O Papa Leão XIV preside à Missa “ad orientem” em Castel Gandolfo e agradece aos Carabinieri pelo seu trabalho durante o Ano Jubilar

 

 | 

Durante sua estada de verão na residência papal em Castel Gandolfo, o Papa Leão XIV presidiu esta manhã a celebração da Santa Missa na capela da estação dos Carabinieri, localizada na Villa dei Gesuiti, 25 quilômetros ao sul de Roma. A cerimônia foi celebrada ad orientem, ou seja, com o celebrante e os fiéis voltados para o altar e o mesmo sentido litúrgico.

A capela está localizada dentro de uma propriedade da Santa Sé, atualmente alugada aos Carabineros, à Companhia de Jesus e a alguns moradores. A missa contou com a presença do Ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto; o Comandante Geral dos Carabineros, Salvatore Luongo; e o Arcebispo Gian Franco Saba, militar ordinário da Itália.

Uma celebração em gratidão e fidelidade

Durante a homilia, o Santo Padre concentrou sua reflexão no valor da saudação cristã “irmão” e “irmã“, ressaltando que são expressões que revelam vínculos reais dentro do Corpo de Cristo.

Somos verdadeiramente irmãos e irmãs de Jesus quando fazemos a vontade de Deus, ou seja, quando vivemos amando-nos uns aos outros como Ele nos amou“, disse ele.

O Pontífice destacou que toda relação vivida em Cristo se torna um dom, pois “é o próprio Jesus que envia o Espírito Santo para habitar em nossos corações quando vivemos no amor mútuo“.

Ele também lembrou o papel da Virgem Maria como a primeira discípula:

O amor de Deus é tão grande que Jesus nem sequer reserva sua mãe, e na hora da cruz ele a dá a nós como nossa mãe“.

Virgen Fiel e Carabineros: um vínculo de 75 anos

Leão XIV evocou o 75º aniversário da proclamação da Virgem Fidelis como padroeira do corpo dos Carabinieri, sublinhando como, depois da segunda guerra mundial, a fidelidade de Maria se tornou um exemplo de lealdade para com os membros desta força para com o povo italiano.

Diante das injustiças que ferem a ordem social, não cedam à tentação de pensar que o mal pode ter a última palavra“, exortou o Papa, referindo-se à atual situação de conflitos e violência no mundo.

Especialmente neste tempo, permaneçam fiéis ao seu juramento: como servidores do Estado, respondam ao crime com força de lei e honestidade“.

Proteção dos peregrinos no Ano Jubilar

Em suas palavras finais, o Pontífice expressou sua gratidão aos Carabinieri pelo “serviço nobre e exigente” que prestam à sociedade, em particular por seu trabalho na proteção dos milhões de peregrinos que afluem a Roma por ocasião do Ano Jubilar.

A celebração ad orientem, incomum nas liturgias papais contemporâneas, destacou o caráter sacral e contemplativo da Eucaristia, em linha com os esforços do Papa Leão XIV para recuperar elementos do patrimônio litúrgico da Igreja.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *