S. Melchior Grodecz, mártir

Resultado de imagem para Melchior Grodziecki

Mártir na Hungria e sacerdote (jesuíta).

Nascimento
1582, em Cieszyn

Morte
07/09/1619

Beatificação
15/01/1905, em Roma, pelo Papa Pio X

Canonização
02/07/1995, em Roma, pelo Papa João Paulo II

Festa Litúrgica
07 de Setembro

Onde Foi Congregado
No Colégio dos Jesuítas em Viena, Áustria

São Melchior Grodziecki nasceu em Cieszyn, na família nobre Grodski, podendo assim receber sua educação no colégio jesuíta de Viena.

Adentrou para o noviciado em 1603 e após fazer sua primeira profissão religiosa em 1605, foi para o colégio jesuíta localizado em Klodzko.

Para poder lecionar em escolas secundárias passou um ano no seminário de  České Budějovice. Retornou para Klodzko em 1608 a fim de completar a sua educação musical. Formou-se em filosofia e teologia no Clementinum de Praga e foi ordenado sacerdote em 1614. Já em 1616, foi encarregado de administrar um albergue em Praga, que foi destinado para os estudantes pobres.

Após a eclosão da Guerra dos Trinta Anos, ele foi enviado para Kassa, no Reino da Hungria, juntamente com István Pongrácz, seu colega de seminário. Quando o exército do príncipe da Transilvânia, Geroge Rákóczi tomou Kassa, Melchior ficou no castelo juntamente com Istvan e o Canon Marko Krizin.

No dia 07/09/1619 o castelo foi invadido pelo exército e os sacerdotes foram preos. Foi-lhes dado a sentença de morte sob a acusação de traição, acusando-os de convidar o exército polonês para Kassa. Ambos foram torturados e decapitados naquele dia. A execução dos sacerdotes, que eram conhecidos por sua gentileza e cortesia, surpreendeu a toda população local, tanto católicos quanto protestantes.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *