B. Inocêncio XI, papa

Imagem relacionada

Papa. Congregado no Colégio dos Jesuítas em Como, Itália. Grande protetor e incentivador das CCMM.

Nascimento

19/05/1611, em Como, Itália

Morte

12/08/1689, em Roma, Itália

Beatificação

07/10/1956, em Roma, pelo Papa Pio XII

Festa Litúrgica

12 de Agosto

Onde Foi Congregado

Colégio dos Jesuítas em Como, Itália

O Santo Padre Papa Inocêncio XI nasceu com o nome de Benedetto Giulio Odescalchi na cidade de Como, na Itália.

Filho de Livio Odescalchi e Paola Castelli, ambos de família de comerciantes abastados de Bérgamo, Benedetto estudou tanto em Roma quanto em Nápoles tornando-se doutor, na cidade de Nápoles, em Direito Civil e Canônico.

Trabalhou com os papas Urbano VII e Inocêncio X em diversos cargos na Cúria Romana. Chegou a ser nomeado cardeal pelo papa Inocêncio X no ano de 1645 e cardeal-diácono de São Cosme e Damião e Legado do Papa na cidade de Ferrara, onde passou uma grande fome, sendo destacado na ajuda aos mais desfavorecidos, tendo ganhado assim o título de “Pai dos Pobres”.

No ano de 1650 foi ordenado Bispo de Novara e colocou sua diocese ao serviço dos doentes e dos mais pobres. Seis anos depois renunciou à sua diocese retornando ao serviço da Cúria Romana.

Participou dos conclaves de 1655, 1667 e de 1669-1670 tendo, nesse último, sua candidatura ao papado por Jean-François Paul de Gondi, cardeal de Metz com o título de S. Maria sopra Minerva, em nome de Luís XIV de França.

Foi eleito pelo conclave de 1676, e assim que eleito, imediatamente decretou uma severa redução de gastos inúteis da Cúria Romana passando a viver de forma bastante simples e apelando aos demais cardeais para seguirem seu exemplo.

Assumiu um caráter reformador sobre as finanças, estilo de vida e pastoral. Em 1679, condenou 65 proposições retiradas dos escritos de Escobar, Francisco Suárez e outros do gênero, considerando-as como “propositiones laxorum maralistarum” e proibiu o seu ensino a quem quer que fosse, sob pena de excomunhão.

Após um período de doença prolongada por pedra nos rins, faleceu em 12/08/1689 sendo sepultado na Basílica de São Pedro sob o monumento funerário junto da Capela Clementina que seu sobrinho Livio Odescalchi tinha encomendado.

O rei Luís XIV, tentando entrar de boas relações com o papa, revogou o Édito de Nantes, que garantia a liberdade religiosa, tanto a católicos como a protestantes e passou a perseguir estes últimos. Mas o papa não apreciou tal gesto, manifestando seu desgosto pela violência e perseguição.

Inocêncio XI decretou que em Roma os diplomatas não poderiam mais gozar do privilégio de conceder direito de asilo a criminosos. Tendo o papa notificado o embaixador francês de que não seria mais reconhecido como representante da França a menos que renunciasse a tal direito, este, não aceitando, com o recurso à força armada de 800 homens, tomou o seu palácio à força. Desde então o papa excomungou-o e decretou a proibição da Igreja de São Luís dos Franceses, na capital romana.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *