A Mulher vestida de Sol

“Um grande sinal”, assim o Apóstolo São João descreve uma visão divinamente enviada a ele, aparece nos céus:
“Uma mulher vestida com o sol, e com a lua sob seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre sua cabeça” ( Apoc. xii., 1).
Todos sabem que esta mulher é a Virgem Maria, a Imaculada que gerou nossa Cabeça.”
Papa São Pio X, Ad Diem illum Laetissimum

Deus destinou desde toda a eternidade que Nossa Senhora seria a Mãe de todos os justos; o que testemunhamos desde o início das Escrituras (Gn 3,15), também foi profetizado por Isaías (7,14) e finalmente confirmado por Cristo quando Ele deu Sua mãe a São João (Jo 19, 26s) para que ela também seja nossa mãe.

A Santíssima Virgem, a quem todas as gerações “chamarão bem-aventurada”. (Lc 1, 48) é reconhecida pelos católicos como a rainha do céu. Que imagem mais gráfica pode ser dada a nós do que aquela que temos no décimo segundo capítulo do Apocalipse? Que Cristo é rei dos céus (Jo 18, 36), nem o mais pérfido dos hereges negaria. Ora, as Sagradas Escrituras referem-se especificamente a Maria como a mãe de Cristo mais de 25 vezes. Devemos observar que “A mãe do monarca governante é conhecida como a Rainha Mãe”1 Portanto, vemos que “Rainha Mãe” refere-se à mãe (Maria) de um monarca reinante (O Rei Divino, Jesus Cristo ). As Sagradas Escrituras indicam que no Antigo Israel ou Judá a mãe do herdeiro designado gozava de um status especial. Nathan alistou Betsabé em vez de Salomão em seu plano de confirmar Salomão como rei (I Rs 1,11-40). A rainha-mãe era uma posição oficial em Israel e Judá. Grande cuidado foi tomado em preservar os nomes das rainhas mães (I Rs 14,21; 15,2,13; 22,42; II Rs 8,26).

Isto é o que nos esforçaremos para apresentar: um esclarecimento sobre o décimo segundo capítulo do Apocalipse, em que podemos contemplar a Bem-aventurada Virgem Maria, nossa Mãe Imaculada com seu Filho. Uma visão que tem feito as delícias de tantos artistas católicos ao longo dos séculos.

O livro do Apocalipse representa uma grande dificuldade para os não católicos, pois muitas vezes não conseguem ter em mente que muitos dos termos usados ​​são simbólicos como por exemplo é claro que o dragão (Ap 12, 4) é Satanás, mas neste dragão também estão incorporados todos os Filhos do Diabo (Jo 8,44 – o que poderíamos chamar de reino de Satanás). São Tomás afirma que “Às vezes, as profecias são proferidas sobre coisas que existiam na época em questão, mas não são proferidas principalmente com referência a elas, mas na medida em que são uma figura das coisas por vir, portanto, o Espírito Santo providenciou que, quando tais profecias são proferidas, alguns detalhes devem ser inseridos que vão além da coisa real, para que nossa mente possa se elevar à coisa significada

Embora seja verdade que o livro do Apocalipse contém uma revelação, que teve seu significado de primeira mão para os primeiros cristãos, também tem um significado para os cristãos de hoje.

A mulher, assim, o filho homem e o diabo se referem a duas coisas. Um é simbólico e o outro literal, literal porque o filho do sexo masculino que terá o reinado eterno é Cristo, o rei, e sua mãe era Maria, e o dragão se refere a Satanás. O significado simbólico da mulher é o da Igreja do Antigo Testamento, cujos profetas e santos sofreram muito para preparar o caminho para o Messias. Embora a mulher do apocalipse designe uma pessoa definida, a Bem-Aventurada Virgem Maria, esta personifica em si a Igreja.

Santo Ambrósio falando sobre a Bem-Aventurada Virgem Maria como a personificação da Igreja afirma, “Era apropriado que Maria fosse desposada e ainda virgem, porque ela é a personificação da Igreja que é imaculada e casada, pois virginalmente Maria concebeu-nos em espírito, e sem dores do parto deu-nos à luz”.2

Os primeiros Padres da Igreja não hesitaram em ver na Arca da Aliança um símbolo de Nossa Senhora: “Ó nobre Virgem, verdadeiramente vós sois maior do que qualquer outra grandeza. Pois quem é a vossa igual em grandeza, ó morada do Verbo de Deus? A quem entre todas as criaturas devo comparar-vos, ó Virgem? Vós sois maior que todas elas, Arca da Aliança, vestida de pureza em vez de ouro! Vós sois a Arca na qual se encontra o vaso de ouro contendo o verdadeiro maná, isto é, a carne na qual reside a divindade3

***

São João testemunha um grande sinal, o sinal da mulher; muito antes disso, o “sinal” de uma mulher foi proclamado por Isaías – “O mesmo Senhor vos dará um sinal: Uma virgem conceberá” (Is 7,14). A Visão desta “Mulher” de fato começa no final do Capítulo anterior – “Abriu-se o Templo de Deus no céu e apareceu, no seu templo, a arca do seu testamento. Houve relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e forte tempestade” (Ap 11,19) em que São João começa a falar da Arca da Aliança, que há séculos não se via, coisa que a Igreja do Antigo Testamento era muito respeitada, pois significava a presença de Deus com Seu povo. No entanto, em vez de mencionar mais, São João continua a falar apenas da “Mulher” (Ap 12,1), o que pode parecer confundir, enquanto na realidade tudo o que São João faz é tornar-se mais claro sobre esta Arca, pois esta “Mulher” é a Arca da Aliança da Nova Lei que foi selada no sangue de Cristo (Ef 2,13).

A Arca da Antiga Aliança era o local de guarda dos Dez Mandamentos, que era a palavra de Deus. São João se refere a Cristo como a Palavra de Deus (Jo 1,14) também e, no entanto, Nossa Senhora carregou não apenas a palavra de Deus como em uma tábua de pedra, mas Deus Encarnado, a própria fonte de Vida e sabedoria, e assim podemos afirmar que ela é a verdadeira Arca da Aliança da Lei da graça. Este é o título que damos à Santíssima Virgem na conhecida ladainha de Loreto. São Bernardo não hesita em declarar que “Maria é a Arca de Deus porque para ela se dirigem os homens que nos precederam, nós que agora vivemos, os que nos seguirão, os filhos de nossos filhos e seus descendentes… Vá, então, recorra a Maria.”4

Para entender como Nossa Senhora é verdadeiramente simbolizada como a arca da Aliança no Novo Testamento, basta notar semelhança das palavras de Davi diante da Arca da Aliança e da esposa de Zacarias, quando lemos “David temeu ao Senhor naquele dia e disse: “Como pode a arca do Senhor vir a mim?” (II Sm 6, 9) em contraste com “E Isabel, cheia do Espírito Santo, exclamou: E como isso aconteceu comigo para que a mãe do meu Senhor viesse a mim?“.

São João descreve a “Mulher” vestida com o “Sol”; podemos afirmar sem hesitação que este sol nos é dado para significar que ela está vestida da luz de Cristo, que é frequentemente referido como tendo o brilho do Sol (Ap 1,16). Nenhuma outra mulher além da Bem-aventurada Virgem Maria foi tão cheia da abundância da graça de Cristo como a Bem-aventurada Virgem Maria (Lc 1,28).

São João continua a nos contar que viu a Santíssima Mãe de Deus dando à luz em um parto misterioso. “Que nascimento foi este?” Diz São Pio X: ‘Certamente foi o nosso nascimento que, no exílio, ainda devemos ser gerados para a caridade perfeita de Deus e para a felicidade eterna. E as dores do parto mostram o amor e o desejo com que a Virgem lá do alto cuida de nós e se esforça com incansável oração para realizar o número dos eleitos5. Pois, sem dúvida, como diz São Gregório de Nissa tão bem; “No nascimento dEle, o fardo de sua mãe era leve, o nascimento imaculado, o parto sem dor”., a natividade sem contaminação, nem começando com desejo arbitrário, nem terminando com tristeza. Pois assim como aquela que por sua culpa enxertou a morte em nossa natureza, foi condenada a gerar problemas, era justo que aquela que trouxe vida ao mundo realizasse sua entrega com alegria.”6

Podemos observar ainda que estar com dores de parto  não significa dor de parto literal nas escrituras, pois lemos que São Paulo diz aos Gálatas (Gl 4,19) que ele “estará com dores de parto até que Cristo seja formados” neles. No entanto, este versículo do Apocalipse é quase uma citação de Isaías, conforme lemos: Is 66,7-8: “Antes do parto, ela deu à luz; antes que viessem as dores, ela deu à luz um filho homem. Quem ouviu tal coisa? Quem viu tais coisas? A terra será feita para produzir em um dia? Ou uma nação nascerá de uma só vez? Pois assim que Sião deu à luz, ela deu à luz seus filhos

Isso ajuda a lembrar mais uma vez o que o Papa São Pio X aponta, nome que “O Menino não se encontra sem Maria, sua Mãe. Se, então, é impossível separar o que Deus uniu, é certo também que não se pode encontrar Jesus senão com Maria e através de Maria.”.

São João continua a dizer que este Menino ia ser devorado pelo demônio (Ap 12,4), na verdade isso aconteceu no momento em que Cristo nasceu, pois vemos que Herodes, o Grande, ordenou a todos os filhos do sexo masculino em Belém para ser morto (Mt 2,16) enquanto ele se esforçava para causar a morte do messias prometido. No entanto, se o menino é Jesus, por que São João diz que ele governará com um cetro de ferro? Na verdade, essa imagem contraditória é colocada ao longo do Apocalipse. Lemos em Ap 19,5 “de sua boca saiu uma espada afiada com a qual feriria as nações” e também lemos em Ap 5,5 que Jesus é considerado um Leão e ainda assim é retratado como um cordeiro morto. Lemos também no evangelho de São Lucas (Lc 12, 51) que Cristo diz: “Você acha que eu vim trazer paz à terra? Não, eu digo a você, mas divisão?” Para os cristãos judeus, isso era apenas uma citação de Salmos 2,9 – ” Tu os esmigalharás com um cetro de ferro; tu os despedaçarás como um vaso de oleiro”. Por que as imagens contraditórias então? As palavras de Cristo aos seus apóstolos fornecem-nos uma resposta clara “Não penseis que vim trazer a paz à terra: não vim trazer a paz, mas a espada” (Mt 10, 34).

Depois que o filho da mulher é levado ao Seu trono, “a mulher fugiu para o deserto”, mas comumente se objeta: “Quando Maria fugiu para o deserto por 1.260 anos? Quando ela recebeu asas de águia no período de 42 meses?” A resposta é que esses quarenta e dois meses é o tempo que durou a perseguição de Nero aos cristãos7. Durante esse tempo, os cristãos foram fortalecidos pela intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e pelo grande exemplo que ela deu enquanto estava entre eles, pois Maria é realmente “um refúgio tão seguro e uma ajuda tão confiável contra todos os perigos que não temos nada a temer ou desesperar sob sua orientação, seu patrocínio, sua proteção (Pio IX. na Bula Ineffabilis). «Tal era Maria», assinala muito pertinentemente Santo Ambrósio, «que a sua vida é um exemplo para todos» (De Virginib. L. ii., c. ii.). Além disso, como a figura da mulher ou de Maria também pode ser tomada para a Igreja como um todo, pode ser claramente vista como a proteção de Deus à Igreja como um todo durante o tempo da perseguição. A esse respeito, o Papa Bonifácio afirma que: “Esta é aquela de quem cantam as Sagradas Escrituras: a mulher vestida de sol, tendo a lua sob os pés e usando uma coroa de doze estrelas. Esta é ela que carregou em seu ventre o Criador do Céu e da Terra. Ela sozinha esmaga todas as heresias. Ela está diante do Rei que reina na luz, intercedendo pelo povo cristão como sua advogada ousada e intercessora mais vigilante8

Enquanto o diabo continua a perseguir a mulher, lemos que ele derrama água como um dilúvio, isto é, com grande força e poder, atrás da mulher e ainda assim a terra abre sua boca para engolir a água. As águas aqui se referem a muitas pessoas, pois lemos em Apocalipse 17,15 que as águas se referem a “povos e nações” que sempre procuraram destruir a Igreja. As águas que brotam da boca do demônio explicam a constante perseguição que a Igreja de Deus sofrerá de seus numerosos inimigos que ao longo de cada geração procuram triunfar sobre ela. Notamos também que as águas brotam de sua “boca”, ou seja, a água de sua boca é uma representação de todas as mentiras e heresias que ele (o demônio) introduz para que o Reino de Cristo não perdure. Pois Ele (o Diabo) é mentiroso e o Pai da mentira. No entanto, sabemos que “a Virgem Mãe de Deus destruiu todas as heresias em todo o mundo” (Papa Pio IX, Quanta Cura), pois por sua poderosa intercessão Deus sempre suscitou fiéis testemunhas da Verdade. Por esta razão, a Igreja atribui metaforicamente o seguinte versículo à bem-aventurada Virgem Maria: “Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha? (Ct 6,9)

As palavras finais de São João de que o dragão “foi guerrear contra o restante de sua semente, que guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus Cristo“. Quem são os descendentes da Mulher? Sustentamos que a resposta deve ser mais do que evidente, pois são os Filhos Espirituais de Maria, pois ela é a Mãe de Nossa Cabeça (Jesus Cristo) e, portanto, nossa mãe também. Além disso, lemos em Gênesis quando Deus está julgando o diabo, ele diz: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a descendência dela; ela te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn. 3.15) S

O cardeal Newman aponta claramente que “a única passagem onde a Serpente é diretamente identificada com o espírito maligno (o próprio Diabo) ocorre no décimo segundo capítulo do Apocalipse; agora é observável que o reconhecimento quando feito é encontrado no curso de uma visão de uma “mulher vestida com o sol e a lua sob seus pés”, assim duas mulheres são colocadas em contraste uma com a outra – “a mulher” mencionada em ambas as passagens é a mesma, então ela não pode ser outra senão Santa Maria, assim introduzida profeticamente ao nosso conhecimento imediatamente na transgressão de Eva9

The Virgin of the Apocalypse | Dominicana

Santo Irineu, discípulo de São João, aponta que Nossa Senhora é a Nova Eva que nos trouxe a salvação de Cristo por sua obediência ao afirmar que “Assim como Eva, tendo tornou-se desobediente, tornou-se causa de morte para si mesma e para todo o gênero humano, assim também Maria, sendo obediente, tornou-se causa de salvação para si mesma e para todo o gênero humano. E, portanto, como a raça humana foi sujeita à morte por uma virgem, também é salva por uma virgem.”10

As escrituras em numerosas passagens referem-se a Maria como “Mulher” (João 2,4, 19,26), talvez para melhor nos transmitir que ela é a “Mulher” prometida em Gênesis (3,15). Como vemos nas palavras do “Protoevangelho”, a vitória do Filho da mulher não se realizará sem uma árdua luta, uma luta que se estenderá por toda a história da salvação. A “inimizade”, predita no Gênesis (o primeiro livro da Escritura), só é confirmada no Apocalipse (o último livro da Escritura).

Portanto, dirijamo-nos com confiança à nossa Mãe Maria, nós que somos os verdadeiros Filhos da “mulher”, aquela mulher enamorada do alto cuja luz irradia para os quatro cantos do globo para que sob o seu manto de proteção possamos permanecer firmes contra o ataque do inimigo nesta apostasia universal de Deus que obtemos a graça de lutar valentemente em defesa da fé e, finalmente, pela salvação de nossas almas.

 

Tradução do artigo do Pe. Raymond Taouk,
adaptado, extendido e grifado por um Congregado
da Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso de Ligório – Manaus/AM

  1. World Book Encyclopedia 2000
  2. S. Ambrósio, sobre Lucas, II, n. 7.
  3. Santo Atanásio, Homilia do Papiro de Turim, 71:216.
  4. Na Festa de Pentecostes,” Sermão II, cap.4, PL 183; “Na Assunção,” PL 183:429; GM 243
  5. Papa São Pio X, Ad Diem illum Laetissimum
  6. Homilia sobre a Natividade (AD 388)
  7. Este é um fato histórico atestado por muitos dos primeiros historiadores cristãos e judeus, como Josefo
  8. Superni Benignitas, 9 de novembro de 1390.
  9. An Essay on o Desenvolvimento da Doutrina Cristã, Christian Classics Inc. 1968, Pg. 416
  10. Contra Heresias, Bk. III:22, v.19; PG 7:959

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *