Preparação para a Consagração – Orientações gerais

Para os exercícios de preparação para a Consagração e as aulas do curso, clique aqui

A preparação para a Consagração

A Consagração de São Luís Maria de Montfort é coisa tão eminente e tão perfeita que todas as pessoas atraídas a ela começam a experimentar a necessidade de uma séria e sólida preparação. Não pode ser suficiente, de fato, exprimir num determinado dia essa total doação de si mesmo, por mais sinceras que possam ser, então, as disposições de cada um. O essencial será “entrar em seu espírito, que é o de tornar uma alma interiormente dependente e escrava da Santíssima Virgem e de Jesus por meio dela”. (Segredo de Maria, n. 44)

Eis por que nosso Santo não hesitou em pedir a todos os que desejam engajar-se nesse caminho de perfeição um trabalho ascético claramente delimitado:

  1. “Depois de ter empregado, diz ele, pelo menos doze dias para ESVAZIAR-SE do espírito do mundo, contrário ao de Jesus Cristo, empregarão três semanas para ENCHER-SE de Jesus Cristo, por meio da Santíssima Virgem. Eis a ordem que poderão observar:
  2. Durante a primeira semana, empregarão todas as suas orações e ações de piedade para pedir o conhecimento de si mesmos e a contrição de seus pecados; e farão tudo em espírito de humildade…
  3. Durante a segunda semana, dedicar-se-ão, em todas as suas orações e obras de cada dia, a conhecer a Santíssima Virgem. Pedirão esse conhecimento ao Espírito Santo…
  4. Empregarão a terceira semana para conhecer Jesus Cristo…

Ao fim dessas três semanas, confessar-se-ão e comungarão, visando doar-se a Jesus Cristo, na qualidade de escravos de amor, pelas mãos de Maria. E, depois da comunhão, recitarão a fórmula de sua consagração… Importa que a escrevam ou a façam escrever, se ela não estiver impressa, e que a assinem no mesmo dia em que a fizerem”. (Verdadeira Devoção, n. 227-231.)

Como vemos, esses Exercícios preparatórios estão divididos em quatro períodos de diferente duração: um primeiro período de doze dias e outros três períodos de seis dias cada um, denominados como “semanas” por nosso santo; o que leva a uma duração total da preparação de exatamente trinta dias.

Pe Dayet, Exercícios Preparatórios. Ed. Pinus

Os exercícios

Embora apenas as orações vocais sejam citadas por São Luís, recomenda-se vivamente empregar os outros meios para melhor aproveitamento de cada um dos dias da preparação. Diariamente, são oferecidos três tipos de exercícios: A leitura espiritual, as orações mentais e as orações vocais:

  1. A leitura espiritual, preferencialmente feita na noite anterior ao dia, conforme a prática tradicional de se ler antes de dormir e meditar imediatamente após acordar;
  2. A oração mental, ou meditação, que consistirá em algumas considerações
  3. As orações vocais, normalmente a ladainha do Espírito Santo, o Ave Maris Stella e o Rosário

 

Considerações sobre os doze dias preliminares

É um princípio admitido por todos os mestres da vida espiritual que a alma que deseja se elevar, por uma generosa correspondência à graça, até a perfeita união com Cristo, deve primeiro preparar para Ele, em seu interior, uma morada digna do Hóspede divino. Importa-lhe, pois, começar por afastar os obstáculos que se opõem a essa união.

O Doutor Angélico nos ensina, de fato, que a dedicação principal da alma que se inicia na caridade deve ser em afastar-se dos caminhos do pecado e resistir às cobiças maliciosas que vêm incessantemnete contrariar seu movimetno em direção a Deus. Ora, é bem a esse trabalho de purificação interior que tende radicalmente São Luís Maria de Montfort, quando começa por exigir das almas que querem, como ele, consagrar-se inteiramente a Maria, o esvaziamento completo, nelas, do espírito do mundo. Esse é o primeiro trabalho imposto, ao qual elas everão se dedicar durante pelo menos doze dias, desde o começo dos Exercícios. Esse não é ainda senão um trabalho preliminar e como que uma primeira etapa a ultrapassar.

Importa necessariamente, portanto, que a alma desejosa de lançar-se a Maria, para melhor se conformar a Jesus, dedique-se a fazer em seu interior o esvaziamento completo desse espírito mundano. Para isso é preciso, antes de tudo, refletir sobre a oposição que existe entre o mundo e Jesus Cristo. Consagraremos a isso as meditações dos seis primeiros dias:

  1. O mundo e seu espírito de gozação da vida
  2. Jesus Cristo e seu espírito de penitência
  3. O mundo e seu espírito de posse
  4. Jesus Cristo e seu espírito de desapego
  5. O mundo e seu espírito de orgulho
  6. Jesus Cristo e seu espírito de humildade

Aprofundaremos, depois, os quatro meios de São Luís nos propõe nos últimos capítulos de seu Amor da Sabedoria Eterna para nos libertar do espírito do mundo e nos preparar para adquirir o espírito de Jesus Cristo:

  1. Um desejo ardente
  2. Uma oração contínua
  3. Uma mortificação universal
  4. Uma verdadeira devoção a Maria

Sendo esse quarto meio o maior, o mais poderoso de todos, insistiremos sobre essa inimizade irreconciliável, desejada por Deus, entre Maria e o príncipe do mundo, a qual deve se reproduzir em todos os fiéis escravos da Virgem. Essas serão nossas duas últimas meditações do período preliminar:

  1. A inimizade entre Satanás e Maria
  2. A inimizade entre a raça de Satanás e a descendência de Maria

Pe Dayet, Exercícios Preparatórios. Ed. Pinus

Artigos Relacionados

4 Resultados

  1. Aparecida disse:

    Gostaria de saber quando começa o curso da consagração de nossa senhora online gostaria de fazer

    • Jackson Leite disse:

      Salve Maria, Aparecida. Iniciaremos o curso de consagração do primeiro semestre de 2021 no dia 04 de março. Pode acompanhar as aulas pelo site, onde serão todas publicadas ou pelas nossas redes sociais. Se tiver interesse em entrar no grupo de preparação, pode fazer a inscrição pelo link: https://salvemaria.com.br/consagracao

  2. Daniel Veloso disse:

    Salve Maria. Olá gostaria de saber se haverá outro curso online para a consagração à Nossa Senhora?

    • Paulo Andrade disse:

      Salve Maria, Daniel.
      Haverá sim, com a graça de Deus. Estamos programando para ainda este ano, provavelmente com a data de consagração para o dia da Imaculada Conceição, 8/12.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *