Leão XIV recebe o Patriarcado Ecumênico: “Estou aberto a qualquer sugestão para restabelecer a plena comunhão”

https://infovaticana.com/2025/06/28/leon-xiv-recibe-al-patriarcado-ecumenico-estoy-abierto-a-cualquier-sugerencia-para-restablecer-la-plena-comunion/

 | 

Cidade do Vaticano, 28 de junho de 2025 – No âmbito da festa dos Santos Pedro e Paulo, o Papa Leão XIV recebeu esta manhã no Palácio Apostólico uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, reafirmando seu compromisso com o caminho rumo à unidade plena e visível entre católicos e ortodoxos.

“Este objetivo só pode ser alcançado com a ajuda de Deus, através de um compromisso contínuo de escuta respeitosa e diálogo fraterno”

disse o Pontífice, que destacou o caráter fraterno do tradicional intercâmbio de delegações entre Roma e Constantinopla, celebrado todos os anos por ocasião das festas de seus respectivos padroeiros: São Pedro e Santo André.

Durante a audiência, Leão XIV expressou sua gratidão ao Patriarca Bartolomeu por seu contínuo testemunho de proximidade, recordando sua presença no funeral do Papa Francisco e na missa inaugural de seu pontificado. O Santo Padre pediu à delegação que transmitisse suas cordiais saudações e agradecimentos ao Patriarca e ao Santo Sínodo por terem enviado mais uma vez representantes a Roma.

“Estou aberto a qualquer sugestão a este respeito”, acrescentou o Papa, “consultando sempre os meus irmãos bispos da Igreja Católica, que compartilham comigo, cada um a seu modo, a responsabilidade pela unidade plena e visível da Igreja”.

Um caminho iniciado por Paulo VI e Atenágoras

Leão XIV evocou os passos “corajosos e clarividentes” dados por Paulo VI e pelo Patriarca Atenágoras I, cujo abraço histórico em Jerusalém em 1964 levou ao levantamento mútuo das excomunhões decretadas em 1054. Aquele gesto marcou um ponto de viragem nas relações entre Roma e Constantinopla e lançou as bases para um diálogo que continua hoje com um renovado impulso.

O intercâmbio de delegações, que este ano acontece de 27 a 29 de junho, culminará amanhã com a Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo. Em reciprocidade, uma delegação do Vaticano viajará a Istambul no dia 30 de novembro para a festa de Santo André, padroeiro do Patriarcado Ecumênico.

A unidade como testemunho para o mundo

Leão XIV sublinhou que “os venerados sucessores nas sedes de Roma e de Constantinopla seguiram com convicção o mesmo caminho da reconciliação”, assegurando-lhes a sua disponibilidade para perseverar neste caminho, com humildade e abertura.

“A plena comunhão visível entre nossas Igrejas não é um objetivo tático ou diplomático”, concluiu, “mas um testemunho evangélico que o mundo precisa ver realizado”.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *