A Confiança Inabalável de São Bernardo em Nossa Senhora

Como citado na breve apresentação do Santo do Mês no dia 20 de agosto, reproduzimos trecho do sermão de São Bernardo sobre uma inabalável confiança em Nossa Senhora.

 

 

“Ó tu, que na instabilidade deste mundo sentes que és mais sacudido pelas tormentas e tempestades do que andas sobre a terra, não desvies o olhar do fulgor desta estrela, se não quiseres ser arrastado pelos furacões! Se contra ti insurgirem os ventos das tentações e se bateres contra as rochas das tribulações, olha para a estrela, invoca Maria. Se és jogado pelas ondas da soberba, das ambições, da calúnia e da rivalidade, olha para a estrela, invoca Maria. Se és atirado de cá para lá pelas ondas da soberba, das ambições, da calúnia e do orgulho, olha para a estrela, invoca Maria. Se a ira, a avareza ou a concupiscência da carne te sacudirem com violência a navezinha do teu espírito, olha para Maria. Se, perturbado pela enormidade dos pecados, confuso pela vileza da consciência e aterrorizado pelo medo do juízo, começares a ser absorvido pela voragem da tristeza e pelo abismo do desespero, pensa em Maria.

Nos perigos, nas angústias e nas incertezas, pensa em Maria, invoca Maria. Que Maria esteja sempre na tua boca e no teu coração; e, para obter a ajuda de sua oração, não esqueças de seguir o seu exemplo. Seguindo-a, não te desviarás; invocando-a, não desesperarás; pensando nela, não errarás. Com seu apoio não cairás, sob sua proteção não temerás, se ela te guia não te cansarás, se te é propícia chegarás ao fim; e assim experimentarás em ti mesmo o que, com razão, se diz: e o nome da Virgem era Maria.”

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *