Oração pelos Fiéis Defuntos – 02 de Novembro de 2018

“Sancta ergo et salubris cogitatio pro defunctis exorare ut a peccato solverentur. 1” – II Mac. XII. 46

Santo e salutar este pensamento de se rezar pelos mortos, para que alcancem o perdão de seus pecados. Esta doutrina foi-nos revelada pelo próprio Espírito Santo nas Sagradas Escrituras no Antigo Testamento, reforçada por Nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho de S. Mateus 2 e também novamente no mesmo Evangelho 3.

Lembramo-nos no dia 02 de novembro dos amigos e parentes já falecidos. Entretanto, o sentido deste dia não é apenas a lembrança, mas a oração pelas almas daqueles que nos precederam neste mundo. A Igreja nos recorda neste dia da importância de se rezar pelas santas almas do purgatório e nos incentiva a lucrarmos indulgências em favor delas. Movidos por este ato de piedade, os congregados se reuniram no cemitério São João Batista, em Manaus, para rezar pelos fiéis defuntos.

O ponto de encontro dos congregados e demais fiéis foi em frente ao Cruzeiro, onde se deu início à recitação do Terço. Em seguida, foram visitadas as sepulturas do parentes e amigos, rezando em sufrágio de suas almas. Agradecemos especialmente a todos que nos acompanharam neste ato de piedade cristã.

 

Oração pelos sacerdotes e religiosos Salesianos, em seu jazigo. Que São João Bosco seja o auxílio de todos os que abandonaram tudo para servir Nosso Senhor, entrando na ordem salesiana.

 

Embora a Congregação Mariana não tenha jazigo próprio, a antiga Irmandade do Santíssimo Sacramento, cujos membros tradicionalmente eram também congregados marianos, possui ainda hoje um jazigo antigo. Em memória e em sufrágio de suas almas foram rezadas ladainhas e por fim cantado o hino da Congregação Mariana.

Após as orações e visitas aos túmulos conhecidos, os congregados distribuíram o boletim católico Salve Maria, elaborado em edição especial de finados pela seção de boa imprensa, a fim de divulgar a doutrina católica e a boa leitura.

Neste dia que a Igreja tão generosamente dedica à lembrança dos fiéis defuntos, devemos nos lembrar de que um dia nós mesmos poderemos precisar destas orações. Rezemos pelos nossos e peçamos a Deus pelo seu refrigério, para que as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, possam descansar em paz.


 

  1. “É um pensamento santo e salutar rezar pelos defuntos para que sejam perdoados de seus pecados
  2. “A todo que disser uma palavra contra o Filho do Homem ser-lhe-á perdoada; ao que disser, porém, contra o Espírito Santo, não lhe será perdoada nem nesse mundo nem no outro”. (S. Mat. XII. 32)
  3. “Não suceda que o adversário te entregue ao juiz e o juiz te entregue ao seu ministro, e sejas posto em prisão. Em verdade te digo: não sairás de lá antes de ter pago o último centavo”. (S. Mat. V. 25-26)

Artigos Relacionados