S. João Ogilvie, Mártir

Resultado de imagem para são joão ogilvie

Nascimento

1579, em Drum-na-Keith, perto de Keith, Banffshire, Escócia

Morte

10/03/1615, em Glasgow Cross, Escócia

Beatificação

1929, em Roma, pelo Papa Pio XI

Canonização

17/10/1976, em Roma, pelo Papa Paulo VI

Festa Litúrgica

10 de Março

Onde Foi Congregado

Colégio dos Jesuítas em Olmutz, Lovaina, Bélgica

São João Ogilvie foi um nobre escocês, filho de um católico que se converteu ao calvinismo e de mãe católica. Por causa de seu pai, foi educado na religião calvinista. Foi enviado para a França e Alemanha devido aos seus estudos e lá deparou-se com vários testemunhos de vida dos católicos e acabou por se iniciar uma crise de fé, começando assim seu processo de conversão. Em Louvain, na Bélgica, esse processo se concretizou quando conheceu o Pe. Cornélio a Lapide, que era um famoso exegeta da Companhia de Jesus, por meio do qual teve a graça de ser convertido ao catolicismo.

A sua conversão ocasionou a ruptura com sua família resultando também na perda do seu sustento, além da certeza de perseguição na sua pátria natal.

Entrou para a Companhia de Jesus e sua serenidade chamava a atenção, além da alegria que tinha em viver. Quando atingiu o sacerdócio, deparou-se com a necessidade de exercê-lo clandestinamente na Escócia por causa das perseguições, chegando também a ser preso em 1614, em Glasgow, por ter sido considerado traidor por não reconhecer a autoridade espiritual do Rei Jaime I.

Foi deveras torturado, tendo sido uma vez privado de seu sono por oito dias e nove noites para que ele entregasse os fiéis católicos, mas apesar de tudo ele não cedeu. Sua morte ocorreu em 10/03/1615 quando foi enforcado e estripado. Suas palavras finais foram: “Se há ainda católicos escondidos, que rezem por mim, pois as preces dos heréticos eu não terei.” Após ter sido empurrado no cadafalso, atirou um Rosário ao público. Afirma-se que um de seus inimigos, que pegou esse rosário, converteu-se ao catolicismo.

Resultado de imagem para são joão ogilvie

Martírio de São João Ogilve

Loading Likes...

Artigos Relacionados