A  Festa dos Fiéis Defuntos e a devoção pelas Santas Almas do Purgatório

Mesmo antes de ser instituída a festa dos fiéis defuntos, a Santa Igreja sempre entoou salmos, orações, ofícios e mesmo ofereceu algumas Santas Missas, em determinadas circunstâncias. Mas nunca houve de fato um ofício específico para a festa dos fiéis defuntos, até que fosse instituído, no século X, no seio da Abadia de Cluny, na região da Borgonha, França. Posteriormente, foi adotada por Roma, no século XIV, e a partir de então, foi difundida por todo o mundo, com a adoção universal do rito romano pelo Missal de São Pio V. Geralmente essa festa é precedida pela Novena dos Defuntos, que começa no dia 24 de outubro.

O Catecismo Maior de São Pio X, nas suas questões 214 a 217, aborda a Festa dos Fiéis Defuntos e nos ensina o porquê de a Santa Igreja, logo após celebrar a Festa de Todos os Santos, comemorar os fiéis defuntos, no intuito de levar a Igreja Militante a acudir e aliviar os membros da Igreja Padecente, com um sufrágio geral e solene.

Uma outra forma além da Santa Missa, segundo o Catecismo, de aliviar as almas dos fiéis defuntos nesta festa é por meio de nossas orações, esmolas, boas obras e com a aplicação dos nossos sufrágios a todas as almas que estão no purgatório.

Mas por que essa festa é importante? Porque com celebração dessa festa, somos levados a considerar que, a qualquer momento, podemos falecer e comparecer perante o tribunal de Deus, para prestar contas de nossos atos e de nossa vida. Além disso, a Igreja nos faz conceber um grande horror ao pecado, levando em consideração quão graves são os castigos devidos aos pecados e infligidos por Deus na outra vida. Por outro lado, incute-nos a necessidade de satisfazer, nesta vida, a justiça divina, com obras de penitência em reparação pelos pecados cometidos.

Devemos rezar pelas almas que padecem no purgatório, como a Igreja instrui, porque elas mesmas não podem mais lograr méritos para si. Para tanto, existem algumas orações que podem ser feitas por ocasião desta festa, como a Novena às Almas do Purgatório, mencionada anteriormente, feita por Santo Afonso Maria de Ligório, a Oração Pelas Almas do Purgatório, e a poderosa oração seguinte: “Pai Eterno, ofereço-Vos o preciosíssimo Sangue de Jesus, com todas as Missas ditas no mundo neste dia, pelas almas do purgatório.”. Nosso Senhor mostrou a Santa Gertrudes um vasto número de almas deixando o purgatório e indo ao céu, como resultado desta oração, que a Santa costumava dizer frequentemente durante o dia.

Por fim, a unidade entre o Sacrifício da Cruz e do Altar, que é aquele mesmo sacrifício feito durante a Santa Missa, não é somente aproveitada a quem oferece e a quem comunga, mas também a todos os fiéis cristãos, quer vivam aqui na terra ou já tenham morrido no Senhor, não sendo aplicado com menos frutos do que se aplica aos vivos.

 

Por um membro da Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso de Ligório, Manaus-AM

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *