Nossa Senhora do Rosário e a Batalha de Lepanto

No dia 07 de Outubro se comemora a festa de Nossa Senhora do Rosário, instituída pelo Papa São Pio V, após a vitória das forças católicas contra os turcos maometanos.

Após derrubar o Império Bizantino, Persa, Egípcio e nações do norte da África, os turcos avançavam rumo à Europa para dominar as nações católicas, a ponto de um dos sultões muçulmanos ameaçar dominar toda a Europa e entrar a cavalo na Basílica de São Pedro.

As forças católicas, dentre elas o Reino de Espanha, a República de Veneza e os Estados Pontifícios, formaram a Santa Liga, liderada por Dom João de Áustria e zarparam no Mar Mediterrâneo para o local da batalha que seria em Lepanto, na costa da Grécia.

Embora em menor número que os muçulmanos, as forças católicas obtiveram uma vitória esmagadora, com a intercessão de Nossa Senhora. Enquanto a batalha ocorria, São Pio V conclamou toda a cristandade para rezar o Rosário e se fazer procissões. Os próprios maometanos diziam ver uma Senhora no céu que estava contra eles e por isso eles jamais venceriam.

Após a vitória que livrou a Europa das garras islâmicas, São Pio V instituiu a festa do Santo Rosário e adicionou o título de Auxílio dos Cristãos na ladainha de Nossa Senhora.

Auxilium Christianorum, ora pro nobis!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *