Sem diaconisas… Por enquanto?
O relátorio sobre o diaconato feminino diz não para a questão, mas deixa claro que não é uma posição definitiva.
O relátorio sobre o diaconato feminino diz não para a questão, mas deixa claro que não é uma posição definitiva.
Comentário sobre alguns atos e gestos simbólicos que o papa realizou nessa viagem e alguns contrastes com o seu antecessor.
Da Última Semana de Outubro ao Final do Ano Litúrgico: Por que mudaram Cristo Rei?
Uma análise teológica do início e do fim do calendário litúrgico, destacando o significado espiritual dos papéis de São Silvestre e Santo André.
São João Berchmans, um dos padroeiros da juventude estudantil, possuía características marcantes que o diferenciavam dos demais jovens da época. Muito do que conhecemos...
Bispos britânicos foram informados de que Roma adotará generosidade nas dispensas do Traditionis custodes, permitindo maior liberdade para a liturgia tradicional, apesar de não revogar o documento do Papa Francisco.
Após anos de governo centralizado, o Papa Leão XIV chamará todos os cardeais a Roma em janeiro de 2026, sinalizando um retorno a prática dos consistórios.
A peregrinação Summorum Pontificum reuniu mais de 3.000 fiéis em Roma, triplicando o número do ano anterior. A afluência foi tamanha que, na Missa dominical da FSSP, faltaram hóstias consagradas diante da multidão que buscava participar da Missa tradicional.
Em seu artigo, o bispo mostra que Santos, Doutores e o Magistério Ordinário da Igreja, ao longo de séculos, confirmaram a legitimidade desses títulos marianos.
Sob a direção do cardeal Fernández, o Dicastério para a Doutrina da Fé tenta rejeitar o título de Corredentora, mas o documento acaba provando o contrário: revela a antiguidade e a solidez da devoção a Maria na obra da Redenção.
“A Santa Igreja, sempre zelosa e solícita pela nossa salvação, exulta hoje de imensa alegria ao contemplar a glória dos seus filhos que, tendo chegado...
A comunidade escocesa, reconciliada com o Vaticano desde 2008, denuncia perseguição e ruptura com a Tradição católica.
As declarações do cardeal Parolin sobre a Nigéria revelam uma diplomacia que troca a verdade por conveniência — e transforma o martírio cristão em mero “problema social”.
Sob o lema da “unidade litúrgica”, o Dicastério para o Culto Divino vem orientando dioceses — como Knoxville, no Tennessee — a abolir a missa de sempre e adotar a missa nova com aparência tradicional: latim, canto gregoriano, incenso e celebração ad orientem. Trata-se de uma operação de substituição silenciosa: mantém-se o estilo, mas muda-se a substância.
SERMÃO PARA A FESTA DE CRISTO REI Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. Ave Maria… “Nós Vos proclamamos, ó...
Nova geração de padres americanos vê a Missa Tridentina como prioridade
Os sucessivos episódios de profanação expõem não apenas falhas de segurança, mas também negligência pastoral do cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica de São Pedro, que optou por não realizar o rito de reparação após o último episódio, apesar da gravidade do ocorrido.
As palavras do Sucessor de Pedro têm peso magisterial, mesmo quando não o pretendem. Por isso, a prudência no falar é, hoje, mais necessária do que nunca.
O Papa Leão XIV nomeou o canonista Dom Filippo Iannone como novo prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo que ele mesmo ocupava antes de sua eleição ao papado. A Iannone caberá a tarefa decisiva de conduzir o processo de nomeação de bispos, peça-chave para o futuro da Igreja.
O Papa Leão condenou a prática de bênçãos rituais a homossexuais adotada em algumas dioceses alemãs, em conformidade com o Caminho Sinodal Alemão