S. Renato Goupil, mártir

Resultado de imagem para SÃO. renato goupil

Mártir no Canadá em 1642.

Nascimento

15/05/1608, em Saint-Martin-du-Bois, Anjou, Reino da França

Morte

29/09/1642, em Ossernenon, Canadá, Nova França (Canadá)

Beatificação

21/06/1925, em Roma, pelo Papa Pio XI

Canonização

29/06/1930, em Roma, pelo Papa Pio XI

Festa Litúrgica

19 de Outubro

Onde Foi Congregado

Na França

 

São Renato Goupil foi um missionário leigo francês, jesuíta, que se tornou um irmão leigo da Companhia de Jesus em momentos antes de sua morte. Foi o primeiro dos mártires norte-americanos a receber a coroa do martírio e o primeiro mártir católico canonizado na América do Norte.

Foi batizado em Saint-Martin-du-Bois, na antiga província de Anjou, na data de 15/05/1608. Era filho de Hipólita e Luce Provost Goupil. Trabalhava como cirurgião em Orléans antes de entrar no noviciado da Companhia de Jesus em 16/03/1639, mas precisou deixar o noviciado devido ao seu problema de falta de audição.

Ele se ofereceu como voluntário para ser um missionário leigo para ajudar aos padres jesuítas. No ano de 1640 chegou na Nova França onde até 1642 serviu na Missão Saint-Joseph de Sillery, próximo a Quebec onde ficou encarregado de cuidar dos doentes e feridos, sendo o ponto principal de seu trabalho os curativos e sangrias dos pacientes.

No ano de 1642, foi para a missão Huron juntamente com outras 40 pessoas incluindo diversos chefes huronianos, além do padre Isaac Jogues. Foram capturados pelos Mohawks, inimigos dos Hurons, levados para a aldeia de Ossernenon, na região oriental do território e lá foram torturados. Foi morto a golpes de machadinhas na cabeça após ensinar uma criança o sinal da cruz, no dia 29/09/1642. Logo antes de seu martírio ele havia professado os votos religiosos como um irmão leigo jesuíta, antes do Pe. Jogues.

Muitos dos 24 hurons que acompanharam São Goupil foram batizados e convertidos ao catolicismo. Como eram inimigos tradicionais dos Mohawks, eles foram lentamente torturados de acordo com o ritual iroquês antes de serem mortos.

Loading Likes...

Artigos Relacionados