B. Grimoaldo Santamaria, confessor
Nascimento
04/05/1883, em Pontecorvo, Itália
Morte
18/11/1902, em Ceccano, Itália
Beatificação
29/01/1995, pelo Papa João Paulo II
Festa Litúrgica
18 de Novembro
Onde Foi Congregado
Em Ceccano, Itália
Beato Grimoaldo Santamaria, que tinha como nome de batismo Ferdinando Santamaria, nasceu em Pontecorvo e era o mais velho de 5 irmãos. Filho de Pietro Paolo e Cecilia Ruscio. Conheceu os passionistas próximo do Santuário da Madonna dele Grazie.
Recebeu os sacramentos da Confirmação e Eucaristia ainda muito jovem, em comparação com a prática do tempo. Ainda era adolescente quando se matriculou na Associação da Imaculada, que nasceu na sua paróquia por incentivo do pároco Don Vincenzo Romano.
O desejo de seu pai era que ele se dedicasse aos trabalhos da família, mas não fez oposição quando o jovem demonstrou interesse em entrar nos passionistas e se tornar um padre e missionário.
Quando completou seus estudos primários sob a orientação de Don Antonio Roscia, aos 16 anos entrou no noviciado dos passionistas de Paliano. Após um ano de provação, foi admito para que fizesse a profissão de seus votos com o nome de Grimoaldo da Purificação, nome este que foi escolhido por devoção ao santo padroeiro de seu país natal.
Mudou-se para o Corpo Estudantil de Santa María de Corniano, próximo de Ceccano, para continuar seus estudos em vista do sacerdócio. Viveu com grande intensidade seus votos religiosos, em especial o quarto, que era viver e propagar a devoção à Paixão de Nosso Senhor. Sempre foi muito dedicado também à Virgem Maria e seus companheiros eram testemunhas da pureza, humildade, piedade, espírito de mortificação e caridade fraternal requintada com que Grimoaldo viveu a vida religiosa.
No dia 31/10/1902, mesmo gozando de plena saúde, enquanto estava em um retiro em Ceccano, foi atingido por uma meningite fulminante, que acabou por levá-lo ao falecimento no dia 18 de novembro do mesmo ano.