Congregação Mariana realiza Retiro Anual de 2019

“Os Exercícios Espirituais far-se-ão cada ano durante alguns dias, terminando pela comunhão geral. O Diretor de cada Congregação, vistas as circunstâncias, marcará a data em que se hão de fazer os Exercícios, a duração deles e o horário. Convém, todavia, ter presente que a Quaresma é ordinariamente a melhor época. A maneira mais eficaz de fazer estes Santos Exercícios é fora do mundo e dos amigos, nos chamados Exercícios fechados. Se isto não for possível e nem o dia inteiro, se puder empregar neles, convém prolongá-los por seis dias, com ao menos duas reuniões durante o dia, uma de manhã, outra de tarde ou à noite, em que possam fazer-se os principais exercícios: Leitura espiritual, meditação, práticas, Missa e Rosário.” 1

A realização dos exercícios espirituais de Santo Inácio são pilares das Congregações Marianas, que tiveram sua origem espiritual do mesmo fundador da Cia. de Jesus. Nosso Senhor Jesus Cristo retira-se do mundo antes de iniciar sua vida pública. Antes deste retiro, como diz S. Luís Maria Grignion de Montfort, viveu trinta anos de submisso à Virgem Santíssima para santificar tão salutar exercício espiritual, para nos dar exemplo e incentivo nesta prática e para termos uma verdadeira devoção a Nossa Senhora.

No dia 16 de Março de 2019, sábado das Têmporas da Quaresma, a Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso de Ligório realizou retiro anual na casa de retiro Santana, em Manaus. Os exercícios espirituais foram realizados pelo padre diretor da Congregação Mariana, entre eles, meditações, récita do Santo Rosário, Ofício da Imaculada Conceição, confissões e terminando com a Santa Missa no Rito Romano Tradicional e comunhão geral.

  1. Regras Comuns da Congregação Mariana, Título Segundo, n. 09
Loading Likes...

Artigos Relacionados