A jóia mais preciosa da juventude
O “Bollettino Salesiano” de março de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, publicou um artigo no qual, em memória dos soldados que lutaram na frente de batalha, os leitores eram encorajados a travar com ardor a batalha em defesa da virtude da pureza. É bom ler esses escritos do passado, pois hoje em dia quase nunca ouvimos falar da virtude da pureza.
Carta de Dom Giulivo aos jovens
Queridos jovens,
Uma das virtudes que a Igreja inculca em vocês com maior fervor é a virtude da pureza.
Compreendeis facilmente a sua sublimidade e importância: é a joia mais preciosa da vossa juventude. Nem encontraríeis um encorajamento mais válido para sustentar a necessária luta pela defesa e preservação “deste lírio branco — como o chama Dom Bosco —, esta rosa preciosa, esta pérola inestimável“, do que pensar no heroísmo com que os soldados se sacrificam pela proteção e pelo incremento da vida da Pátria.
Também porque, salvaguardando a pureza, poupando as forças mais poderosas do vosso organismo na graça do Senhor, contribuís para assegurar à Pátria aquele futuro melhor pelo qual aspiram. De que serviria alargar o seu território, se amanhã uma juventude corrupta e mimada desqualificasse a sua população? O Império Romano, bem sabeis, não caiu devido à impetuosidade dos bárbaros que o subjugaram; mas devido ao enfraquecimento do povo que havia desperdiçado as suas melhores forças nos vícios.
Coragem, pois: por amor à vossa alma, e também por amor à vossa família e à vossa pátria, fazei tudo para vos conservar puros. Mantendo-se puros, vocês se tornarão fortes. Porque somente a pureza cria os fortes e tempera os heróis. A corrupção e o vício podem gerar pessoas violentas, pois geram brutos; nunca fortes. E a fortaleza é a virtude decisiva do poder e da grandeza de indivíduos e nações.
Recomendai-vos ao jovem angelical, vosso modelo Domingos Sávio. Ele havia decidido não tolerar nem o menor pensamento contrário à modéstia. Recomendai-vos a ele, onde brilha e brilhará por séculos no esplendor de um lírio imaculado.
Que o Senhor abençoe seus generosos esforços e que a Imaculada Virgem Auxiliadora vele sobre sua juventude. Que São João Bosco a preserve do contágio da malícia do mundo.
Atenciosamente, Dom Giulivo
Março de 1942