São José Cafasso, confessor

Confessor e sacerdote, apóstolo dos doentes e formador de sacerdotes

Nascimento
15 de janeiro de 1811 em Castelnuovo d'Asti, Itália

Morte
23 de junho de 1860 em Turim, Itália (59 anos)

Beatificação
3 de maio de 1925 pelo papa Pio XI

Canonização
22 de junho de 1947 pelo papa Pio XII

Festa Litúrgica
23 de junho

Onde foi Congregado
Congregado no Colégio de Chieri, em Toledo, Espanha

José Cafasso nasceu em Castelnuovo d'Asti em 1811. Sua terra natal foi a mesma de São João Bosco e de outros eclesiásticos notáveis. Seus pais, João Cafasso e Úrsula Beltramo, eram camponeses abastados, e ele foi o terceiro de quatro irmãos, dos quais a última, Maria Ana, seria a mãe do cônego José Allamano, fundador dos padres missionários da Consolata de Turim.

Quando criança, José Cafasso se distinguia na escola local e sempre se mostrava disposto a ajudar os outros em suas lições. Quando completou treze anos, seu pai o mandou para a escola de Chieri, de onde se transferiu para o seminário, aberto recentemente no mesmo lugar pelo arcebispo de Turim. Foi ali o melhor aluno de seu tempo; foi nomeado prefeito desse estabelecimento durante o último ano, e foi ordenado sacerdote em 1833, com dispensa de idade, por ser ainda muito jovem.

Foi ordenado aos 23 anos de idade e se destacou pelo serviço aos pobres e pelo seu zelo pela salvação das almas. Depois de seu dedicado trabalho na igreja de São Francisco de Assis, em Turim, ele foi nomeado reitor e formador de novos sacerdotes e a estimativa é de que tenha formado mais de 100 sacerdotes e dentre esses números, teve como um de seus vocacionados, São João Bosco. São José Cafasso serviu como professor, conselheiro e diretor espiritual de São João Bosco por 20 anos. Por causa disso, São José é considerado cofundador dos Salesianos.

Durante vários anos, dedicou-se à confissão dos encarcerados e encarceradas. Era certo que ele queria ouvir os presos e condenados além de consola-los mesmo depois da confissão. Ficou famoso por suas visitas às prisões e nos enforcamentos que eram realizados em sua cidade

De todos os ofícios que assumiu, ele se destacava pela evangelização dos condenados à morte, por isso possui o título de Santo da Forca.

Faleceu aos 49 anos, no dia 23/06/1860 e foi canonizado pelo papa Pio XII em 1947.

S. José Cafasso foi congregado na escola de Chieri, na Itália

Loading Likes...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *