Vós recebam a semelhança pela graça, como autor que sois dela assim como receberam de Vós o ser da Natureza como Autor da mesma natureza. Amém.

1º dia – Ó Mistério altíssimo da Trindade Santíssima, que sendo para os Serafins o maior emprego de seu amor, sois também para o seu claro conhecimento o mais admirável objeto: fazei que o meu entendimento se cative, rendido em obséquio de fé em Vós, e se abrase o meu coração na vossa mais excelente caridade.

2º dia – Ó mistério incomparável a todo o entendimento, não só humano, mas angélico: já que até agora vivi de Vós tão ignorante, fazei que eu de tal sorte Vos alcance, e conheça nesta vida com a luz da fé, que Vos chegue a compreender, e gozar na felicidade da glória.

3º dia – Ó mistério inefável, que, por isso mesmo que sois oculto e escondido ao entendimento humano fazeis muda toda a eloqüência e sabedoria criada: permiti que, pondo termo a todo o discurso, não cesse jamais a minha língua de entoar louvores da vossa grandeza.

4º dia – Ó Trindade Santíssima, que os céus e a terra encheis de glória: fazei que, sendo por mim glorificado na terra, seja minha alma por Vós glorificada no Céu.

5º dia – Ó Trindade Augustíssima, que sendo distinta nas pessoas, sois sem divisão na Natureza, e sem deixardes de ser única, sois por comunicável infinitamente fecunda: comunicai-Vos à minha alma, que é em mim única para Vos amar, seja também multiplicada para Vos servir.

6º dia – Ó Trindade Luzidíssima, que, sendo desde a eternidade uma só Luz, a multiplicais por glória vossa em três Divinos Raios: fazei que esses Raios me atraiam de sorte que chegue em algum tempo, para todo o sempre, a ser participante dessa Luz e dessa glória.

7º dia – Ó Majestade soberana de um só Deus que, para serdes mais soberana, quereis ser venerada em distintas e Divinas Pessoas: fazei que a minha veneração seja tão profunda, que chegue ao abismo do meu nada, e em nada estime tudo o mais em comparação de Vós, que sois meu tudo, e tudo sobre o mais.

8º dia – Ó Divindade amabilíssima, que, conhecendo claramente vossa infinita bondade, acendeis o fogo da Caridade, o Amor do Divino Espírito, com que infinitamente nos amais: fazei que minha alma e suas potências se abrasem em tal entendimento, Vos ame juntamente com a vontade, e fique permanente em Vós minha memória, para que Vós fiqueis em mim com permanência.

9º dia – Ó Deus Santo, Santo Santo, Pai Santo, Filhos Santo, e Espírito Santo: já que com este cântico antigo, e sempre novo, sois aclamado no Céu, fazei que na terra eu seja também três vezes santo: santo nos pensamentos, santo nas palavras, e santo nas obras; para que assim mereça ir entoar, na companhia dos mais Santos, o triságio à vossa imensa glória.

 

Oração para todos os dias
Glória ao Pai…

Ó Trindade Augustíssima, aceitai este pequeno sacrifício da minha vontade, e este tênue desafogo da minha devoção. Bem quisera que fossem afetos as minhas palavras, lágrimas as minhas aspirações; que o meu coração, claro no conhecimento de quem Vós sois, ou se desfizera abrasado no fogo do vosso amor, ou se partira de sentimento, reconhecendo humilhado a minha torpe ingratidão em Vos ofender. Porém, adorada e sempre excelsa Beatíssima Trindade, seja a primeira e principal graça, que por este limitado obséquio alcance o viver daqui em diante sem Vos ofender e servir-Vos sempre sem negligência. Movei o meu coração insensível com o vosso amor; alentai minha alma com vossa graça; preparai-a de todas as virtudes, porque de todas elas necessita, para que nunca mais se torne a apartar de Vós, antes unida convosco nesta vida, e por toda a eternidade dê glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo; assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém!

 

Novenas a Nosso Senhor Jesus Cristo

Ao Sagrado Coração

Início na véspera da festa de “Corpus-Christi” e termina na quinta-feira imediata à esta festa. Do manual da CM de 1949

1° Dia — Ó Coração amável de JesCoração puríssimo e santíssimo, todo cheio de amor: Coração em que reinam tôdas as perfeições e virtudes: Vós mereceis o amor de todos os corações. Meu Jesus, destruí no meu coração tôdas as afeições que o impedem de ser todo vosso. Eu vos amo, ó meu Jesus, e não quero amar, senão a Vós.

2° Dia — Ó Coração de Jesus, Coraçinflamado de amor para com os homens, porque é que êles vos correspondem tão mal e só com desprezo vos tratam? E eu também fui do número desses ingratos que não vos sabem amar! Não permitais que para o futuro viva ainda esquecido do vosso amor.

3° Dia — Ó Coração de Jesus, desejode ser amado, Coração que achais vossas delícias em ser amado pelos homens, eu me- 226 P e v o c lo n trlo recia, pelos meus pecados, viver privado da vossa graça; mas vejo que ainda continuais a pedir-me o meu amor. Fazei que muito vos ame um pecador que muito vos tem ofendido.

4° Dia — Ó Coração aflito de Jesus, dtesto o que vos desagrada. Dai-me tal horror ao pecado que tenha medo até das mais leves faltas unicamente porque vos desgostam a Vós. que sois digno de amor infinito. Concedei-me a graça, meu amável Salvador, de sempre me dirigir a Vós com esta súplica: Ô meu Jesus, dai-me o vosso amor.

5° Dia — Ó Coração misericordioso Jesus, quando me achava na vossa desgraça, vossa bondade me iluminou e me ofereceu o perdão; concedei-me a graça de chorar os meus pecados e de desejar o vosso amor. Não deixeis, ó meu Jesus, de ter piedade de mim. A misericórdia que vos peço é que me comuniqueis luz e força para que nunca mais vos seja ingrato.

6° Dia — Ó Coração generoso de Jesestá no vosso poder tomar o meu coração inteiramente vosso. De mim mesmo nada tenho e nada posso; mas vós me déstes um coração que pode e deseja amar-vos. Fazei pois, ó meu Jesus, que de hoje em diante N ovena do S. Coração 227 a vossa santa vontade seja a única regra de todos os meus pensamentos, desejos e ações.

7° Dia — ó Coração reconhecido Jesus, tenho-me mostrado sempre reconhecido às criaturas, ao passo que só convosco tenho sido ingrato. Amável Jesus, quero agora amar-vos sôbre tôdas as coisas e mais que a mim mesmo; o resto da minha vida, quero empregá-lo unicamente em vos amar, ó bem supremo da minha alma. Fazei que conheça a vossa santa vontade e pronto estou para tudo, com o socorro da vossa graça.

8° Dia — Ó Coração desprezado de Jesuabismo de misericórdia e de amor, não permitais que para mim as vossas dôres sejam perdidas. Lembrai-vos, ó meu Jesus, das lágrimas e do sangue que derramastes por meu amor e perdoai-me. Fazei que eu morra para mim mesmo afim de viver unicamente para Vós uma vida fervorosa no vosso santo amor.

9° Dia — Ó Coração de Jesus, fiel para com aqueles que chamais ao vosso amor; quantas vêzes, depois de ter prometido ser todo vosso, não vos neguei o meu amor! Reconheço a minha ingratidão e detesto-a sinceramente. Inflamai meu pobre coração no fogo daquele amor em que o vosso coração está abrazado por mim. Ó Maria, Mãe do belo amor, ajudai-me a amar o vosso Filho Jesus.

 

Oração final (para todos os dias):

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai

Doce Coração de Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

V. Coração de Jesus, abrasado em nosso amor
R. Inflamai o nosso coração de amor a Vós.

Oremos: Ó Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalisar-nos os infinitos tesouros do vosso amor, concedei, nós Vos rogamos, que rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com Êle, o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amem.

 

Ao Sagrado Coração (outra versão)

Início na véspera da festa de “Corpus-Christi” e termina na quinta-feira imediata à esta festa. Do manual da CM de 1948

Oração preparatória
Senhor Jesus, Salvador de nossas almas, que prometestes vos acharíeis onde dois ou três se reunissem em vosso nome : eis aqui os nossos corações unidos e concordes para vos adorar, louvar, amar e agradecer ao vosso santíssimo Coração, ao qual juntamente dedicamos os nossos, agora e por toda a eternidade. Renunciamos para sempre a todas as afeições que não estão no amor e dependência do vosso adorável Coração, desejando que todas as vontades, aspirações e suspiros dos nossos corações sejam sempre conformes com a vontade do vosso. Queremos contentálo, tanto quanto pudermos. Mas, como não podemos só por nós fazer nada bom, vos suplicamos, ó adorabilíssimo Jesus, pela infinita bondade e doçura do vosso sacratíssimo Coração, que fortaleçais os nossos, confirmandoos no vosso amor e serviço, para que nada os possa jamais separar de Vós, sacrificando neste intento ao amor do vosso sagrado Coração todos os vãos prazeres e divertimentos terrenos e caducos. Confessamos que tudo é vaidade e aflição de espírito fora do vosso amor e serviço, ó amabilíssimo Salvador ; e daqui em diante, não queremos outra glória senão a de vos servir, amar e glorificar, sempre e em tudo, ainda à custa da nossa vida. Amém.

1. Verbo eterno feito homem por nosso amor, prostrados humildemente a vossos pés, nós vos adoramos com o mais profundo respeito; e para repararmos as nossas ingratidões a tamanho benefício, nos unimos num só coração a todos os que vos amam; e assim unidos, vos oferecemos os nossos humildes e afetuosos agradecimentos. E penetrados do excesso de humildade, bondade e mansidão, que reconhecemos no vosso coração divino, vos suplicamos nos concedais graça para imitar estas mesmas as virtudes de que tanto vos prendais.  Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus. Pai Nosso. Ave Maria. Gloria.

2. Jesus, nosso amável Redentor, prostrados humildemente aos vossos pés vos adoramos com o mais profundo respeito ; e em prova do pesar que temos da nossa insensibilidade à vista do muito que por nós sofreu o vosso amorosíssimo Coração em vossa Paixão e Morte, nos unimos em um só coração a todos os que vos amam, para vos rendermos as devidas graças. Cheios de pasmo ao contemplar a infinita paciência e generosidade do vosso divino Coração, vos suplicamos, infundais em o nosso um grande espírito de mortificação, com que abracemos generosamente todos os trabalhos, e ponhamos toda a nossa consolação e glória na vossa cruz. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.Pai Nosso. Ave Maria. Gloria.

3. Jesus, abrasado em nosso amor, prostrados humildemente aos vossos pés, vos adoramos com o mais profundo respeito ; e para vos desagravar das ingratidões e ultrajes que o vosso divino Coração todos os dias recebe no SS. Sacramento, nos unimos em um só coração a todos os que vos amam e vos dão os mais fervorosos louvores. Adorando em vosso divino Coração incompreensíveis extremos de amor a vosso eterno Pai, vos suplicamos, inflameis os nossos corações em ardentíssima caridade para convosco e para com o próximo. Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que vos amemos cada vez mais. Pai Nosso. Ave Maria. Gloria.

4. Finalmente, amabilíssimo Jesus, vos suplicamos pela infinita bondade do vosso divino Coração, que convertais os pecadores, consoleis os aflitos, conforteis os agonizantes e alivieis as benditas almas do purgatório. Uni todos os nossos corações com o doce vínculo da mais perfeita paz e caridade e não permitais que morramos de morte improvisa, mas santa e tranquila. Amém. Pai Nosso. Ave Maria. Gloria.

V. Coração de Jesus, abrasado em nosso amor:
R. Inflamai o nosso coração no vosso amor.

Oremos: Nós vos rogamos, Senhor, que o divino Espírito Santo nos inflame no fogo que Nosso Senhor Jesus Cristo mandou ao mundo, e em cujas chamas deseja ardentemente que todo ele se abrase. O qual vive e reina convosco em unidade do Espírito Santo por todos os os séculos dos séculos. R. Amém.

V. Cor Jesu flagrans amóre nostri.
R. Inflámma cor nostrum amóre tui.

Oremus: Illo nos igne, quæsumus, Dómine, Spíritus Sanctus inflammet, quem Dóminus noster Jesús Christus e penetrálibus Cordis sui misit ín terram et vóluit veheménter accéndi. Qui tecum vivit et regnat in unitáte Spíritus Deus, per ómnia sæcula sæculórum. R. Amen.

Ao Menino Jesus

Início em 16 de Dezembro. Do manual da CM de 1948

V. Deus, in adjutórium meum intende:
R. Domine, ad adjuvandum me festina

V. Gloria Patri, et Filio et Spíritui Sancto
R. Sicut erat in principio, et nunc, et semper et in sæcula sæculórum. Amen. Alleluia.

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio
R. Senhor, apressai-vos em me socorrer

V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
R. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém. Aleluia.

1.Eterno Pai, eu vos ofereço para vossa honra e glória e para minha salvação, o mistério do nascimento do nosso divino Redentor. Gloria

2.Eterno Pai, eu vos ofereço para vossa honra e glória e para minha salvação, os sofrimentos da Santíssima Virgem e de S. José na longa e penosa jornada de Nazaré a Belém, e a angústia de seus corações por não acharem onde hospedar-se, quando se aproximava o nascimento do Redentor do mundo. Gloria

3.Eterno Pai, eu vos ofereço para vossa honra e glória e para minha salvação, o presépio em que Jesus Cristo nasceu, as palhinhas que lhe serviram de berço, o frio que sofreu, as mantilhas em que foi envolvido, as lágrimas que derramou e os seus ternos gemidos. Gloria

4.Eterno Pai, eu vos ofereço para vossa honra e glória e para minha salvação, a dor que padeceu o divino Infante Jesus em seu delicado corpinho, quando se submeteu ao duro golpe da circuncisão e o precioso sangue que ele pela primeira vez derramou para salvação do gênero humano. Gloria

5. Eterno Pai, eu vos ofereço para vossa honra e glória e para minha salvação, a humildade, mortificação, paciência, caridade e todas as virtudes de Jesus Menino, e vos agradeço, amo e bendigo constantemente por este inefável mistério da Encarnação do Verbo divino. Gloria

 

Oração final (para todos os dias)

V. Roráte cœli désuper et nubes pluant Justum :
R. Aperiátur terra, et gérminet Salvatórem.

Orémus Excita, Dómine, corda nostra ad præparándas Unigéniti tui vias ; ut per ejus advéntum purificátis tibi mentibus servire mereámur. Qui tecum vivit et regnat in sæcula sæculórum.
R. Amen.

V. Rociai, ó céus, do alto, e chovam as nuvens o Justo :
R. Abra-se a terra, e germine o Salvador.

Oremos Excitai, Senhor, os nossos corações a prepararem os caminhos do vosso Unigênito; para que, pelo advento deste, mereçamos servir-vos com puro coração. O qual convosco vive e reina pelos séculos dos séculos.
R. Amém.

 

 

À Sagrada Face

Manual dos devotos da sagrada face, 1936

Oração inicial para todos os dias
Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos.

1. Eterno Pai, contemplai a Face do Vosso Filho e por seus infinitos merecimentos concedei-me um ardente desejo de reparar as injúrias feitas à Vossa Divina Majestade e a graça que desejo alcançar nesta novena. Assim seja. Oh! Amorosíssimo Jesus! Não somente Vossa Palavra, mas também a expressão de Vossa Face abrasada em amor, nos revelam, no Cenáculo, a veemência com que Vosso Coração desejava a hora de dar-nos a Eucaristia! Inflamai meu coração de amor por este sacramento adorável, visitando-o e recebendo-o frequentemente com a pureza dos anjos.
Consideração: Se Jesus me ama, se a Sua Face me procura, o que me detêm? Que me pede Jesus, senão amor e confiança? Negar-lhe-ei?
Virtude a praticar: Desprendei-vos, pelo menos de coração, de todas as coisas da terra. Seja Jesus o vosso tesouro.

2. Oh! Vítima Divina, meu doce Jesus! Vossa Face adorável, banhada em suor de sangue em Getsêmani, me descobre a grandeza de Vossas dores e a gravidade dos meus pecados; Dai- me a mim e a todos os pecadores um sincero arrependimento com firmíssimo propósito de nunca mais pecar.
Consideração: Por toda a parte onde se mostrou sobre a terra, a Sagrada Face abençoou, perdoou, curou e fez o bem… Jesus dirige o mundo com Seu olhar! Eu O invoco; porque não serei atendido?
Virtude a praticar: Sede dócil às inspirações da graça. O olhar de Jesus que vos solicita é uma graça; entregai-vos à sua celeste influência.

3. Oh! Meu amabilíssimo Jesus! Vossa Face augusta e serena teve uma expressão de dor imensa ao receber o beijo do traidor. Dai-me a graça, eu vos suplico, de participar da Vossa íntima aflição pelos sacrilégios que cometem os que Vos recebem em pecado mortal no Sacramento de amor, desagravando assim a traição de Judas.
Consideração: Sim, eu sei, meu Redentor está vivo. Esta mesma Face que eu contemplo, hoje tão amargurada pela traição de um apóstolo infiel, hei de contemplar um dia radiante de graça e de esplendores. E, se eu for fiel, assim a contemplarei por toda a eternidade. Meu Bom Jesus, mostrai-me a Vossa Face.
Virtude a praticar: Fidelidade em observar os mandamentos divinos. “Falai, Senhor, Vosso servo Vos escuta.”

4. Oh! Meu dulcíssimo Jesus! Vossa Face de infinita bondade é objeto do mais vil insulto inferido pela cruel mão de um servo em casa de Anaz. Assim Vos tratam, meu doce Salvador, porque aborrecem Vossas palavras de justiça e de caridade sem limites. Não permitais que eu jamais tome vingança dos meus inimigos, mas que os perdoe sempre e de todo o coração.
Consideração: Devo oferecer-me inteiramente a Deus, para fazer só a sua adorável vontade; farei esse oferecimento em união com Jesus orando, a Face contra a terra, no Jardim das Oliveiras.
Virtude a praticar: Fazei penitência; excitai-vos à contrição dos vossos pecados e dos pecados alheios; Aceitai, em espírito de expiação, as penas e as amarguras que Deus aprouver enviar-nos.

5. Oh! Meu pacientíssimo Jesus! Na noite tenebrosa de Vossa Paixão, Vossa Face sacrossanta tornou-se semelhante à de um leproso! Desprezos, escarros, bofetadas e injúrias sem número, desfiguraram Vosso formoso semblante! Perdoai, Senhor, Vosso povo ingrato que com suas blasfêmias, sensualidade e crimes de toda a espécie, renovam tão horríveis afrontas à Vossa Face augusta e veneranda! Perdoai, Senhor!
Consideração: Jesus tem os olhos cerrados para não ver os meus pecados… Continuarei nas minhas iniquidades? Até quando afrontarei essa Face que pacientemente sofre e me espera?… Até quando? … Até quando? Não a consolarei com a minha entrega total?
Virtude a praticar: Tende a coragem da fé, não temais o olhar e a palavra dos homens, quando se tratar de um dever a cumprir ou de uma falta a evitar.

6. Soberano Rei e Salvador! A majestosa dignidade de Vossa Face, vilipendiada e coroada de espinhos, proclamou solenemente Vossa realeza sobre as nações, confirmadas pela profética voz de Pilatos diante do povo judaico ao dizer: “Eis aqui o Vosso Rei”. Concedei-me, ó Rei da Glória, um ardoroso zelo para propagar Vosso Reino, ainda que seja à custa da minha vida.
Consideração: Acabrunhado sob o peso de minhas iniquidades, que farei diante do meu divino Rei? Porque hesitas, minha alma… Não é Ele o teu Salvador?… Por acaso a Sua Face não te contempla com doçura e amor? Cheia de confiança, prostra-te aos pés do teu Jesus, dizendo-lhe de todo o coração: “Meu Senhor e meu Rei! Eis aqui minha alma e meu corpo: eu me ponho, inteiramente, sob o império de Vossa Face ultrajada”. Reinai sobre mim para sempre!
Virtude a praticar: Fazer morrer em nós, pela mortificação, todos os desejos e movimentos aviltantes que poderiam ofender a Sagrada Face e renovar as suas dores.

7. Oh! Meu querido e generosíssimo Jesus! Vossa Face de Deus-Homem se iluminou, subitamente, com os resplendores de um Santo gozo, ao estreitar em Vossos braços a suspirada cruz. Dai-me coragem para tomar minha cruz e seguir-vos com ânimo constante e generoso até o fim de minha vida.
Consideração: Se eu amo e me compadeço, verdadeiramente dos ultrajes sofridos pela Face adorável do meu Salvador, devo amar meus irmãos desgarrados e pedir a Deus que os converta.
Virtude a praticar: Que o zelo de reparação vos inflame! Exercei-o por meio de comunhões, orações, palavras e exemplos, enfim, por todos os meios que à vista do mal cometido deve inspirar-vos.

8. Oh! Meu terníssimo Jesus! Qual não deve ter sido a expressão de doçura da Vossa Face, quando Verônica se aproximou de vós para enxugá-la! Com que amorosa gratidão a contemplastes e qual não foi o seu assombro ao achar impressa em seu véu a Vossa Face desfigurada, mas cheia de amor!… Fazei que eu contemple, meu amado Redentor, Vossa Paixão com tanto amor e ternura que os traços da Vossa Face fiquem gravados em meu coração.
Consideração: Meditando no amor de Deus por mim, que vejo estampado em Sua Face retalhada e amortecida, ainda terei dificuldade em esquecer os males que me causaram, de perdoar os que me ofenderam, de qualquer maneira, de amar sinceramente o meu próximo e pedir a salvação para todos os homens?
Virtude a praticar: Suportai pacientemente as injúrias e as friezas do vosso próximo, aceitai o que elas têm de penoso para o coração, em espírito de reparação, por tudo o que Jesus sofreu em Sua Face adorável.

9. Oh! Meu Santíssimo e amado Jesus! Vossa Face de reparador divino, coberta pelas sombras da morte, aplacou a justiça do Eterno Pai, e Vossas últimas palavras foram penhor seguro de eterna felicidade. Que minha vida e minha morte sejam uma contínua reparação unida à Vossa e à de Vossa Mãe Santíssima, a quem invocarei sempre com o nome de Mãe.
Consideração: Quando irei e aparecerei diante da Face de meu Deus? Quando O verei face a face?…
Virtude a praticar: “Quem Me contempla Me consola! Se alguém contemplar a minha Face Eu derramarei o meu amor nos corações e por meio da minha Face se obterá a salvação de muitos pecadores!” Almas generosas, procurai e contemplai sempre a adorável Face de Jesus!

 

Oração final (para todos os dias)

Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.

 

Novenas de Nossa Senhora

Da Purificação (2 de fevereiro)

Início em 24 de janeiro. Do manual da CM de 1948

V. Deus, in adjutórium meum intende:
R. Domine, ad adjuvandum me festina

V. Gloria Patri, et Filio et Spíritui Sancto
R. Sicut erat in principio, et nunc, et semper et in sæcula sæculórum. Amen. Alleluia.

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio
R. Senhor, apressai-vos em me socorrer

V. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
R. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém. Aleluia.

1º dia. Ó Maria Santíssima, puríssimo espelho de todas as virtudes, vós que sendo a mais pura de todas as virgens, quisestes, apenas terminados os quarenta dias depois do vosso parto, apresentar-vos, segundo a lei, no templo, para serdes purificada; fazei, Senhora, que à vossa imitação, também nós conservemos nosso coração puro de toda a culpa, e mereçamos assim ser apresentados no tempo da glória. Ave Maria

2. Ó Virgem obedientíssima, que apresentandovos no templo, quiseste oferecer o costumado sacrifício, segundo o uso de todas as outras mulheres; fazei, Senhora, que também nós, a vosso exemplo, saibamos oferecer a Deus, o sacrifício de nós mesmos, pela contínua prática das virtudes. Ave Maria

3. Ó puríssima Virgem, que observando o preceito da lei, não atendestes a que os homens vos reputassem imunda: alcançai-nos a graça de conservar o nosso coração sempre puro, ainda que por isso houvéssemos de parecer culpados aos olhos do mundo. Ave Maria

4. Ó Santíssima Virgem, que oferecendo vosso divino Filho ao Eterno Pai agradastes a todo o Céu : apresentai a Deus o nosso pobre coração para que Ele, com sua graça, no-lo preserve sempre do pecado mortal. Ave Maria

5. Ó humilhissima Virgem, que entregando Jesus nas mãos do santo Velho Simeão lhe enchestes o espírito de celeste suavidade: entregai nosso coração a Deus, para que o encha todo de seu santo espírito. Ave Maria

6. Ó diligentíssima Virgem, que resgatando, segundo a lei, vosso Filho Jesus Cristo, cooperastes para a salvação do mundo : resgatai nosso pobre coração da escravidão do pecado, para que seja sempre puro diante de Deus. Ave Maria

7. Ó clementíssima Virgem, que ouvindo de Simeão a profecia das vossas dores, vos resignastes prontamente às disposições de Deus : fazei que também nós, sempre resignados à divina vontade, suportemos com paciência todas as tribulações. Ave Maria

8. Ó piedosíssima Virgem, que enchendo por meio do vosso divino Filho a profetisa Ana de luz celestial, fizestes que ela exaltasse as misericórdias de Deus, reconhecendo a Jesus como Redentor do mundo: enchei da graça do Céu o nosso espírito, para que possamos gozar o fruto copioso da divina Redenção. Ave Maria

9. Ó resignadíssima Virgem, que prevendo a dolorosa paixão de vosso Filho, sentistes vossa alma transpassada de dor, e conhecendo a aflição de vosso Esposo José por vossas angústias, com santas palavras o consolastes : traspassai nossa alma com uma verdadeira dor de tantos pecados, pela qual possamos ter a consolação de participar da vossa glória no paraíso. Ave Maria

 

Oração final (para todos os dias)

V. Respónsum accépit Símeon a Spíritu Sancto
R. Non visurum se mortem, nisi vidéret Christum Dómini.

Orémus Omnípotens sempitérne Deus, majestátem tuam suplices exorámus ut sicut Unigénitus Fílius tuus hodiérna die cum nostræ carnis substántia intus, ita nos fácias purifícátis tibi méntibus praesentári. Per eumdem Christum Dominum nostrum.
R. Amen.

V. Revelou o Espírito Santo a Simeão
R. Que não veria a morte, sem ter visto o Cristo do Senhor.

Oremos: Onipotente e eterno Deus, imploramos da vossa majestade que assim como o vosso unigênito Filho foi apresentado no templo depois de ter tomado a substância da nossa carne, do mesmo modo sejamos levados à vossa presença com as almas puras de todo o pecado. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso.
R. Amém.

 

De Lourdes (11 de fevereiro)

Início em 2 de fevereiro. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde ó Deus em meu auxílio…

1º Dia: Recolhimento
Ó Virgem puríssima, que vos dignastes aparecer a Bernadete em lugar solitário para nos lembrar que no retiro é que vosso Filho se comunica às nossas almas: alcançai-nos o espírito de recolhimento necessário para vivermos uma vida de fervor e merecermos a graça da bem-aventurança eterna.

2º Dia: Inocência
Ó Virgem puríssima, que vos dignastes aparecer toda resplandecente de luz, doçura e bondade,a uma inocente menina que vos contemplava em êxtase: alcançai-nos do inocentíssimo Jesus, vosso Filho, que conservemos até à morte a inocência batismal, ou a reparemos pela penitência se tivermos a desdita de perdê-la pela culpa.

3º Dia: Pobreza
Ó Virgem puríssima, que escolhendo para as vossas aparições uma menina pobre, nos quisestes significar o amor à pobreza temporal, cujos efeitos partilhastes com vosso divino Filho: alcançai-nos de Jesus um verdadeiro espírito de pobreza, que nos faça dignos das recompensas a ele prometidas.

4º Dia: Humildade
Ó Virgem puríssima, que aparecendo à ignorada Bernadete, nos ensinastes quanto prezais a humildade: alcançai-nos de vosso Filho a graça de conhecermos bem o que somos, para que, desprezando-nos como merecemos, nos façamos mais semelhantes a Jesus Cristo, humilhado até a morte de cruz.

5º Dia: Desprezo do mundo
Ó Virgem puríssima, que proibindo a Bernadete beber no Gave e mandando-a procurar a vossa fonte nos destes, a nós também, dupla lição : alcançai-nos de Jesus desprezo eficaz do mundo e de seus falsos bens e desejo cada vez mais ardente de beber da fonte de água viva que brota para a vida eterna.

6º Dia: Penitência
Ó Virgem puríssima, que por três vezes inculcastes à inocente Bernadete a penitência, ensinando-nos quanto devemos amá-la e praticá-la: alcançai-nos de Jesus crucificado uma grande e íntima dor de nossa culpas e o santo ódio de nós mesmos, para que, na via estreita e em frutos dignos de penitência, mereçamos a vida eterna.

7º Dia: Constância nas provas
Ó Virgem puríssima, que provando tanto a inocente Bernadete nos mostrastes que mesmo os santos e fervorosos não são isentos de tribulação : alcançai-nos de vosso Filho que levemos com resignação e alegria as cruzes desta vida, para que semelhantes a Ele na Paixão o sejamos também na glória.

8º Dia: Esperança
Ó Virgem puríssima, esperança nossa, que com um sorriso de inefável doçura enlevastes a Bernadete e lhe destes uma prelibação da bem-aventurança do Céu; volvei-nos do vosso trono de misericórdia um olhar de Mãe, para alcançarmos a misericórdia prometida a quem deposita em vós toda a sua confiança.

9º Dia: o Céu
Ó Virgem puríssima, que prometendo à Bernadete fazê-la bem-aventurada na vida futura, a assegurastes da sua predestinação ; alcançai-nos de vosso divino Filho graça abundante para lhe sermos fiéis na vida, não desmerecermos o dom da perseverança final e cantarmos assim um dia as suas e vossas glórias na bem-aventurança eterna.

 

Oração final (para todos os dias)
Ave Maria (3x). Nossa Senhora de Lourdes. Rogai por nós.

V. Deus omnípotens præcínxit me virtude:
R. Et pósuit immaculátam viam meam.

Oremus: Deus, qui per immaculátam Vírginis Conceptiónem dignum Fílio tuo habitáculum præparásti: súpplices a te quæsumus; ut, ejusdem Vírginis apparitiónem celebrantes, salutem mentis et córporis consequámur. Per eumdem Christum Dominum nostrum.
R. Amen.

V. Deus onipotente revestiu-me de valor.
R. E fez imaculado o meu caminho.

Oremos: Ó Deus, que pela Conceição Imaculada da Virgem Maria preparastes a vosso Filho digna habitação : humildemente vos suplicamos que celebrando a aparição da mesma Virgem alcancemos a saúde da alma e do corpo. Pelo mesmo Cristo, senhor Nosso.
R. Amém.

Da Anunciação (25 de março)

Início em 16 de março. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde ó Deus em meu auxílio…

1. Ó Maria, que fostes escolhida por Deus entre todas as mulheres para serdes a Mãe do Redentor : alcançaime a graça de pertencer ao número dos escolhidos que hão de gozar no Céu os frutos da Redenção. A. M.

2. Ó Maria, que sendo escolhida para Mãe de Deus, preferistes a esta excelsa dignidade a vossa virgindade, e só quando o Anjo vos assegurou que com ser Mãe não deixaríeis de ser Virgem, anuístes à sua proposta: concedei-me uma dor tão grande à pureza, que por nenhum bem deste mundo eu consinta em vir a perdê-la. A. M.

3. Ó Maria, que sendo escolhida para Mãe de Deus, vos oferecestes para ser a sua escrava, fazei que eu me tenha sempre na conta de um servo de Deus, cumprindo com exatidão a sua santa lei. A. M.

 

V. Verbum caro factum est
R. Et habitávit in nóbis.

Orémus Grátiam tuam, quæsumus, Dómine, méntibus nostris infunde: ut, qui, Angelo nuntiánte, Christi, Fíli tui, Incarnatiónem cognóvimus, per Passiónem ejus et Crucem ad resurrectionis glóriam perducámur. Per eumdem Christum Dominum nostrum.
R. Amen.

V. O Verbo divino encarnou.
R. E habitou entre nós.

Oremos: Infundi, Senhor, como vos pedimos, a vossa graça em nossas almas ; para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo vosso Filho, pela sua Paixão e morte de Cruz sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso.
R. Amém.

 

Do Bom Conselho (26 de abril)

Início em 17 de abril. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde ó Deus em meu auxílio…

Ó Virgem gloriosíssima, escolhida pelo Conselho eterno para serdes Mãe do Verbo divino incarnado, tesoureira das graças divinas e advogada dos pecadores : eu, o mais indigno dos vossos servos, a vós recorro, para que vos digneis ser minha guia e meu conselho neste vale de lágrimas. Alcançai-me pelo preciosíssimo sangue de vosso divino Filho o perdão dos meus pecados, a salvação da minha alma, e os meios necessários para a conseguir. Alcançai para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos e a dilatação do reino de Jesus Cristo em todo o mundo. Assim seja. Ave Maria (3x)

V. Dignáre me laudáre, Virgo sacráta.
R. Da mihi virtutem contra hostes tuos.

Orémus Deus, qui Genitrícem dilécti Fílii tui Matrem nobis dedísti, ejusque speciósan imáginen mira apparitióne clarificáre dignátus es: . concéde, quæsumus, ut ejusdem mónitis júgiter inhæréntes secundum Cor tuum vívere et ad cœléstem pátriam felíciter perveníre valeámus. Per eundem Christum Dóminum nostrum.
R. Amen.

V. Concedei-me que eu vos louve, Virgem sagrada.
R. Dai-me valor contra os vossos inimigos.

Oremos: Ó Deus, que por Mãe nos destes a Mãe de vosso amado Filho e ilustrastes com maravilhosa aparição a formosa imagem dela: concedei-nos, vos suplicamos, que seguindo-lhe sempre os conselhos, vivamos todos sempre segundo o vosso Coração e alcancemos a felicidade da celeste pátria. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso.
R. Amém.

 

Do septenário das Dores (Sexta-feira da Paixão)

Início na sexta-feira antes do Domingo da Paixão. Do manual da CM de 1949

Deus, in adjutórium… Vinde ó Deus em meu auxílio…

1. Eu me compadeço de Vós, ó Virgem dolorosa, por aquela aflição que o vosso terno Coração sofreu na profecia do santo velho Simeão. Minha querida Mãe, por vosso Coração tão magoado alcançai-me a virtude da humildade e o dom do santo temor de Deus. Ave Maria.

2. Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquelas angústias que o vosso sensibilíssimo Coração sofreu na fuga e permanência no Egito. Minha querida Mãe, por vosso angustiado Coração alcançai-me a virtude da liberalidade, especialmente para com os pobres, e o dom da piedade. Ave Maria.

3. Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquela agonia que o vosso solícito Coração sentiu na perda do vosso Jesus. Minha querida Mãe, por vosso Coração tão vivamente comovido, alcançai-me a virtude da castidade e o dom da ciência. Ave Maria.

4. Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquela consternação que o vosso materno Coração sentiu ao encontrardes o vosso Filho com a cruz às costas. Minha querida Mãe, pelo vosso amoroso Coração por tal modo atormentado, alcançai-me a virtude da paciência e o dom da fortaleza. Ave Maria.

5. Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquele martírio que o vosso genoroso Coração padeceu ao assistirdes a Jesus agonizante. Minha querida Mãe, pelo vosso Coração a tal extremo martirizado alcançaime a virtude da temperança e o dom do conselho. Ave Maria.

6. Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquela ferida que o vosso piedoso Coração sofreu na lançada que rasgou o lado do vosso Filho e abriu o seu amabilíssimo Coração. Minha querida Mãe, pelo vosso Coração de tal maneira transpassado, alcançai-me a virtude da caridade fraterna e o dom do entendimento. Ave Maria.

7. Eu me compadeço de vós, ó Virgem dolorosa, por aquela amargura que o vosso Coração amantíssimo sofreu na sepultura do vosso Jesus. Minha querida Mãe, pelo vosso santo Coração excessivamente aflito, alcançai-me a virtude da diligência e o dom da sapiência. Ave Maria.

V. Ora pro nobís, Virgo dolorosíssima:
R. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.

Orémus Intervéniat pro nóbis, nóbis, quæsumus, Dómine Jesu Christe, nunc et in hora mortis nostræ apud tuam cleméntiam Beáta Virgo Maria, Mater tua, cujus sacratíssimam ánimam in hora tuæ passiónis dolóris gládius pertransívit. Per te, Jesu Christe, Salvator mundi, qui vivis et regnas in sæcula sæcuculórum.
R. Amen.

V. Rogai por nós, Virgem dolorosíssima
R. Para que se jamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos Interceda por nós ante a vossa clemência, Senhor Jesus Cristo, agora e na hora da nossa morte a bem-aventurada Virgem Maria, vossa Mãe, cuja sacratíssima alma transpassou uma espada de dor na hora da vossa Paixão. Por vós mesmo Jesus Cristo Salvador do mundo, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
R. Amém.

Da Realeza de Nossa Senhora (31 de maio)

Início em 22 de maio. Do manual da CM de 1957. Composta pelo papa Pio XII.

Deus, in adjutórium… Vinde ó Deus em meu auxílio…

1 — Do fundo deste vale de lágrimas, através do qual se debate dolorosamente a humanidade sofredora; do fundo deste mar interminavelmente batido pelas  da paixão: erguemos nossos olhos para Vós, ó amantíssima Mãe Maria, a fim de sermos confortados pela constelação de vossa glória e para saudar-vos como Rainha e Senhora do Céu, Rainha e Senhora da Humanidade. Com legítimo orgulho filial desejamos exaltar vosso reinado e reconhecêlo como devido à excelência soberana de todo o vosso ser, ó Doce Mãe dAquele que é Rei pelo direito de herança e pelo direito de conquista. Reinai, ó Mãe e Senhora, mostrando-nos o caminho da santidade e guiando-nos e assistindo-nos para que dêle não nos desviemos.

2 — Na altura do céu exercei vosso primado sobre os coros de anjos que vos aclamam como sua Soberana e sôbre as legiões de santos que se deliciam em contemplar vossa ofuscante beleza. Assim também rei­nai sobre tida a humanidade, acima de tudo abrindo o caminho da fé para aqueles que ainda não conhecem o vosso Divino Filho. Reinai sôbre a Igreja, que reconhece e exalta vosso gentil domínio e a Vós recorre como seguro refúgio entre as calamidades de nossos dias.

3 — Reinai especialmentc sôbre a parle da Igreja perseguida e oprimida. Dai-lhe forças para suportar a adversidade, constância para nunca ceder sob a compulsão injusta, luz para não cair nas armadilhas do inimigo, firmeza para resistir ao ataque aberto e, a toda hora, confiança inabalável em vosso reino.

4 — Reinai sôbre a mente dos homens, a fim de que procurem apenas o que é verdade; sôbre suas vontades, para que sigam somente o que é bom; sôbre seus corações, a fim de que não amem senão aquilo que Vós amais. Reinai sôbre os indivíduos e sôbre as famílias, bem como sôbre as sociedades e as nações, sôbre as assembléias dos poderosos conselhos dos sábios, bem como sôbre as simples aspirações dos humildes.

5 — Reinai nas ruas e nas praças, nas cidades e nas aldeias, nos vales e nas montanhas, no ar, na terra, no mar e ouvi a piedosa súplica de todos os que reconhecem que o vosso reino é um reino de bondade, no qual todos encontrarão conforto para o infortú­nio, cura para as enfermidades e no qual um gesto de vossa mão faz com que a vida surja de dentro da morte.

6 — Fazei com que todos nós que agorem todos os recantos do mundo, vos aclamamos e saudamos como Rainha e Senhora, possamos um dia no Céu gozar integralmente o vosso reino, na visão de vosso Divino Filho, que com o Pai e o Espírito Santo, vive para todo o sempre. Amém.

V. Rogai por nós Rainha do Mundo.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos Concedei-nos, Senhor, nós vo-lo pedimos, que nós que celebramos a solenidade da Santíssima Virgem Nossa Rainha, defendidos por seu amparo mereçamos conseguir a paz nesta vida e a glória no futuro. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

Do Carmo (16 de julho)

Início em 7 de julho. Do manual da CM de 1957

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus em meu auxílio…

Ó Virgem bendita, cheia de graça, Rainha dos santos, ó quanto me é grato de vos venerar sob o título de Nossa Senhora do Carmo. Êle me reconduz aos tempos proféticos de Elias, quando vós fostes, sôbre o Carmelo, figurada naquela nuvenzinha que depois, dilatando-se, se derramou numa  chuva benéfica, símbolo das graças santificadoras que de vós procedem. Desde os tempos apostólicos fostes vós honrada com êste titulo. E agora me alegra o pensamento que nós nos unimos a êsses vossos primeiros devotos e com êles vos saudamos, dizendo-vos: ó decoro do Carmelo, glória do Libano, lírio puríssimo, rosa mística no jardim florescente da Igreja.

Mas, ó Virgem das virgens, lembrai-vos de mim miserável, e mostrai que sois minha Mãe. Derramai cm mim sempre mais viva essa luz da fé que vos fez bemaventurada; inflamai-me naquele amor celestial com que amastes vosso Filho Jesus Cristo. Obtende-me a força nas tentações e nas tribulações que tantas vezes me assaltam. E quando, conforme a vontade de Deus, terminar a jornada de minha peregrinação terrena, fazei que se me conceda pelos méritos de Cristo e pela vossa intercessão, a glória do paraiso. Amém.

V. Rogai por nós Nossa Senhora do Carmo.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos ó Deus que ornastes a ordem do Carmo com título especial da Santíssima sempre Virgem e Mãe vossa, Maria, concedei-nos propício, que celebrando hoje com solene homenagem a sua Comemoração, defendidos por seu amparo cheguemos às alegrias eternas. Vós que viveis e reinais Deus por todos os séculos. Amém

 

Da Visitação (2 de julho)

Início em 23 de junho. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

1. Ó Virgem Maria, que movida do Espírito Santo, vos pusestes a caminho para visitar vossa prima Sta. Isabel, afim de que a presença do Verbo Encarnado livrasse o Batista do pecado original: alcançai-me do mesmo vosso Filho perdão de todos os meus pecados, e um tal horror a eles que nunca torne a cometê-los para o futuro. A. M.

2. Ó Virgem Maria, que ouvindo a inspiração de Deus, não duvidastes fazer uma jornada de tantas léguas e por ásperos caminhos: alcançai-me pronta obediência a todas as inspirações do vosso divino Filho. A. M.

3. Ó Virgem Maria, que na vossa jornada nos ensinastes o recolhimento, a modéstia e a paciência, guiainos pelo caminho da virtude ate a glória do paraíso. A. M.

4. Ó Virgem Maria, que enchestes de tantas graças a casa de vossa prima; enchei o meu coração de todas as graças necessárias para receber vosso Filho sacramentado com menos indignidade. A. M.

V. Benedicta tu in mulieribus.
R. Et benedictus fructus ventris tui.

Orémus Fámulis tuis, quæsumus, Dómíne cœléstis grátiæ munus impertíre: ut quibus beátæ Virginis órtus existitit salutis exórdium; Visitatiónis ejus votíva solémnitas, pacis tríbuat increméntum. Per Christum Dóminum nostrum.
R. Amen.

V. Bendita sois vós entre as mulheres.
R. E bendito é o fruto do vosso ventre.

Oremos Suplicamo-vos, Senhor, que concedais a vossos servos o dom da vossa divina graça, para que, como no parto da Virgem bem-aventurada receberam o princípio da sua salvação, assim a festa da sua Visitação lhes confira o aumento da paz. Por Cristo Nosso Senhor.
R. Amém.

 

Da Assunção (15 de agosto)

Início em 6 de agosto. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

1. Ó Ssma. Virgem, que para vos aprazardes para uma santa morte vivestes em contínuos desejos da visão beatífica: fazei que se apartem de nós os vãos desejos das coisas caducas da terra. A. M.

2. Ó SSma. Virgem, que para vos preparardes para uma santa morte suspirastes na vida por vos unirdes para sempre com vosso Filho: alcançai-nos que vivamos sempre fiéis ao mesmo Senhor até à morte. A. M.

3. Ó SSma. Virgem, que para morrer santamente ajuntastes um imenso cúmulo de méritos e virtudes: alcançai-nos a graça de conhecermos que só a virtude e a graça de Deus são a estrada que nos pode conduzir à salvação. A. M.

V. Exaltáta est Sancta Dei Génitrix
R. Super choros Angelórum ad cœléstia regna.

Orémus Famulórum tuórum, quæsumus, Dómine, delíctis ignósce: ut, qui tibi plácere de áctibus nostris non valémus, Genitrícis Fílii tui Domini nostri intercessióne salvémur. Qui tecum vivit et regnat in sæcula sæculórum.
R. Amen.

V. A santa Mãe de Deus foi exaltada
R. Sobre os coros dos celestes reinos.

Oremos Dignai-vos, Senhor, de dar o perdão aos delitos de vossos servos; e pois que por nossas ações não podemos agradar-vos, disponde que sejamos salvos pela mediação da Mãe de vosso Filho, Nosso Senhor. O qual convosco vive com reina pelos séculos dos séculos.
R. Amen.

 

Do Imaculado Coração (22 de agosto)

Início em 12 de agosto. Da Cruzada Cordimariana

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

Oração inicial
Meu Senhor Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, meu Criador e Redentor, que por amor aos homens tomastes a natureza humana, escolhendo por Mãe a Puríssima, Imaculada e sempre Virgem Maria, e dispondo o seu Coração com todo gênero de perfeições, para que do seu sangue precioso se formasse essa Humanidade santíssima em que padecestes a mais afrontosa das mortes para fazer-nos viver da vossa graça e assim livrar-nos da servidão do demônio e do pecado: eu vos amo, meu Deus, com todas as minhas forças, sobre todas as coisas, por esta bondade que a nós mostrastes, e me pesa por ter-vos ofendido. Espero que, pelos méritos do vosso preciosíssimo Sangue e do Coração sacratíssimo da vossa Mãe, me concedereis a graça que necessito para bem fazer esta novena, a fim de amar-vos e vos ser fiel até o fim. Amem.

Reza-se a oração do dia (abaixo) e depois o terço, ou ao menos uma dezena.

1º dia – A Grandeza do Coração de Maria
Ó, Coração de Maria, cuja grandeza o universo admira! Fazei-nos igualmente grandes de coração e alcançai-nos virtude, Mãe querida, para esquecer todo tipo de injúrias, e ser tudo para todos, a fim de ganhá-los para Jesus Cristo.

2º dia – A Amabilidade do Coração de Maria
Ó Maria, ó nossa Mãe! Vós tendes um Coração digno de amor, porque dominastes com toda perfeição as paixões: alcançai-nos fortaleza para sobrepor-nos a elas, e para lembrar e guardar sempre a lei da caridade, com a qual seremos também imagem da vossa doçura.

3º dia – A Compaixão do Coração de Maria
Mãe cheia de compaixão, fazei-nos compassivos! O vosso Coração não pode ver a dor e a miséria sem comover-se; acendei o nosso coração na mais ardente caridade, que nos mova a remediar as necessidades espirituais e temporais, tanto próprias e como as do nosso próximo.

4º dia – O Fervor do Coração de Maria
Amabilíssima Mãe! Vós obrastes sempre com o maior fervor; e vós conheceis a minha frouxidão, preguiça e apatia, com as quais não posso agradar a Deus, a quem a tibieza produz náuseas. Eu acudo, minha Mãe, a Vós, para que me tireis da tão miserável estado. Assim como comunicastes o vosso fervor a Santa Isabel e a São João Batista, concedei-me a mesma graça.

5º dia – A Pureza do Coração de Maria
Minha Santíssima Mãe! Vós, incomparavelmente mais que nenhuma outra criatura, fostes limpa de coração; Vós resplandeceis mais em pureza que todos os justos e anjos; Vós, pela beleza do vosso Coração, agradastes o Altíssimo e o atraístes ao vosso seio. Alcançai-nos, Senhora, essa pureza de coração; rogai por nós para que saibamos vencer as nossas más inclinações e viver no candor com que fostes adornada a fim de que possamos ver a Deus e morar com Ele eternamente.

6º dia – A Mansidão do Coração de Maria
Virgem soberana, Rainha e Mãe cheia de mansidão! O vosso Coração mansíssimo repreende o nosso tão imortificado: queremos vos imitar; desde hoje nos propomos reprimir os movimentos da ira e praticar a mansidão. Alcançai-nos, Senhora, a graça que para isso necessitamos.

7º dia – A Humildade do Coração de Maria
Ó Virgem humilíssima! Vós sois Senhora, e vos chamais escrava; Vós sois eleita para o lugar mais distinguido, e buscais o último; Vós conheceis o mérito da humildade, e por isso a enraizais profundamente: alcançai-me esses sentimentos de humildade dos que Vós estais animada; fazei que vos imite nesta humildade de coração de que me dais tão brilhante exemplo.

8º dia – A Fortaleza do Coração de Maria
Minha Mãe! Vós conheceis a minha covardia e debilidade, que por desgraça me acompanharam quase sempre: pela admirável fortaleza que tanto vos distinguiu, rogo-vos que infundais no meu coração a fortaleza necessária para confessar a fé, para guardar a santa Lei de Deus e para prescindir de todo respeito humano na prática das virtudes.

9º dia – A Paciência do Coração de Maria
Mãe sempre paciente! Pela multidão e veemência das vossas dores, vos suplicamos que nos alcanceis a paciência e a resignação que necessitamos para sofrer com mérito as amarguras e penalidades que nos afligem. Senhora, a paciência nos é necessária. Vós nos destes o exemplo mais admirável dela: intercedei por nós para que saibamos vos imitar.

 

Oração final (para todos os dias)
Ó, Coração dulcíssimo de Maria, de quem recebi continuamente tantas graças, tantos benefícios e favores! Eu vos venero e vos dou graças, e com ternura de filho vos estreito contra o meu pobre coração. Permiti-me, minha Mãe, que com toda a confiança o entregue a vós; santificai-o com a vossa benção e trocai-o em um belo jardim onde possa recrear-se o vosso Santíssimo Filho. Amém.

 

Da Natividade (8 de setembro)

Início em 30 de agosto. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

1. Nós vos saudamos, celeste Menina, pomba candíssima de pureza que para vergonha do infernal dragão, fostes concebida sem pecado original. A. M.

2. Nós vos saudamos, Aurora brilhantíssima que, precursora do divino Sol de justiça, trouxestes a primeira luz à terra. A. M.

3. Nós vos saudamos, Escolhida de Deus que, como sol sem mancha, nascestes para afugentar a mais tenebrosa noite do pecado. A. M.

4. Nós vos saudamos, Lua formosíssima, que iluminastes o mundo envolto nas mais espessas trevas do gentilismo. A. M.

5. Nós vos saudamos, Senhora que, sendo só, à maneira de um exército pusestes em fuga o inferno inteiro. A. M.

6. Nós vos saudamos, bela alma de Maria, que desde toda a eternidade fostes possuída de Deus. A. M.

7. Nós vos saudamos, celeste Infantinha, e veneramos o vosso Corpo imaculado, as faixas em que fostes envolta, o berço em que vos deitastes e bendizemos o instante e momento em que nascestes. A. M.

8. Nós vos saudamos fínalmente, eleita Menina, como adornada de todas as virtudes em grau imensamente superior aos outros santos e por isso digna Mãe do Salvador. A. M.

Oração final (para todos os dias)
Ó graciosíssima Menina, que em vosso feliz nascimento consolastes o mundo, alegrastes o Céu, aterrastes o inferno, trouxestes aos caídos alívio, aos enfermos saúde, a todos alegria : nós vos suplicamos com o mais fervoroso afeto que renasçais espiritualmente por vosso amor em nossas almas. Renovai o nosso espírito para vos servir, acendei o nosso coração para vos amar e fazei florescer em nós aquelas virtudes com que possamos cada vez mais agradar a vossos benigníssimos olhos. Ah ! Maria! Sêde para nós, Maria, fazendo-nos experimentar os salutares efeitos do vosso suavíssimo nome. Seja-nos a invocação deste nome conforto nas amarguras, esperança nos perigos, escudo nas tentações, salvação na morte. Assim seja.

V. Natívitas tua, Dei Génitrix Virgo
R. Gáudium annuntiávit univérso mundo.

Oremus: Fámulis tuis, quæsumus, Dómine, cœléstis grátiæ munus impertíre: ut, quibus beátæ Vírginis partus éxstitit salutis exórdium; nativitatis ejus votiva solemnitas pacis tríbuat increméntum. Per Christum Dóminum nostrum.
R. Amen.

V. O vosso nascimento ó Virgem Mãe de Deus
R. Anunciou alegria a todo o mundo.

Oremos: Concedei, Senhor, aos vossos servos o dom da graça celestial, para que, partus éxstitit salutis exórdium; nativitatis ejus votiva solemnitas pacis tríbuat increméntum. Per Christum Dóminum nostrum. R. Amen. sendo para eles o parto da Virgem o princípio da salvação, a solenidade votiva do seu nascimento lhes traga o aumento da ver dadeira paz. Por Cristo, Senhor nosso.
R. Amém.

 

Das Dores (15 de setembro)

Início em 6 de setembro. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

1. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela acerba dor que vos transpassou o Coração, quando Simeão vos predisse a ignominiosa paixão e morte de vosso amado Filho, suplico-vos me alcanceis um perfeito conhecimento de meus pecados e a firme resolução de nunca mais os cometer. A. M.

2. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela intensa dor que tivestes ao saber a cruel perseguição de Herodes, e na fugida súbita de vosso Filho para o Egito, suplicovos me alcanceis auxílio eficaz para superar os assaltos do inimigo infernal, e generosa fortaleza para evitar as ocasiões de pecado. A. M.

3. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela penetrante dor que vos feriu, quando perdestes no templo o vosso querido Filho que andastes procurando três amargos dias, suplico-vos me alcanceis força e constância para nunca perder a graça de Deus e perseverar até ao fim em seu divino serviço.  A. M.

4. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela ansiosa dor que sentistes quando vos deram a nova da prisão no Horto e dos bárbaros tratamentos infligidos a vosso dulcíssimo Filho, suplico-vos me alcanceis perdão das minhas culpas e pronta correspondência ao chamamento de Deus. A. M.

5. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela veemente dor que vos amargurou quando encontrastes vosso Filho exausto de forças no caminho do Calvário, suplicovos me alcanceis força bastante para sofrer com paciência as adversidades, e resignar-me em tudo às divinas disposições. A. M.

6. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela imensa dor que sofrestes quando assististes à penosa crucifixão de vosso inocentíssimo Filho, suplico-vos me alcanceis a graça de não morrer sem os santos sacramentos e expirar em vossos amorosíssimos braços. A. M.

7. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela extrema dor que vos oprimiu quando vistes morto e sepultado o vosso amabilíssimo Filho, suplico-vos me alcanceis um total desapego de todos os afetos terrenos e um ardentíssimo desejo de ir louvar-vos para sempre no Céu. A. M.

 

V. Ora pro nobis, Virgo dolorosíssima
R. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.

Orémus Intervéniat pro nobis, quæsumus, Dómine Jesu Christe, nunc et ín hora mortis nostræ apud tuam clementiam beáta Virgo Maria, Mater tua, cujus sacratíssimam ánimam in hora tuæ passiónis dolóris gládius pertransívit. Per te, Jesu Christe, Salvátor mundi, qui vivis et regnas in sæcula sæculórum.
R. Amen.

V. Rogai por nós, Virgem dolorosíssima
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos Interceda por nós ante a vossa clemência, Senhor Jesus Cristo, agora e na hora da nossa morte, a bem-aventurada Virgem Maria, vossa Mãe, à cuja sacratissima alma transpassou uma espada de dor na hora da vossa paixão. Por vós mesmo, Salvador do mundo, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
R. Amém.

 

De Nossa Senhora Medianeira de todas as graças (01 de outubro)

Início em 22 de setembro. Do manual da CM de 1957

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

Ó Senhora Medianeira de Tôdas as Graças, estendei sôbre nós vosso manto. Sêde nosso abrigo e escudo, guardando-nos, contra os inimigos do corpo e da alma. Vosso manto, mais formoso que o céu azul que admiramos, abrange tòda a Cristandade, tôda a amplitude da terra, a todos serve de refúgio seguro e meigo descanso. Quan­do todos os inimigos se unem e, furiosamente, nos atacam, sêde a nossa fôrça e não haverá perigo de sucumbirmos.

Querida Mãe, Senhora Medianeira de Tôdas as Graças, lançai vosso olhar misericordioso sobre nós, porque vossos somos e vossos para sempre queremos ser. Protegei-nos, sim, como Mãe benigna e bondosa que sois e nada teremos a temer. Com vossa amorosa assistência atravessaremos incólumes as sendas tortuosas desta vida e chegaremos, sãos e salvos, à eterna bemaventurança. Nossa Senhora Medianeira de Tôdas as Graças, rogai por nós!

V. Rogai por nós, ó Maria Medianeira de Tôdas as Graças,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos Senhor Jesus Cristo, nosso Mediador junto do Pai, que vos dignastes constituir a Santíssima Virgem vossa Mãe, nossa Mãe também e Medianeira junto a Vós; concedei que todos os que a Vós recorrem para implorar os vossos benefícios, se alegrem de ter alcançado tudo por intercessão dEla. Vós que viveis e reinais, Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.

 

De Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)

Início em 3 de outubro. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

Ó Virgem Maria, abençoada sois Vós pelo Senhor Deus Altíssimo entre todas as mulheres da terra. Vós sois a glória de Jerusalém, Vós a alegria de Israel, Vós a honra do nosso povo. Hino Salve ó Virgem, honra de nossa terra, a quem rendemos um culto de piedade e veneração, a quem chamamos com o belo nome de Aparecida. Quem poderá contar, ó doce Mãe, quantas graças, durante tantos anos Vós dispensastes ao povo brasileiro, compadecida de nossos males ? Quisemos cingir Vossa cabeça sagrada com uma corôa de ouro, que vos é devida por tantos títulos: continuai a dobrar-vos benignamente às nossas preces. Quando erguemos ao céu nossas mãos suplicantes, ouvi clemente os nossos rogos, ó Virgem: conservai nossas almas afastadas da culpa e por fim conduzi-nos ao céu. Salvação, honra e poder Àquele que, uno e trino, nos fulgores de seu trono celeste, governa e rege todo o universo. Amém.

V. A Vossa Imaculada Conceição, ó Virgem Mãe de Deus.
R. Anunciou a alegria ao mundo todo.

Oremos: Ó Deus, que por intermédio da Mãe Imaculada de Vosso Filho multiplicastes os dons de Vossa graça em – 263 – favor de nós, vossos servos; concedei-nos propício que celebrando na terra os louvores da mesma Virgem, pelas suas maternas preces mereçamos alcançar o prêmio eterno no céu. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

Da Apresentação (21 de novembro)

Início em 12 de novembro. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

1. Seja bendita, ó Maria, a prontidão de ânimo com que tão infantinha vos apresentastes no templo. Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de servi-lo sempre até à morte. A. M.

2. Seja bendito, ó Maria, o fervor de espírito com que soubestes servir e dar gosto a Deus. Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de me dar com toda a alma ao seu serviço.  A. M.

3. Seja bendita, ó Maria, a plenitude da perfeição com que tão cedo vos fizestes modelo completo de santidade. Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de aborrecer sempre a culpa e amar de todo o coração a virtude. A. M.

V. Dignáre me laudáre te, Virgo sacráta
R. Da mihi virtutem contra hostes tuos.

Orémus Deus, qui beátam Mariam semper Vírginem Spíritus Sancti habitáculum hodiérna die in templo præsentári voluísti: præsta, quæsumus, ut ejus intercessióne in templo glóriæ tuæ presentári mereámur. Per Christum Dóminum nostrum.
R. Amen.

V. Concedei-me que vos louve, Virgem Sagrada.
R. Dai-me valor contra os vossos inimigos.

Oremos: Ó Deus, que quizestes se apresentasse neste dia no templo a bem-aventurada sempre Virgem Maria, habitáculo do Espírito Santo: concedei-nos que por sua intercessão mereçamos ser apresentados no templo da vossa glória. Por Cristo, Nosso Senhor. R. Amém.

 

Da Imaculada Conceição (8 de dezembro)

Início em 29 de novembro. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

Canta-se o Ave Maris Stella ou outro similar

Oração inicial
Deus Vos salve, Maria, Cheia de graça e Bendita mais que todas as mulheres, Virgem Singular, Virgem Soberana e Perfeita, eleita por Mãe de Deus e preservada por Ele de toda a culpa desde o primeiro instante de Sua Concepção. Assim como por Eva nos veio a morte, assim nos vem a vida por Vós, que pela graça de Deus fostes eleita para ser Mãe do novo povo que Jesus Cristo tem formado em Seu Sangue.
A Vós, Puríssima Mãe, Restauradora da caída linhagem de Adão e Eva, viemos confiantes e suplicantes nesta novena, para rogar-vos que nos concedais a graça de sermos verdadeiros filhos Vossos e de Vosso Filho Jesus Cristo, livres de toda mancha de pecado. Confiantes, Virgem Santíssima, que haveis sido feita Mãe de Deus, não somente para Vossa Dignidade e Glória, senão também para salvação nossa e proveito de todo o gênero humano. Confiantes que jamais se tem ouvido dizer que um somente de quantos tem acudido a Vossa Proteção e implorado Vosso Socorro, tem já sido desamparado.

Não me deixeis, pois, a mim tampouco, porque se me deixais, me perderei. Que eu tampouco quero deixar a Vós, antes bem, cada dia quero crescer mais em Vossa Verdadeira Devoção.

Alcançai-me principalmente essas três graças:
1ª) Não cometer jamais pecado mortal;
2ª) Um grande apreço da virtude Cristã;
3ª) Uma boa morte.

Além disso, dai-me a graça particular que Vos peço nesta novena.

 

1º Dia – Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como preservastes a Maria do pecado original em sua Imaculada Concepção, e a nós nos fizeste o grande benefício de nos livrarmos dele por meio do Teu Santo Batismo, assim Vos rogamos humildemente que nos concedas a graça de nos portarmos sempre como bons cristãos, regenerados em Ti, Nosso Pai Altíssimo.

 

2º Dia – Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como preservastes a Maria de todo pecado mortal em toda a sua vida e a nós dais a graça para evita-lo e o Sacramento da Confissão para remediá-lo, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos concedas a graça de não cometer nunca pecado mortal, e se acontecer tão terrível desgraça, a sair dele quanto antes por meio de uma boa confissão.

 

3º Dia – Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como preservastes a Maria de todo pecado venial em toda a sua vida e a nós nos pedes purifiquemos mais e mais nossas almas para sermos dignos de Ti, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Maria Imaculada, nos concedas a graça de evitar os pecados veniais e a de procurar e obter cada dia mais pureza e delicadeza de consciência.

 

4º Dia – Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como livrais a Maria da inclinação ao pecado e Lhe deste domínio perfeito sobre todas suas paixões, assim Vos rogamos humildemente, por intercessão de Maria Imaculada, nos concedas a graça de ir domando nossas paixões e destruindo nossas más-inclinações, para que Vos possamos servir, com verdadeira liberdade de espírito, sem imperfeição nenhuma.

 

5º Dia – Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como, desde o primeiro instante de Sua Concepção, destes a Maria mais graça que a todos os Santos e Anjos do Céu, assim vos rogamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos inspires um apreço singular da Divina Graça que Vós nos adquiriste com Teu Sangue, e nos concedas o aumentar mais e mais com nossas boas obras e com a recepção de Teus Santos Sacramentos, especialmente o da Comunhão.

 

6º Dia – Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como, desde o primeiro momento, destes a Maria, com toda plenitude, as Virtudes sobrenaturais e os Dons do Espírito Santo, assim Vos suplicamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos concedas a nós a abundância destes mesmos Dons e Virtudes, para que possamos vencer todas as tentações e tenhamos muitos atos de virtude dignos de nossa profissão de Cristãos.

 

7º Dia – Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como destes a Maria, entre as demais Virtudes, uma Pureza e Castidade exímia, pela qual é chama Virgem das virgens, assim Vos suplicamos, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos concedas a dificílima Virtude da Castidade, que tantos tem conservado mediante a devoção da Virgem e Tua proteção.

 

8º Dia – Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como destes a Maria a graça de uma ardentíssima Caridade e Amor de Deus sobre todas as coisas, assim Vos rogamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos concedas um amor sincero de Ti.

 

9º Dia – Oh! Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso: assim como tens concedido a Maria a graça de ir ao Céu e de ser Nele colocada no primeiro lugar depois de Vós, Vos suplicamos humildemente, por intercessão de Tua Mãe Imaculada, nos concedas uma boa morte, que recebamos bem os últimos Sacramentos, que expiremos sem mancha nenhuma de pecado na consciência e vamos ao Céu, para sempre aproveitar, em Tua companhia e a de Nossa Mãe, com todos os que se tem salvado por Ela.

 

ORAÇÕES FINAIS

Virgem Santíssima, que tanto agradastes ao Senhor e fostes sua Mãe Imaculada no corpo, na alma, na fé e no amor : por piedade volvei benigna os olhos para os infelizes que imploram o vosso poderoso patrocínio.

A serpente maligna, contra quem foi lançada a primeira maldição, teima em combater e tentar os míseros filhos de Eva. Eia, bendita Mãe, nossa Rainha e Advogada, que desde o primeiro instante da vossa Conceição esmagastes a cabeça do inimigo! Acolhei as súplicas que, unidos a Vós num só coração, vos pedimos apresenteis ante o trono do Altíssimo, para que nunca nos deixemos cair nas emboscadas que se nos preparam ; para que todos cheguemos ao porto da salvação; e, no meio de tantos perigos, a Igreja e a sociedade cantem de novo o hino do resgate, da vitória e da paz.

Assim seja. Ave Maria (3x)

V. Toda sois formosa, ó Maria.
R. Toda sois formosa, ó Maria.

V. E mácula original não há em vós.
R. E mácula original não há em vós.

V. Vós sois a glória de Jerusalém.
R. Vós a alegria de Israel.

V. Vós a honra do nosso povo.
R. Vós a advogada dos pecadores.

V. Ó Maria.
R. Ó Maria.

V. Virgem prudentíssima.
R. Mãe clementíssima.

V. Rogai por nós.
R. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.

V. Vós fostes, ó Virgem, imaculada em vossa Conceição:
R. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.

 

Oremos: Oh! Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparastes ao Vosso Filho uma digna morada: nós Vos rogamos que, pois, em virtude da previsão da morte do mesmo Vosso Filho, A preservastes de toda mancha. Também nos concedais que, purificados pela Sua Intercessão, cheguemos a Vossa Divina presença. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. R. Amém.

 

Novenas a São José

Da Festa (19 de março)

Início em 10 de março. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

Onipotente Deus e Senhor meu, que com misteriosa providência ordenais todas as coisas deste mundo para maior glória vossa e honra de vossos santos: já que fostes servido singularizar com prerrogativas tão excelentes o glorioso patriarca S. José, concedendo-lhe, entre outras muitas, a grande felicidade de expirar nos vossos braços, recebendo as suavíssimas consolações da vossa presença e da de vossa Mãe santíssima; por aquele grande amor, que nesta ocasião lhe mostrastes, e pela fineza que nesta ação lhe fizestes, vos peço humildemente aviveis a minha devoção e me concedais que acompanhe e imite nela os seus maiores devotos, para vossa maior glória e honra do mesmo santo. E vós, glorioso S. José, pelos sete gozos e pelas graças que na hora do vosso passamento recebestes de vossa castíssima Esposa e de seu divino Filho, assisti-me especialmente na hora da minha morte, para que vá gozar em vossa companhia da eterna bemaventurança. Amém.

Amados Jesus, José e Maria, dou-vos o meu coração e a minha alma. P. N. ; A. M. ; Gl. P.

Amados Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia. P. N. ; A. M. ; Gl. P.

Amados Jesus, José e Maria, fazei que minha alma expire em paz na vossa companhia. P. N. ; A. M. ; Gl. P.

V. Constituit eum Dóminum domus suæ.
R. Et príncipem omnis possessiónis suæ.

Orémus: Deus, qui ineffábili providéntia beátum Joseph sanctíssimæ Genitrícis tuæ Sponsum, elígere dignátus es: præsta, quaæsumus ut quem protectórem venéramur in terris, intercessórem habére mereámur in cœlis. Qui vivis et regnas in sæcula sæculórum. R. Amen.

V. Constituiu-o senhor de sua casa
R. E príncipe de toda a sua possessão.

Oremos Ó Deus, que por uma inefável providência vos dignastes de eleger o bemaventurado José para esposo de vossa Máe santíssima: concedei-nos, vos pedimos, que aquele que veneramos como protetor na terra, mereçamos tê-lo como intercessor nos Céus. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. R. Amém.

 

Do Patrocínio de São José

Início na segunda-feira In Albis. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

1. Nas angústias deste vale de lágrimas a quem havemos de recorrer, nós, miseráveis, senão a vós, glorioso S. José, a quem a Rainha dos Anjos, vossa amantíssima Esposa, consignou todos os seus tesouros, para que em nosso proveito os guardásseis ? – Ide a meu Esposo José, parece dizer-nos Maria Santíssima; ele vos consolará e, aliviando-vos do mal que vos aflige, vos dará a alegria e felicidade.Ó glorioso S. José, pelo ardentíssimo amor que tivestes a uma Esposa tão digna e amável, tende compaixão de nós. P. N.; A. M. ; Gl. P.

2. Ofendemos certamente a divina justiça com os nossos pecados e merecemos os mais severos castigos. Qual será o nosso refúgio? Qual o porto em que estaremos seguros? – Ide a José, parece dizer-nos Jesus; ide a José, a quem eu sempre, como a um Pai, obedecí. Todo o meu poder lhe comuniquei, para que dele se sirva com vosso bem. Ó glorioso S. José, pelo ardentíssimo amor que tivestes a um Filho tão adorável e querido, tende compaixão de nós. P. N.; A. M. ; Gl. P.

3. Confessamos que os nossos pecados chamam sobre nós os mais pesados flagelos. Qual será para nós a arca de salvação ? Qual o irís propício que em tal angústia nos sirva de conforto? – Ide a José, parece dizer-nos o Eterno Pai; ide a José que fez na terra minhas vezes para com meu Filho humanado. Se lhe confiei o meu Filho, fonte de todas as graças, todas as graças em suas mãos depositei. Ó glorioso S. José, pelo ardentíssimo amor que tivestes ao Eterno Deus, tão liberal para convosco, tende compaixão de nós. P. N.; A. M. ; Gl. P. V.,

V. Constituit eum Dóminum domus suæ.
R. Et príncipem omnis possessiónis suæ.

Orémus: Deus, qui ineffábili providéntia beátum Joseph sanctíssimæ Genitrícis tuæ Sponsum, elígere dignátus es: præsta, quaæsumus ut quem protectórem venéramur in terris, intercessórem habére mereámur in cœlis. Qui vivis et regnas in sæcula sæculórum. R. Amen.

V. Constituiu-o senhor de sua casa
R. E príncipe de toda a sua possessão.

Oremos Ó Deus, que por uma inefável providência vos dignastes de eleger o bemaventurado José para esposo de vossa Máe santíssima: concedei-nos, vos pedimos, que aquele que veneramos como protetor na terra, mereçamos tê-lo como intercessor nos Céus. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. R. Amém.

 

Novena das Almas

De São Gregório Magno. Para ser rezada de joelhos diante dum crucifixo. Tradução de 1940

Altíssimo Senhor, eu Vos ofereço estas orações em união com os merecimentos do Vosso Unigénito Filho e Senhor meu, Jesus Cristo, a quem peço que as receba em desconto e satisfação de minhas culpas e pecados. As indulgencias que S. Gregório e outros Pontífices têm concedido a quem rezar estas orações diante da Imagem de Jesus Crucificado, é minha intenção e vontade aplica-las pelas almas do Purgatório, segundo a ordem que for mais do Vosso Divino agrado. Amem.

1. Senhor meu, Jesus Cristo, eu Vos adoro suspenso nessa Cruz, suportando a Coroa de espinhos em Vossa Sacrossanta Cabeça: – rogo-Vos que essa nobilíssima Cruz seja o escudo que me livre dos ministros da vossa justiça. Amém. Pai Nosso. Ave Maria.

2. Senhor meu, Jesus Cristo, eu Vos adoro nessa Cruz, ferido e coberto de chagas, onde Vos deram a beber fel e vinagre: rogo-Vos que essas preciosas Chagas sejam o remédio e a saúde da minha alma. Amém. Pai Nosso. Ave Maria.

3. Senhor meu, Jesus Cristo, pela grande amargura que por mim, miserável pecador, sofrestes na Cruz, principalmente naquela hora em que vossa Alma nobilíssima deixou o vosso Bendito Corpo: – rogo-Vos que tenhais misericórdia de minha alma, quando sair deste cárcere mortal e a leveis á Vida Eterna. Amém. Pai Nosso. Ave Maria.

4. Senhor meu, Jesus Cristo, eu Vos adoro colocado no sepulcro, ungido com mirra e bálsamos aromáticos: – rogo-Vos que Vossa preciosa morte seja minha ditosa vida. Amém.
Pai Nosso. Ave Maria.

5. Senhor meu, Jesus Cristo, eu Vos adoro descendo ao Limbo, para livrar as almas que nele esperavam a vossa tão desejada vinda: – rogo-Vos, que minha alma não entre naquelas dolorosíssimas prisões e escuros cárceres. Amém. Pai Nosso. Ave Maria.

6. Senhor meu, Jesus Cristo, eu Vos adoro ressuscitando de entre os mortos, subindo gloriosamente ao Céu e assentado á mão direita de vosso Eterno Pai:- rogo-Vos que me façais merecedor de Vos acompanhar até essa Glória e ficar gozando da vossa Visão Beatífica. Amém. Pai Nosso. Ave Maria.

7. Senhor meu, Jesus Cristo, Pastor benigno, conservai os justos na graça, convertei os pecadores, compadecei-Vos de todos os fieis e favorecei com o vosso santo amor este miserável pecador. Amém. Pai Nosso. Ave Maria.

8. Senhor meu, Jesus Cristo, eu Vos adoro vindo ao Juízo final, Chamando todos os justos ao Céu e condenando os Pecadores ao Inferno: – rogo-Vos que vossa dolorosa Paixão Nos livre daquelas penas e nos leve á Vida Eterna. Amém. Pai Nosso. Ave Maria.

9. O amantíssimo Pai, eu Vos ofereço a inocente morte de vosso Amado Filho e o amor do seu Divino Coração, por todas as Culpas e penas que eu, miserável pecador e o mais depravado De todos, pelas minhas iniquidades tenho merecido. Rogo-Vos também por todos os meus parentes e amigos, vivos e falecidos: tende misericórdia de todos nós. Amém. Pai Nosso. Ave Maria.

 

Oração final (para todos os dias)
Senhor meu, Jesus Cristo, que admiravelmente revelastes o mistério da vossa Santíssima Paixão ao vosso Bem-aventurado servo S. Gregório, peço-Vos que a este miserável pecador concedais a graça de alcançar plenamente aquela remissão de pecados que o mesmo vosso Venerável Pontífice com abundante autoridade Apostólica, liberalmente concedeu a todos os que verdadeiramente se arrependessem e meditassem na vossa Paixão. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

 

Santos

Ss. Anjos da Guarda (2 de outubro)

Início em 23 de setembro. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

Anjo Santo de Deus querido, que por divina disposição me tomaste debaixo de vossa santa guarda desde o primeiro instante do meu ser e nunca cessastes de defender-me, iluminar-me e reger-me: Eu vos venero como padroeiro, amo-vos como guarda, submeto-me à vossa direção e me dou todo a vós para ser por vós governado.

Pelo amor de Jesus Cristo vos rogo e suplico que não me abandoneis, ainda quando eu vos for ingrato, ou rebelde às vossas inspirações, antes benignamente me reponde em caminho direito, quando dele me desviar. Iluminai-me nas minhas dúvidas, nas quedas levantai-me, fortalecei-me nos perigos, até me introduzires no céu, a ter convosco a eterna felicidade.

 

Angele Dei, qui custos es mei, me tibi commissum pietate superna. (Hodie) ilumina, custodi, rege et guberna. Amen

V. In conspectu angelorum psallam tibi, Deus meus.
R. Adorabo ad templum sanctum tuum, et confitebor nomini tuo.

Oremus: Deus qui ineffabili providentia sanctos Angelos tuos ad nostram custodiam mittere dignaris: largire supplicibus tuis, et eorum semper protectionem defendi, et aeterna societate gaudere. Per Christum Dominum Nostrum. R. Amen.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.

V. Louvar-Vos-ei, Deus meu, em presença de vossos anjos.
R. Adorar-Vos-ei em vosso templo e confessarei o vosso nome.

Oremos: Ó Deus, que por inefável vos dignastes enviar os vossos Anjos para a nossa guarda; concedei aos vossos fiéis que sejam sempre defendidos pelo seu patrocínio e gozem eternamente de sua companhia. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

 

S. Antônio de Pádua (13 de junho)

Início em 4 de junho. Do manual da CM de 1949

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

Si quaeris miracula
mors, error, calamitas,
daemon, lepra fugiunt
aegri surgunt sani.

Cedunt mare, vincula;
membra, resque perditas,
petunt et accipiunt
juvenes et cani.

Pereunt pericula,
cessat et necessitas,
narrent hi qui sentiunt,
dicant Paduani.

Cedunt mare, vincula…

Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto…

Cedunt mare, vincula…

V. Ora pro nobis, beate Antoni.
R. Ut digni efficiamur promissionibus Christi.

Oremus: Ecclesiam tuam, Deus, beati Antonii Confessoris tui commemoratio votiva laetificet, ut spiritualibus semper muniatur auxiliis et gaudiis perfrui mereatur aeternis. Per Christum Dominum nostrum. Amen.

Se milagres desejais, recorrei a Santo António
Vereis fugir o demônio e as tentações infernais.

Recupera-se o perdido. / Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão / cede o mar embravecido.

Pela sua intercessão, foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte, e torna-se o enfermo são.

Recupera-se o perdido…

Todos os males humanos se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram, e digam-no os paduanos.

Recupera-se o perdido…

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Recupera-se o perdido…

V. Rogai por nós, bem-aventurado Antônio
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Que a vossa Igreja, ó Deus, possa louvar jubilosa a solene comemoração do bem-aventurado Antônio e, por seus méritos e assistência espiritual, possamos alcançar as alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

S. Domingos de Gusmão  (4 de agosto)

Início em 26 de junho. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

Ó quão suave a esperança que destes à hora derradeira aos que vos choravam, porquanto prometestes que ajudareis ao irmãos. Cumprí, ó Pai, o que dissestes, socorrendonos com vossas preces. Vós que brilhastes com tanto prodígios em favor das doenças do corpo, obtende-nos o auxílio de Cristo nas fraquezas espirituais.

V. Rogai por nós, bemaventurado S. Domingos.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos, ó Senhor, que vos dignastes ilu­ minar a Igreja com as virtudes e a sabedoria do bemaventurado Domingos, vosso confessor e nosso Pai, concedei pela sua intercessão não seja ela privada dos socorros temporais e sem­ pre adiante em progressos espirituais. Por Jesús Cristo Nosso Senhor. Amen.

 

S. Inácio de Loyola (31 de julho)

Início em 22 de julho. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

1.  Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pela generosa, pronta e constante oblação que de vós fizestes a Deus, vos tornastes perfeito exemplar de uma verdadeira conversão: fazei que também eu, seguindo a inspiração divina resolva eficazmente a mudar de vida. Gl. P.

2. Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pela mortificação de vosso corpo, abnegação de vosso espírito  e rigorosa guarda do vosso coração fostes o vivo exemplo da mais sincera penitência: fazei que eu aprenda de vós a mortificar as minhas paixões e a fazer verdadeira penitência dos meus pecados. Gl. P.

3.  Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pelas vossas longas peregrinações, pelas excelentes obras de zelo apostólico e pelas injustas perseguições que sofrestes com generosa fortaleza, vos revelastes perfeito exemplar de heróica paciência: fazei que também eu, sofrendo corajosamente as cruzes que Deus me manda, aprenda de vós a verdadeira paciência cristã. Gl. P.

4. Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pelo empenho que tínheis em meditar, pelo singular dom da contemplação e pelo magistério celeste que tivestes, de orar, vos tornastes modelo e mestre de oração: fazei que também eu aplicando-me com atenção ao exercício da meditação e oração, tire delas verdadeiros frutos de vida eterna. Gl. P.

5. Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pelo íntimo conhecimento de vós mesmo, pelo amor que tivestes a toda sorte de humilhações e por ocultardes as graças e dons que recebestes do Céu, vos fizestes exemplar de perfeita humildade ; alcançai-me com a vossa poderosa intercessão esta preciosa virtude, que é o princípio e fundamento da salvação eterna. Gl. P.

6. Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pela vossa grande e frutuosa confiança em Deus, fostes exemplar de resignação inteira nas disposições da Providência: fazei que do vosso exemplo aprenda também eu, nas adversidades desta vida, a por toda a confiança em Deus e a conformar-me com a sua divina vontade. Gl. P.

7. Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pela celestial luz que alumiou vossa mente, pelo divino amor que vos abrasou o coração e pela contínua união de vossa alma com Deus vos tornastes um claríssimo exemplar de caridade para com o mesmo Deus: fazei que, participando do vosso ardor, ame também o meu Deus sobre todas as coisas. Gl. P.

8. Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pelo grande zelo da salvação das almas, pelos trabalhos que por elas sofrestes e pelas obras que empreendestes em seu favor, vos fizestes glorioso exemplar de zelo: alcançaime que procurando intensamente o bem dos outros, zele também da minha eterna salvação. Gl. P.

9.Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pelo vosso coração sempre desejoso da maior glória de Deus, da vossa própria santificação e da salvação de todo o mundo, merecestes ser chamado.o santo que tinha um coração maior que o mundo; impetrai-me auxílio e forças para amar e servir a Deus, santificando-o a mim mesmo e fazendo ao meu próximo todo o bem que puder. Gl. P.

V. Ora pro nobis, Sancte Ignátí
R. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.

Orémus Deus. qui ad majórem tui nóminis glóriam Ignátíum subsídio militantem Ecclésiam roborásti: concéde; ut ejus auxílio et imitatióne certántes in terris, coronári cum ipso mereámur in cœlis. Per Christum Dóminum nostrum. R. Amen.

V. Rogai por nós, S. Inácio
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Deus, que para propagar a maior glória do vosso nome fortalecestes a vossa Igreja militante com um novo subsídio por meio do bem-aventurado Inácio: concedei-nos que pelejando na terra com seu auxílio e à sua imitação, mereçamos ser coroados com ele no Céu. Por Cristo Senhor nosso. R. Amém.

 

S. Francisco Xavier (13 de março)

Início em 4 de março. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

PRECES PARA A NOVENA:

Ant. Veio-lhe um suor como gotas de sangue que corriam à terra; um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e logo saiu sangue e água.
V.) Senhor socorrei a vossos servos.
R.) Que remistes com Vosso Preciosíssimo Sangue.

OREMOS
Senhor Jesus Cristo, que por amor de nós descestes do céu e derramastes na cruz o Vosso Preciosíssimo Sangue para nossa salvação, nós Vos rogamos humildemente por Vossas cinco chagas e por aquela grande amargura, em que Vossa sacratíssima alma se separou do corpo: pelos merecimentos e pela intercessão de São Francisco Xavier, que teve sempre em seu coração a Vossa amarga paixão, queirais ouvir-nos propício naquilo que pedimos de Vossa infinita misericórdia, que viveis e reinais nos séculos dos séculos. Amém.

Ant. Vossa Imaculada Conceição, ó Virgem, Mãe de Deus, trouxe alegria a todo o mundo, pois de Vós nasceu o Sol da Justiça, Jesus Cristo, Nosso Deus.
V.) Em Vossa Conceição ficastes imaculada.
R.) Rogai por nós, ó santa Mãe de Deus.

OREMOS
Ó Deus que pela Conceição Imaculada da Virgem Maria preparastes a Vosso Filho uma digna habitação, preservando-a em virtude de sua sgrada paixão e morte, de toda a mancha do pecado, nós Vos pedimos, lavai-nos também de nossos pecados por sua intercessão e pela de São Francisco, o qual sempre venerou tão devotamente a Imaculada Conceição, para que tenhamos parte na graça de Deus, tão almejada, por Cristo Nosso Senhor, Amém.

Ant. Santos anjos, tronos e dominações, principados e potestades, virtudes do céu querubins e serafins, louvai ao Senhor e sêde nossos intercessores junto a Deus.
V.) O Senhor mandou a seus anjos acerca de ti:
R.) Que te guardem em todos os teus caminhos.

OREMOS
Ó Deus que com providência admirável assinalais os ministérios aos anjos e aos homens, concedei propício que também nós em nossa vida sejamos guardados por eles, assim como sempre protegeram a São Francisco, e que alcancemos por sua intercessão aquilo que pedimos, por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Ant. Este é um amador dos irmãos, que muito reza pelo povo e por toda a cidade santa.
V.) Ao justo conduziu o Senhor por caminhos retos.
R.) E mostrou-lhe o reino de Deus.

OREMOS
Deus que quisestes agregar à Vossa Igreja os povos da Índia pela pregação e pelos milagres de São Francisco, concedei-nos propício que de quem veneramos os méritos gloriosos, imitemos também os exemplos das virtudes. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

ORAÇÃO A SÃO FRANCISCO XAVIER:
Amabilíssimo e amantíssimo Santo, em união convosco adoro reverentemente a Divina Majestade e pelo muito que me regozijo dos especialíssimos dons da graça com que vos favoreceu durante a vossa vida mortal e pela glória que gozais agora, eu rendo-lhe afetuosíssimas graças e peço-lhe do fundo de minha alma e por vossa poderosa intercessão me conceda a graça importantíssima de viver e morrer santamente. E vos suplico também… (aqui o pedido especial) e se o que peço não convier à glória de Deus e ao proveito de minha alma, quero alcançar aquilo que a uma e outra seja mais conforme.

3 Pai Nosso
3 Ave Maria
3 Glória ao Pai
(confissão e comunhão em um dos dias da novena)

 

S. Luiz Gonzaga (21 de junho)

Início em 12 de junho. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

1. Suplico-vos, ó ilibadíssimo S. Luís, pela vossa admirável pureza, que me deis dese­jo de vos imitar nesta angélica virtude, vencen­do todas as ocasiões de manchá-la, de modo que a conserve inviolada até me unir convosco na celeste bem-aventurança, prometida aos inocentes e limpos de coração.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

2. Suplico-vos, ó amabilíssimo S. Luís, pela vossa austera penitência, e pela guarda dos vossos sentidos, que me obtenhais um ódio santo contra mim mesmo, para que, mortificando os meus sentidos, os faça servir de instrumento para honrar e nunca para ultrajar a divina Majestade.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

3. Suplico-vos, ó gloriosíssimo S. Luís, pela vitória que alcançastes de vossas paixões, que me alcanceis coragem para domar as minhas, e especialmente a que em mim predomina, de modo que, mortificada e vencida esta, mere­ça convosco ter coroa de glória imortal.
Pa­i-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

4. Suplico-vos, religiosíssimo S. Luís, pela vossa obediência tão exata às regras do vosso instituto, e às ordens dos vossos superiores, que me impetreis a graça de observar a lei de Deus e as obrigações do meu estado, para que, fazen­do a vontade de Deus na terra, mereça fazê-la eternamente em vossa companhia no Céu.
Pa­i-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

5. Suplico-vos, ó humilíssimo S. Luís, pelo aborrecimento que tivestes às vaidades do mundo, pondo debaixo dos pés todos os respei­tos humanos, me alcanceis o desapego dos bens da terra e o desprezo das máximas do mundo, para que possa caminhar com fervor e perseve­rança pela senda da divina vontade, e gozar da perfeita liberdade dos filhos de Deus.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

6. Suplico-vos, por último, querido São Luís, coroeis todas as vossas graças com a maior que vos peço, e é que me impetreis do Senhor um ato perfeito de amor de Deus, particular­mente no último ponto da minha vida, para que assegure a graça da perseverança final, e ante­cipe na terra o que desejo e espero fazer bem-aventuradamente no Céu, isto é, amar o meu Deus com toda a perfeição por toda a eternidade.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

V. Ora pro nobis, Sancte Aloísi
R. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.

Orémus Cœléstium donórum distributor, Deus, qui in angélico juvene Aloísio miram vitæ innocéntiam pari cum pœniténtia socíásti: ejus méritis et précibus concéde ; ut innocéntem non secuti, pœniténtem imitémur. Per Christum Dóminum nostrum. R. Amen.

V. Rogai por nós S. Luiz.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos Ó Deus, distribuidor dos dons celestes, que no angélico jovem Luiz reunistes admirável inocência de vida com igual penitência, pelos seus merecimentos e orações concedei-nos que, se na inocência o não seguimos, o imitemos na penitência. Por Cristo, Senhor nosso. R. Amém.

 

S. João Berchmans (26 de novembro)

Início em 19 de novembro. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

1. Inocentíssimo S. João, pela singular pureza do vosso coração vos suplico me alcanceis a graça de imitar-vos nesta tão bela virtude, guardando-me para que jamais a perca e inspirando-me sumo horror àquelas culpas que d’algum modo a podem manchar. P. N.; A. M. ; Gl P.

2. Modestíssimo S. João, pelo diligentíssimo recato dos vossos sentidos, que no mundo vos tornou tão admirável, vos suplico me alcanceis a graça de mortificar os meus, de sorte que nunca deixe entrar por eles o veneno do maldito pecado. P. N.; A. M. ; Gl P.

3. Religiosíssimo S. João, pela exatíssima observância com que praticastes as regras do vosso instituto, vos suplico me impetreis do Senhor a graça de guardar perfeitamente a sua santa lei e de ter ao menos uma alta estima dos conselhos evangélicos e da vida religiosa. P. N.; A. M.; Gl. P.

4. Devotíssimo S. João, por aquele terno afeto com que amastes a S. Luiz Gonzaga, como irmão, e a Maria Santíssima, como Mãe, vos suplico a graça de ter eu também a S. Luiz como especial protetor e exemplar, e tão ardente devoção para com Maria Santíssima, que convosco continuamente exclame: não descansarei até alcançar um amor terno à Santíssima Virgem, minha Mãe amorosíssima. P. N.; A. M.; Gl. P.

5. Fervorosíssimo S. João, pela vossa admirável devoção ao Santíssimo Sacramento do altar e a Jesus Crucificado, vos suplico me alcanceis tal reverência a Jesus que nunca, em lugar algum e principalmente na igreja, falte ao respeito devido ao Sacramento do seu amor e me glorie sempre, em toda a parte, da sua cruz, de maneira que, depois de have-lo seguido como fiel discípulo na terra, mereça gozá-lo convosco eternamente no Céu. P. N.; A. M.; Gl. P.

V. Ora pro nobis, Sancte Joánnes
R. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.

Orémus Concéde, quæsumus fámulis tuis, Dómine Deus, ejus innocéntia: ac fidelitátis exémple in tuo servítio sectária quibus angélicus juvenis Joánnes ætátis suæ florem consecrávit. Per Christum Dóminum nostrum. R. Amen.

V. Rogai por nós, São João Berchmans.
R. Para que sejamos dignos de Cristo.

Oremos Concedei, Senhor Deus, como vos pedimos, aos vossos servos, que imitem em vosso – 296 – serviço os exemplos de inocência e fidelidade com que o angélico jovem S. João consagrou a flor da sua vida. Por Cristo, Senhor nosso. R. Amém.

 

S. Estanisláu Kostka (13 de novembro)

Início em 4 de novembro. Do manual da CM de 1948

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

1. Ó meu puríssimo protetor S. Estanisláu, anjo de pureza, eu me congratulo convosco pelo singularíssímo dom de pureza virginal que adornou o vosso ilibado coração e vos peço humildemente me alcanceis a graça de resistir com valor às tentações impuras e me inspireis uma constante vigilância para conservar a santa virtude da pureza. P. N.; A. M.; Gl. P.

2. Ó meu amabilíssimo protetor S. Estanisláu, serafim de caridade, eu me congratulo convosco por aquela ardente chama de amor que conservou sempre elevado e unido a Deus o vosso puro e inocente coração, e vos peço humildemente me alcanceis tão abrazadas chamas de amor divino, que consumindo todas as minhas afeições desordenadas, me inflamem somente no amor celeste. P. N. ; A. M.; GL P.

3. Ó meu piedosíssimo e poderosíssimo protetor S. Estanisláu, anjo de pureza e serafim de caridade, eu me congratulo convosco pela vossa preciosa morte, causada pelo desejo do contemplar a Maria na sua Assunção ao Céu e por um extraordinário arrebatamento de amor para com ela. Dou-lhe infinitas graças por ter satisfeito os vossos desejos e vos peço por vossa ditosa morte vos digneis ser advogado e protetor da minha. Ó! alcançai-me de Maria uma morte, senão tão ditosa como a vossa, ao menos tranquila, sob a sua e vossa proteção, meu amantíssimo Irmão do Céu. P. N.: A. M.: GL P.:

Oração. Ó bem afortunado S. Estanisláu, filho predileto de Maria Santíssima, dou-vos louvor pela nobilíssima filiação com que ela vos adotou, pondo em vossos braços o seu divino Jesus! Ó! que ventura não seria a minha se lograsse ser tão digno filho de tão extremosa Mãe! Dignaivos meu angélico protetor, eusinar-me os meios de me tornar cada vez menos indigno de tão sublime filiação e alcançai-me particularmente um incendido e constante amor àquela ilibadíssima pureza de corpo e alma que tanto vos assemelhou aos anjos, uma terníssima devoção a Nossa Senhora e um ardentíssimo desejo de receber em meu peito, na comunhão, o divino Jesus que vós tendes nos braços, a fim de que, imitando na terra as vossas virtudes, mereça lograr convosco o mesmo prêmio no Céu.

 

S. Teresinha do Menino Jesus (3 de outubro)

Início em 24 de setembro. Do manual da CM de 1949

Deus, in adjutórium… Vinde, ó Deus, em meu auxílio…

Ó Bem-aventurada Teresinha, branca e mimosa flor de Jesus e de Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso suave perfume, atraí-nos e convosco correremos em seguimento de Jesus, nosso Deus e único bem, pelo caminho da renúncia, do amor e do abandono. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do Céu. Ah! não permitais que O ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança! Assisti-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente . . .

Lembrai-vos, ó bem-aventurada Terezinha, que prometestes passar o vosso céu fazendo bem à terra, sem descanso, até ver completo o número dos eleitos. Ah! cumpri em nós vossa promessa; sêde nosso Anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no Céu, cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do Amor Misericordioso do Coração de Jesus. Amém. P. N.: A. M.: Gl. P.

V. Rogai por nós, Santa Teresinha.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos. Ó Deus, que abrasastes com o vosso espírito de amor a alma de vossa serva, Terezinha do Menino Jesus, concedei-nos por sua amável intercessão a graça de Vos amar com todo o mesmo coração e de inflamar as almas nas chamas do vosso santo amor. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém. LO