S. João Eudes, confessor

Resultado de imagem para são joão eudes

Confessor e sacerdote, fundador de Congregações Religiosas.

Nascimento

14/11/1601, em Ri, Orne, região da Baixa Normandia, França

Morte

19/08/1680, em Caen, França

Beatificação

25/04/1909, pelo Papa Pio X

Canonização
31/05/1925, pelo Papa Pio XII

Festa Litúrgica

19 de Agosto

Onde Foi Congregado

Colégio dos Jesuítas em Caen, França

São João Eudes foi um presbítero francês que fundou a Congregação de Jesus e Maria para formação doutrinal e espiritual de padres e seminaristas, cujos membros são conhecidos como eudistas. Fundou também uma ordem religiosa feminina, a Ordem de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, com a missão de atender as prostitutas e crianças abandonadas.

Nasceu no norte da França na vila de Ri, próximo a Argentan. Cresceu em uma família profundamente religiosa, fez seus primeiros estudos no Colégio real de Dumont, pertencente aos jesuítas, já na adolescência consagrou-se à Virgem Maria. Aos 22 anos ingressou na Congregação do Oratório, sendo ordenado padre dois anos depois. Dedicou-se a pregar entre o povo nas regiões de Île-de-France, Bolonha-sobre-o-Mar, Bretanha e Normandia.

Assistiu os doentes e suas famílias durante a epidemia de peste em 1627 sem temor da doença. Mas, temendo que seus companheiros de congregação fossem contaminados devido ao seu contato com os enfermos, não entrava em casa e dormia dentro de um barril.

Percebeu como urgente a reforma do Clero, em 1643 abandonou a Congregação do Oratório e fundou a Congregação de Jesus e Maria para dar a formação espiritual e doutrinal aos padres e seminaristas.

 Posteriormente fundou uma ordem religiosa feminina, a Ordem de Nossa Senhora da Caridade para atender mulheres e crianças em más condições de vida. No século XIX, por intermédio de Santa Maria Eufrásia Pelletier, esta ordem religiosa originará a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, também chamada das Irmãs do Bom Pastor. Fundou ainda uma associação para leigos, para aprofundar a doutrina cristã.

Após uma longa vida dedicada à missão entre o povo, morreu em Caen, norte da França, em 1680.

Sua espiritualidade afetiva contrastou com o rigor doutrinário do jansenismo e da passividade do quietismo. O seu eixo espiritual era a misericórdia, expressa na caridade para com os mais abandonados. Além disto, desenvolveu a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e de Maria.

João Eudes foi um grande reformador da vida religiosa. Sua experiência no meio do povo o fez conhecer a penosa situação do clero e dos cristãos e a necessidade urgente de formação. Daí sua dedicação à fundação dos Institutos religiosos.

 

Oração de São João Eudes ao Coração de Jesus e Maria

Salve, Coração santíssimo, Coração manso, Coração humilde, Salve, Coração puro, Coração entregue, Coração sábio.

Salve, Coração paciente, Coração obediente, Coração vigilante, Salve, Coração fiel, Coração feliz, Coração misericordioso.

Salve, Coração muito amoroso de Jesus e de Maria.

Nós te adoramos, Nós te louvamos, Nós te glorificamos, Nós te damos graças, Nós te amamos de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, com todas as nossas forças, Nós te oferecemos o nosso coração, Nós o entregamos, Nós o consagramos, Nós o sacrificamos.

A ceita-o e possui-o totalmente; Purifica-o, Ilumina-o, Santifica-o, para que nele vivas e reines, agora, sempre e por toda a eternidade.

Amém.

Artigos Relacionados