S. Leonardo de Porto Maurício, confessor

Nascimento

20/12/1676, em Porto Maurício, na Itália.

Morte

26/11/1951 em Roma, Itália.

Beatificação

19 de junho de 1796, pelo Papa Pio VI

Canonização

29 de junho de 1867, pelo Papa Pio IX

Festa Litúrgica

26 de Novembro

Onde Foi Congregado

Prima Primária de Roma.

São Leonardo de Porto Maurício, cujo nome de batismo era Paolo Girolamo Casanova, nasceu em meados do século XVII, na cidade que lhe dá o nome, próxima a Gênova, Itália. Muito cedo perdeu a mãe, tendo sido criado pelo tio. A vocação religiosa veio logo, tendo São Leonardo se dirigido a Roma para estudar no colégio da Companhia de Jesus. Entrou para a Ordem dos Frades Menores e aos 26 anos de idade já era sacerdote.

Procurou viver plenamente a radicalidade franciscana, com grande amor à pobreza e aos demais conselhos evangélicos. Andava sempre descalço, e usava apenas o hábito que já tivesse servido a outros irmãos. Também recusava todos os presentes que lhe eram oferecidos.

Em sua vida missionária, foi grande difusor da prática da Via Sacra; tão grande era seu ardor, seu zelo e seu apostolado, que Santo Afonso Maria de Ligório chamou-lhe de “o grande missionário do século XVIII”.

Como todo grande santo, era fiel devoto da Virgem Maria, creditando a ela a cura de uma tuberculose que o acometeu, num tempo em que a doença era incurável. Além disso, era também devotíssimo do Sagrado Coração de Jesus na forma de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Grande também era sua dedicação ao Sacramento da Confissão, chegando a passar cerca de 30 horas no confessionário, sem tomar alimento e sem se permitir descanso, tal era seu zelo pela salvação das almas.

São Leonardo é autor de um dos sermões mais famosos de todos os tempos: “O pequeno número dos que se salvam”. Além disso, escreveu também o conhecido “As excelências da Santa Missa.

Após intenso serviço a Deus, adoeceu e entrou na eternidade em 26 de novembro de 1751, no convento de São Boaventura. Na ocasião, o próprio pontífice foi ajoelhar-se ao lado de seu corpo.

São Leonardo de Porto Maurício, rogai por nós!

Loading Likes...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *