Beato Baltazar de Torres, mártir

Mártir no Japão, sacerdote e Congregado Mariano.

Nascimento
14 de dezembro de 1563 em Granada, Espanha

Morte
20 de junho de 1626 em Nagasaki, Japão (62 anos)

Beatificação
7 de julho de 1868 pelo papa Pio IX

Festa Litúrgica
20 de junho

Onde foi Congregado
Congregado no Colégio dos Jesuítas em Toledo, Espanha

Baltazar de Torres foi um missionário jesuíta, sacerdote, abençoado católico, mártir, vítima de perseguição anti-católica no Japão e assassinado devido ao ódio à sua religião, latim, odium fidei

Era um espanhol nascido em Granada, descendente de uma família nobre, realizou seus primeiros estudos em Ocaña, cidade onde seu pai ocupou o cargo de governador.
Juntou-se à Companhia de Jesus em 1579 e seu noviciado começou na cidade de Navalcarnero. Como meta de vocação, ele estabeleceu que evangelizaria no Japão, em uma missão. Estudou filosofia nas faculdades de Huete e Cuenca e completou teologia em Alcalá. Ao receber o sacramento da Ordem Sagrada em 1592, ele se dirigiu ao ensino como professor de teologia no seminário de Macau.

Após 8 anos, ele se dirigiu ao Japão e, após a emissão de um decreto, em 1613 pelo sogun Hidetada Tokugawa, que além de proibir a celebração de práticas religiosas católicas também decretava que todos os missionários deixariam o país, mas Baltazar permaneceu entre os seguidores fiéis e manteve o apostolado em segredo. Em 15/03/1626, depois de 25 anos de seu ministério sacerdotal, ele foi preso em Nagasaki juntamente com o catequista Michal Tōzō. Sua prisão se deu devido a uma sangrenta perseguição aos cristãos, que foi iniciada pelo siogun Iemitsu Tokugawa e durou várias décadas.

No dia 20/03 do mesmo ano, eles foram enviados para a prisão em Ōmurze e no dia 17/06, também do mesmo ano, Baltazar de Torres e Michal Tōzō foram unidos com grupos de monges que foram detidos em Nagasaki e no dia 20/06 foram todos queimados vivos em uma colina suburbana.

Sua beatificação foi realizada pelo papa Pio IX, em 07/07/1867 juntamente com a beatificação de Alfonso de Navarrete e seus mártires da Companhia de Jesus, que foram mortos por professar a fé em países de missão. Seu grupo é descrito como Franciszek Pacheco e camaradas.

Beato Baltazar foi congregado mariano no colégio dos jesuítas em Toledo, Espanha

Loading Likes...

Artigos Relacionados