S. Alberto Hurtado, confessor

Resultado de imagem para alberto hurtado

Confessor e Religioso (jesuíta). Congregado do Colégio dos Jesuítas em Santiago, Chile. Diretor da CM.

Nascimento

22/01/1901, em Viña del Mar, Chile

Morte

18/08/1952, em Santiago, Chile

Beatificação

16/10/1994, pelo Papa João Paulo II

Canonização
23/10/2005, pelo Papa Bento XVI

Festa Litúrgica

18 de Agosto

Onde Foi Congregado

Colégio dos Jesuítas em Santiago, Chile, Diretor da Congregação Mariana

Em Viña del Mar, Alberto cursou o Colégio Santo Inácio dos Jesuítas, em 1918 iniciou a faculdade na Pontifícia Universidade Católica do Chile, concluiu-a em 1923 e após este curso entrou para a Companhia de Jesus, cursou teologia em Louvain, Bélgica, onde doutorou-se em Pedagogia.

Retornou para o Chile em 1936, lecionou no Colégio Santo Inácio, no Pontifício Seminário de Santiago e na Universidade Católica. Possuia um grande e profundo zelo apostólico para com a juventude e com os mais pobres, fundou o Lar de Cristo e a Ação Sindical e Econômica Chilena.

Foi nomeado assessor da Ação Católica Juvenil em 1941 e devido ao seu grande empenho, em três anos, o número de participantes aumentou de 1.500 para 12.000 e seus grupos de 60 para 600. Ao final desse período renunciou a esta função e dedicou-se integralmente ao trabalho para com os mais pobres, acabando por fundar o Lar de Cristo, que era um instituto que mantinha casas de acolhidas para crianças, homens e mulheres, onde era possível restituir um ambiente familiar.

Fundou a Associação Sindical Chilena (ASICH) que buscava uma ação sindical inspirada na Doutrina Social da Igreja.

Veio a falecer em 18/08/1952 por causa de um câncer no pâncreas. O Padre Hurtado foi beatificado por João Paulo II em 16 de outubro de 1994 e canonizado por Bento XVI em 23 de outubro de 2005. A ele são atribuídos dois milagres: a recuperação de María Alicia Cabezas Urrutia, vítima de morte cerebral parcial, devido a três hemorragias cerebrais e infarto cerebral, e a recuperação de Vivianne Galleguillos Fuentes, também com problemas cerebrais devido a um acidente automobilístico.

Loading Likes...

Artigos Relacionados