Papa Leão XIV: Nomeação para a Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores.

Dom Thibault Verny, Arcebispo de Chambéry

Dom Thibault Verny, Arcebispo de Chambéry

Fonte: Tribune Chrétienne

Tradução e grifos por salvemaria.com.br

 

Primeira nomeação executiva nesse pontificado:

Nesse sábado, 5 de julho, o papa Leão XIV escolheu confiar a um bispo francês, Dom Thibault Verny, uma missão crucial: presidir a comissão pontificial para a proteção dos menores. Essa nomeação vem em um contexto sensível, onde a Igreja procura demonstrar que não toléra mais nenhum silêncio, nem laxismo frente ao abusos comitidos em seu meio.

Dom Verny mantém suas responsabilidades como chefe das três dioceses saboianas de Chambéry, Maurienne e Tarentaise, assumindo agora essa função em Roma, após três anos como membro da Comissão. Ele sucede ao Cardeal Seán Patrick O’Malley, que atingiu a idade de aposentadoria. Criada em 2014 pelo Papa Francisco, a Comissão é composta por padres, vítimas, familiares de vítimas e especialistas em crianças. Ela aconselha o Santo Padre sobre as melhores práticas para prevenir abusos, proteger menores e apoiar vítimas. “Acolho esta missão com humildade, gratidão e determinação “, disse Dom Verny, que já liderou um conselho para a prevenção da pedofilia na Conferência Episcopal Francesa.

Nascido em uma família de Puy-de-Dôme e formado pela ESPCI Paris, Thibault Verny formou-se em engenharia antes de ingressar no seminário. Ordenado sacerdote em 1996, tornou-se Bispo Auxiliar de Paris em 2016, onde se destacou por seu compromisso com questões de justiça e reparações. Foi um dos primeiros a levantar publicamente a necessidade de estruturas de apoio para padres implicados, rompendo assim com uma cultura de silêncio frequentemente denunciada.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *