Santo Inácio de Loyola: Precursor das Congregações Marianas

Santo Inácio de Loyola e o lema dos Jesuítas, Ad Maiorem Dei Gloriam: Para a Maior Glória de Deus.

No dia 31 de Julho a Igreja celebra o dia de Santo Inácio de Loyola, homem cheio de zelo pela Santa Igreja e fundador da gloriosa Ordem dos Padres Jesuítas. Para a Congregação Mariana é um santo de grande importância, mesmo não tendo sido ele mesmo um congregado mariano, foi a partir de seu apostolado que Deus fez surgir esta congregação de Nossa Senhora.

Passando boa parte de sua vida em ambiente militar, Santo Inácio tinha firme temperamento e impressionante determinação por realizar a vontade de Deus. Durante a batalha de Pamplona foi atingido pela bala de uma bombarda, ferindo gravemente ambas as pernas, e feito prisioneiro pelos inimigos. Passou por duríssimo tratamento sem qualquer forma de anestesia. Durante o tempo acamado fazendo leituras espirituais, decidiu-se por viver uma dura vida de penitência.

Determinado a realizar sua vocação sacerdotal, concluiu os estudos necessários e fez grandes amigos, dentre eles a grande pérola dos jesuítas, São Francisco Xavier. Tomado pelo zelo apostólico, tratou de criar a Companhia de Jesus e levar a Santa Fé aos povos distantes, fundando igrejas e escolas. Nesta mesma época, enquanto vivia em Roma, Santo Inácio fundou o Colégio Gregoriano, onde quase 10 anos após sua morte Deus Nosso Senhor fez surgir a Congregação Mariana, em 1563.

O apostolado de Santo Inácio frutificou em toda a parte do mundo, desde o Japão até o Brasil, gerando santos e levando a fé a lugares longínquos. Sua espiritualidade, registrada na Companhia de Jesus e nos seus Exercícios Espirituais, influencia ainda hoje as Congregações Marianas, que por este motivo honram tão grande santo, precursor desta Congregação de Nossa Senhora, e rogamos para que ajude os congregados a serem firmes na sua regra e, assim como Santo Inácio, sejam tomados pelo zelo apostólico e pelo amor a Cristo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *