Controversa nomeação episcopal na Australia
Fonte: Infovaticana
Tradução e grifos por salvemaria.com.br
Defensor do diaconato feminino é nomeado arcebispo de Brisbane na Australia:
Além de sua carreira, o motivo de preocupação é outro: suas declarações durante o Sínodo sobre Sinodalidade , realizado em outubro de 2023. Mackinlay foi membro do comitê de redação do documento final e, em mais de uma ocasião, expressou seu apoio ao estudo — e até mesmo à implementação — da possibilidade de ordenar mulheres como diáconas .
“Estou feliz que esteja aqui. Estou feliz que será discutido […] E se o resultado fosse que a ordenação diaconal fosse aberta às mulheres, eu certamente acolheria isso com satisfação.”
Essas palavras apontam diretamente para uma possível modificação da compreensão do sacramento da Ordem , cuja estrutura constitui uma unidade. Violar sua essência, portanto, implica uma ruptura completa com a tradição sacramental da Igreja.
Após a declaração feita durante o encontro ecumênico de 19 de maio, na qual o Papa Leão fez referência à infeliz declaração de Abu Dhabi, temos agora mais um sinal de desconforto. É coerente afirmar que, ao menos por ora, haverá certa continuidade com as práticas do último pontificado. O Papa pretende alterar as diretrizes? No momento, há pouco espaço para especulações. Contudo, a nomeação do próximo prefeito para o Dicastério para os Bispos — cargo vago desde a eleição do Papa, e que anteriormente era ocupado por ele próprio — dará o tom das futuras nomeações ao longo deste pontificado.