Vaticano concede dispensa para aplicação do Traditionis Custodes em uma paróquia no Texas

Padre Ryan Rojos, da diocese de San Angelo, Texas
Fonte: Catholic News Agency
Tradução e grifos por salvemaria.com.br
Primeira dispensa oficialmente dada nesse pontificado:
O Vaticano concedeu uma exceção às restrições à Missa Tradicional em Latim impostas pelo decreto Traditionis Custodes do Papa Francisco a uma paróquia no Texas.
A exceção, solicitada pelo bispo Michael Sis em 6 de fevereiro, foi concedida à paróquia de St. Margaret of Scotland, na Diocese de San Angelo, Texas.
Nenhuma outra exceção desse tipo pelo Papa Leão XIV foi registrada desde o início de seu pontificado.
“O Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos me informou, por meio de um decreto de 28 de maio de 2025, que meu pedido foi concedido por mais dois anos de dispensa do artigo 3§2 do motu proprio Traditionis Custodes, para que a Missa segundo o Missale Romanum de 1962 possa ser celebrada na igreja paroquial de St. Margaret of Scotland, em San Angelo”, disse Sis, que anteriormente serviu como membro do Comitê de Doutrina da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, em uma declaração compartilhada com a CNA.
“Assim como antes”, acrescentou, “a concessão dessa dispensa baseia-se em um esforço contínuo para promover a plena apreciação e aceitação dos livros litúrgicos renovados por decreto do Concílio Vaticano II e promulgados pelos papas São Paulo VI e São João Paulo II.”
Sis observou ainda que, ao submeter seu pedido de extensão ao Vaticano, fez isso “com espírito de total abertura à vontade de Deus”.
Ele continuou: “Confio no discernimento do nosso Santo Padre, o Papa Leão, e daqueles que o assistem em seu ministério de unidade através dos diversos dicastérios da Santa Sé.”
Até a aplicação das restrições à Missa Tridentina, o Papa Francisco levou cerca de sete anos de pontificado. Não se espere um documento sobre essa questão nesses primeiros anos do pontificado do Papa Leão. O importante é prestar atenção são as atitudes que ele tomará em relação aos fiéis do rito tradicional. Não fiquemos ansiosos por uma solução juridica — fiquemos atentos aos atos. Este, com certeza, é um sinal positivo. Será que em Charlotte se deu o mesmo — onde as restrições anunciadas foram, depois, paralisadas? Ainda não sabemos. Rezemos pelo Papa e tenhamos esperança.