A crucificação contínua do Corpo Místico de Cristo

A primeira era da Igreja foi a era dos mártires de sangue. Enquanto leio as Vitórias dos Mártires, de Santo Afonso, fico repetidamente chocado com a forma espontânea como os primeiros homens, mulheres e crianças católicos repreenderam os seus procuradores romanos pelo seu culto pagão. Diante da ameaça das chamas, meninas como Santa Agnes, declaram abertamente que preferiam sofrer vários minutos nas chamas do que as chamas eternas às quais o procurador romano se lançará se não se arrepender da sua idolatria.

Aquela era inicial da Igreja carregou a cruz física de Jesus Cristo. Na verdade, muitos dos primeiros mártires foram literalmente crucificados, assim como Nosso Senhor Jesus Cristo.

Depois veio o Edito de Milão. A história da Igreja primitiva refuta facilmente a tola ideia protestante de que o ano 313 d.C. marcou a bifurcação da “Igreja carismática” e da “Igreja hierárquica”. Os primeiros documentos refutam as acusações de que o Papado foi corrompido numa idade tão precoce da história da Igreja. Ao menos 28 dos primeiros 30 Papas foram mártires. No entanto, é bem verdade que a legalização do Cristianismo pelo Império Romano em 313 d.C. tornou um pouco mais fácil carregar a cruz do Catolicismo. Assim, este popularizou-se. E a popularização enviou alguns (mas não todos) dos cristãos mais sérios para o deserto, para encontrarem solidão e intimidade com Deus. Aquela segunda era da Igreja no deserto carregou a cruz do jejum de quase fome de Nosso Senhor no deserto, bem como uma tremenda tentação em batalhas silenciosas com o Demônio.

De fato, parece que cada época do corpo místico de Cristo, a Igreja, carrega uma faceta diferente da cruz de Nosso Senhor. Lembremo-nos de que Nosso Senhor não disse a Saulo: “Por que persegues a Igreja” mas sim “Por que me persegues?”. Isso aconteceu quando Saulo estava perseguindo a própria Igreja. Mais tarde, Saulo recebeu a resposta interiormente como São Paulo ao escrever: “Agora me alegro em meus sofrimentos por sua causa, e em minha carne estou preenchendo o que falta nas aflições de Cristo por causa de Seu corpo, isto é , a Igreja.” — Col 1,24.

Atualmente, no Extremo Oriente e no Médio Oriente, o martírio de muitos católicos é claramente um martírio muito vermelho. Incontáveis ​​cristãos são executados por comunistas e muçulmanos todos os dias. Mas no hemisfério ocidental, o martírio do Corpo Místico de Cristo (pelo menos para aqueles que levam a sério a fé tradicional) é um martírio branco diferente de qualquer época da história.

E por que esse martírio branco é tão sem precedentes? É porque o martírio vem de perseguições dentro da própria Igreja.

Agora, muitos dirão: “Ah, não, não! A maioria dos santos foi perseguida por pessoas dentro da Igreja.” Sim, é verdade que muitos grandes santos foram perseguidos por prelados por ciúmes dos seus dons extraordinários. Padre Pio é um exemplo notável, bem como Santa Joana D’Arc e o próprio Santo Afonso ou Santo Atanásio. A esse respeito, escreve Santo Agostinho numa carta chamada “Da Verdadeira Religião”:

Muitas vezes, também, a Divina Providência permite que até mesmo homens bons sejam expulsos da igreja de Cristo pelas turbulentas sedições de homens carnais. Quando, pelo bem da paz da Igreja, suportarem pacientemente esse insulto ou injúria, e não tentarem novidades no caminho da heresia e do cisma, ensinarão aos homens como Deus deve ser servido com uma disposição verdadeira e com grande e caridade sincera. A intenção de tais homens é retornar quando o tumulto diminuir. Mas, se isso não for permitido porque a tempestade continua ou porque uma tempestade mais violenta pode ser provocada pelo seu regresso, eles apegam-se ao seu propósito de olhar para o bem até mesmo daqueles responsáveis ​​pelos tumultos e comoções que os expulsaram: e , sem formar congregações secretas, defendem até a morte e confirmam com o seu testemunho a fé que sabem ser pregada na Igreja Católica. Aquele que vê os seus combates secretos coroa a sua vitória em segredo. Esta situação parece rara na Igreja, mas não é sem precedentes, apresenta-se com mais frequência do que se pode acreditar.

Contudo, nunca na história da Igreja (exceto talvez na crise ariana) se pôde ver uma perseguição global contra quem defende o mínimo da ortodoxia. São Vicente de Lerins disse há muito tempo que, em qualquer crise de confusão na Igreja, podemos estar em terreno sólido, mantendo a fé antiga como ela foi mantida ubique , semper ab omnibus (em todos os lugares, sempre e por todos). Na tempestade atual, somos chamados a manter a fé e a liturgia, não seguindo o espírito atual do mundo, mas antes apegando-nos à fé e à liturgia de todos os santos, papas, confessores, mártires e virgens do passado.

Mas esta época do século XXI é diferente da crise ariana, na medida em que católicos tradicionais se tornaram o desprezo até por altos membros da hierarquia. Há muitos católicos ditos tradicionais no mundo ocidental que lutam sinceramente pela santidade e, no entanto, parecem ser o corpo místico de Cristo vivendo um reflexo de Jesus no Jardim, carregando um tremendo fardo psicológico.  Houve tempos muito difíceis na história da Igreja, mas nunca antes se imaginaria prelados cultuando uma imagem da Pachamama em Roma tratando como desobedientes os que se posicionam contra sua idolatria. Não estamos falando de heresias cristológicas avançadas, mas puro e simples paganismo.

Se são os católicos tradicionais desobedientes ou retrógrados, e não como os santos, por que então São Vicente de Lerins admoestou todos os católicos de sua época a se apegarem às arcana verba do catolicismo apostólico, isto é, ao que se acreditou ubique , semper et ab omnibus (em todos os lugares, sempre e por todos)? Não é esse o teste decisivo para saber quem está carregando a cruz do corpo místico de Cristo acima e além do espírito da época? Porque é que os católicos que defendem ensinamentos realmente básicos sobre o 1º ou 6º mandamento são agora chamados de “um problema”, “amordaçadores da fé” ou “atrasados” na Igreja?

Sim, estes são dias verdadeiramente sem precedentes de uma crucificação mutável do Corpo Místico de Cristo carregando um martírio branco num reflexo, embora pálido, de Cristo no Jardim do Getsêmani. Mas carregamos apenas um pedaço da cruz. Pois devemos supor que parte do choque e tristeza de Cristo no Jardim foi que Ele próprio foi entregue à crucificação romana por Seus próprios pais espirituais na religião.

Tradução livre e adaptada do artigo homônimo do Pe. David Nix
Por um Congregado Mariano da CM da Imaculada Conceição

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *