Papa Leão XIV sobre a importância do exemplo moral nos esportes
Fonte: Sala de Imprensa do Vaticano
Tradução e grifos por salvemaria.com
O Napoli conquistou recentemente o título nacional de futebol na Itália e enviou uma comitiva de jogadores e dirigentes para cumprimentar o Papa no Vaticano. Reproduzimos abaixo o discurso do Papa a essa comitiva, com tradução e destaques nossos:
Caros amigos,
Bem-vindos! E parabéns pela conquista do campeonato! É uma grande celebração para a cidade de Nápoles!
E é justamente sobre isso que eu gostaria de refletir com vocês. Ganhar o campeonato é um objetivo alcançado ao final de um longo caminho, onde o que mais conta não é o feito de um momento, nem a performance extraordinária de um campeão. O campeonato é vencido pelo time, e quando digo “time” quero dizer tanto os jogadores quanto o treinador, além de toda a comissão técnica e a associação esportiva.
É por isso que estou muito feliz em recebê-los agora, para destacar esse aspecto do seu sucesso, que considero o mais importante. E eu diria que também é do ponto de vista social. Sabemos o quão popular o futebol é na Itália e praticamente no mundo todo. E assim, sob esta perspectiva, parece-me que o valor social de um evento como este, que vai além do mero aspecto técnico e desportivo, é o exemplo de uma equipe — no sentido mais lato — que trabalha em conjunto, em que o talento de cada indivíduo é colocado ao serviço do todo.
E há uma última coisa que gostaria de dizer nesta ocasião. É sobre o aspecto educacional. Infelizmente, quando o esporte se torna um negócio, ele corre o risco de perder os valores que o tornam educativo, podendo até se tornar “não educativo”. Esse aspecto exige vigilância, principalmente quando se trata de adolescentes. Apelo aos pais e aos líderes desportivos: devemos prestar muita atenção à qualidade moral da experiência desportiva competitiva, porque o que está em jogo é o crescimento humano dos jovens. Acho que nos entendemos, não precisa de muitas palavras.
Obrigado pela sua visita. E parabéns novamente! Parabéns também de uma senhora que está preparando minha comida esses dias, que é de Nápoles e diz: muitos parabéns! A Sra. Rosa, uma grande fã, adoraria estar aqui também!
Que o Senhor abençoe a todos vocês e suas famílias. Parabéns!
O Papa Leão XIV fez em poucas palavras um importante alerta aos jogadores e dirigentes do Napoli, mas que se estende aos pais e a todos esportistas em geral. Especialmente em relação ao futebol, que é o esporte mais assistido em todo mundo e que, atraindo atenção e mídia para si, atrai também a atenção e admiração de crianças e jovens. Em muitos casos observamos como as crianças veem jogadores como uma espécie de heroi ou ídolo, buscam imitá-los, segui-los, e as redes sociais tem tornado isso mais palpável a elas. Por essa razão o alerta do Papa é tão importante: “devemos prestar muita atenção à qualidade moral da experiência desportiva competitiva”. Que exemplos morais os jogos e os jogadores tem dado às crianças e adolescentes? Que vida tem levado os jogadores, que valores tem representado? Que papel os pais tem realizado na educação dos seus filhos? Em um mundo onde as pessoas veem times com fanatismo e consomem tempo considerável de suas vidas dando-lhes audiência, é necessário frear esse impulso e colocar o esporte em seu devido lugar: a recreação.