- Este evento já passou.
Missa da Epifania do Senhor
domingo, 7 de janeiro de 2018, 10h30 - 11h30
Missa da Epifania do Senhor, branco
1ª classe
Missa Rezada
Intróito
Eis que aí vem o soberano Senhor; em sua mão está o Reino, o Poder e o Império. Sl. Ó Deus, dai o vosso julgamento ao Rei; e a vossa justiça ao Filho do Rei. ℣. Glória ao Pai.
Oração
Ó Deus, que no dia de hoje manifestastes o vosso Unigénito aos gentios, guiados por uma estrela, concedei propício, que, conhecendo-Vos pela fé, cheguemos também a contemplar o Esplendor de vossa Majestade. Pelo mesmo Jesus Cristo.
Epístola extraída do profeta Isaias (60. 1-6)
Levanta-te, Jerusalém, e resplandece, porque já veio a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos, mas sobre ti se levanta o Senhor e em ti se manifesta a sua glória. E as nações caminham ao fulgor de tua luz, e os reis, ao esplendor de tua aurora. Ergue os olhos em derredor e vê: todos os povos se congregam e vêm a ti; teus filhos vêm de longe e tuas filhas surgem de todos os lados. Então, verás e transbordarás de alegria, teu coração se maravilhará e se dilatará, quando a ti vier a multidão de além dos mares, e os grandes dentre os pagãos se acercarem de ti. Serás como inundada pela afluência de camelos e dromedários de Madian e Efa; todos virão de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando os louvores do Senhor.
Gradual
Todos virão de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando os louvores do Senhor. ℣. Levanta-te, Jerusalém, e resplandece, porque a glória do Senhor se levantou sobre ti.
Aleluia, aleluia. ℣. Vimos a sua estrela no Oriente, e viemos com presentes adorar o Senhor. Aleluia.
Evangelho segundo São Mateus 2. 1-12
Tendo Jesus nascido em Belém de Judá, nos dias do Rei Herodes, eis que do Oriente vieram uns Magos a Jerusalém, perguntando: Onde está o recém-nascido, Rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-LO. Ouvindo isto, o rei Herodes turbou-se e com ele toda a Jerusalém. E convocando todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, indagava deles onde o Cristo nasceria. E eles disseram: Em Belém de Judá, porque assim está escrito pelo Profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de governar o meu povo de Israel.
Então Herodes, chamando secretamente os Magos, inquiriu cuidadosamente deles o tempo em que lhes aparecera a estrela. E enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide e perguntai diligentemente pelo Menino, e assim que O achardes, fazei-mo saber para que eu vá também e O adore. Tendo eles ouvido as palavras do Rei, foram-se. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que chegando, parou sobre o lugar em que estava o Menino. Vendo a estrela, exultaram com grandíssima alegria. E entraram na casa, e acharam o Menino com Maria, sua Mãe e, prostrando-se, O adoraram. E abertos os seus tesouros, ofereceram-Lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. E, sendo avisados em sonho que não voltassem a Herodes, regressaram por outro caminho a seu país.
Ofertório
Os reis de Társis e das ilhas oferecer-Lhe-ão presentes; os reis da Arábia e de Sabá trarão donativos; adorá-Lo-ão todos os reis da terra e os povos todos O servirão.
Secreta
Nós Vos suplicamos, Senhor, olhai propício para as ofertas de vossa Igreja, que não mais Vos oferece ouro, incenso e mirra, porém Aquele mesmo que estes dons simbolizam e que é agora imolado e recebido como Alimento, Jesus Cristo, vosso Filho, Nosso Senhor, que, sendo Deus, convosco vive e reina.
Communio
Vimos a sua estrela no Oriente, e viemos com presentes adorar o Senhor.
Postcommunio
Fazei, nós Vos pedimos, ó Deus onipotente, que alcancemos com inteligência e pureza de alma o Mistério que celebramos com tão festivo ofício. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Deixe um comentário