As nomeações episcopais voltando a normalidade na Espanha?
Fonte: The Pillar
Tradução e grifos por salvemaria.com.br
Os informações nos são trazidas pelo site The Pillar:
Fontes tanto em Roma quanto na Espanha disseram ao The Pillar que Leão está trabalhando para restaurar o processo tradicional, no qual o núncio e o Dicastério para os Bispos desempenham o papel principal na análise e recomendação de candidatos ao episcopado.
De fato, segundo fontes próximas à Conferência Episcopal Espanhola, o Papa Leão suspendeu temporariamente pelo menos duas nomeações episcopais na Espanha que teriam sido coordenadas e aprovadas pelo Cardeal Juan José Omella, de Barcelona.
Embora o papa possa acabar nomeando bispos a partir das listas preparadas ainda durante o pontificado de Francisco, a publicação local Religión Confidencial, especializada em notícias internas, afirmou que o desejo do papa é pausar as nomeações episcopais até que um novo núncio seja nomeado.
O principal objetivo do papa na Espanha parece ser restaurar a normalidade institucional nas nomeações episcopais. Isso significa duas coisas principais: o fim da comissão de nomeações e a nomeação de um novo núncio.
Os “jesuítas” de confiança parecem estar perdendo o poder que haviam usurpado dos núncios apostólicos. A Espanha foi um grande exemplo: progressistas alçando-se a cargos importantes na hierarquia em pouco tempo, mesmo sem a experiência ou o currículo necessários — como é o caso do cardeal Cobo, que, de pároco, tornou-se rapidamente cardeal de uma sé cardinalícia tão importante quanto a de Madri.
Agora, eles se veem obrigados a baixar suas asas e aceitar que a normalidade institucional está sendo restaurada. O cardeal Omella, que antes já indicava quem gostaria que o sucedesse, mudou de planos: antes o apontava para sucedê-lo na sé de Madri; agora, o indica para a pequena sé de Málaga.
Quem será o próximo arcebispo (e, provavelmente, cardeal) de Barcelona?