Quase 40% dos padres americanos ordenados após 2000 consideram a Missa Tridentina uma prioridade
Nova geração de padres americanos vê a Missa Tridentina como prioridade
Nova geração de padres americanos vê a Missa Tridentina como prioridade
Os sucessivos episódios de profanação expõem não apenas falhas de segurança, mas também negligência pastoral do cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro, que optou por não realizar o rito de reparação após o último episódio, apesar da gravidade do ocorrido.
As palavras do Sucessor de Pedro têm peso magisterial, mesmo quando não o pretendem. Por isso, a prudência no falar é, hoje, mais necessária do que nunca.
O Papa Leão XIV nomeou o canonista Dom Filippo Iannone como novo prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo que ele mesmo ocupava antes de sua eleição ao papado. A Iannone caberá a tarefa decisiva de conduzir o processo de nomeação de bispos, peça-chave para o futuro da Igreja.
O Papa Leão condenou a prática de bênçãos rituais a homossexuais adotada em algumas dioceses alemãs, em conformidade com o Caminho Sinodal Alemão
O presidente da Conferência Episcopal Argentina, arcebispo Marcelo Colombo, gerou polêmica ao restringir a recepção da comunhão de joelhos em Mendoza.
O cardeal Robert Sarah, em entrevista recente, defendeu a preservação do rito tradicional como herança viva da fé e questionou a possibilidade de sua proibição. Também criticou duramente o Fiducia supplicans, classificando-a como teologicamente frágil e um risco para a unidade da Igreja.
Em um trecho de sua entrevista ao Crux, o Papa Leão XIV compartilha algumas de suas opiniões e preocupações a respeito da Missa Tridentina e manifesta também uma abertura ao diálogo.
O Papa Leão XIV enfrenta o desafio de preservar a comunhão da Igreja na China enquanto o governo busca moldá-la a seus interesses, colocando em tensão a fidelidade a Roma e as pressões do Estado.
Trata-se da primeira sanção pública do pontificado em relação a casos de abusos sexuais, sinalizando a política de “tolerância zero” da Igreja.
Conhecido por sua lealdade a Francisco, mas também por ter apoiado discretamente a Missa Tradicional em Assis, Gambetti reforçou que a questão litúrgica não depende de preferências pessoais, mas da decisão do Santo Padre.
Depois de três anos de negativas, finalmente a Missa Pontifical Solene poderá ser celebrada este ano na Basílica de São Pedro durante a peregrinação tradicional.
Citando Santo Agostinho, o Pontífice recorda que, hoje, é a Igreja inteira — Corpo de Cristo — que fala todas as línguas necessárias à missão, dispensando o sinal passageiro da glossolalia.
Tradução do telegrama enviado pela Secretaria de Estado do Vaticano, na pessoa do Cardeal Parolin, sob às ordens do Santo Padre Leão XIV, em razão do encontro de bispos amazônicos em Bogotá, Colômbia.
O Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica confirma a decisão do bispo de expulsar a fraternidade dos Filhos do...
Será este um sinal de como o papa pretende lidar com a Fraternidade?
Destacou elementos como as orações aos pés do altar, a orientação ad orientem e o canto gregoriano como expressões essenciais da transcendência e da reverência devidas ao culto divino.
Há uma forte campanha do clero progressista que busca destruir a imagem do arcebispo de Colônia.
Faz um apelo urgente contra as ondas de conversões ao catolicismo que vem ocorrendo na América.
Apesar de uma divisão pequena, isso mostra que não há consenso entre as medidas que estão aplicadas pelo caminho sinodal alemão.