Bênção e Primeira Missa da Capela do Colégio S. Afonso

“Venerunt autem mihi omnia bona pariter cum Illa” (Sap. VII. 11)

Em sua famosa oração Memorare, S. Bernardo de Claraval afirma que nunca se teve notícia de alguém que recorreu à Virgem Santíssima e que não foi atendido. Mais além, S. Afonso, citando S. Alberto em sua preciosa obra Glórias de Maria, diz que Nossa Senhora se antecipa aos que a desejam e se lhes patenteia primeiro (Sb VI,14) e, citando S. Bernardino de Busti, afirma que a Santa Mãe de Deus deseja fazer-nos bem, e conceder-nos favores, ainda mais do que nós desejamos recebê-los1.

Assim é que vemos, na recente história da Congregação Mariana em Manaus, importantes graças alcançadas sempre por ela, que é a Tesoureira das graças de Deus2. Assim é que vemos as graças da Missa Tridentina regular em Manaus, do projeto do Colégio Clássico Católico Santo Afonso e agora da Capela do Colégio S. Afonso, de sorte que podemos dizer que todos os bens nos vieram por Ela (Sb. VII. 11).

Entretanto, a maior das graças Nossa Senhora nos deu, assim como deu ao mundo em sua vida nesta terra: Nosso Senhor Jesus Cristo. Presente no Santíssimo Sacramento do altar, Nosso Senhor veio pelas Santas Palavras do sacerdote na Missa. E veio para ficar conosco, no pobre sacrário de uma simples capela.

Aos 24 de Maio de 2019, dia dedicado à Virgem Auxílio dos Cristãos e grande devoção de São João Bosco, nosso arcebispo Dom Sergio Castriani abençoou a capela do Colégio Santo Afonso, cujo título é dedicado ao Coração Imaculado de Nossa Senhora, a devoção que Deus quer estabelecer no mundo, como disse a Senhora de Fátima. A cerimônia iniciou com a bênção da capela, toalhas de altar e sacrário por D. Sergio, de acordo com o Ritual Romano Tradicional. Logo após houve Missa cantada, celebrada pelo pe. Alexsandro Vieira, capelão do Colégio Santo Afonso e da Congregação Mariana, nomeado por D. Sergio, para prover os Sacramentos exclusivamente segundo o Rito Romano Tradicional, como pedem as regras particulares desta Congregação Mariana.


Fotos: Acervo de congregados e site da Arquidiocese de Manaus.

  1. cfr. S. Afonso em Glórias de Maria, Cap. I. Tratado III
  2. cfr. S. Afonso em Glórias de Maria, Cap. V. Tratado I
Loading Likes...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *