I Simpósio Mariano de Manaus – Nossa Senhora de Fátima e os Tempos Atuais

“O Meu Coração Imaculado será teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus!”1

Um dia após a inauguração da capela do Colégio Santo Afonso dedicado ao Imaculado Coração de Maria, a Congregação Mariana promoveu o I Simpósio Mariano de Manaus, para tratar das aparições de Nossa Senhora em Fátima e a relevância de sua mensagem nos tempos atuais, realizado no auditório da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Adrianópolis.

A mensagem de Nossa Senhora em Fátima não é um fato que ficou no passado e perdeu sua relevância, como muitos querem fazer crer. Em visita ao Santuário de Fátima, disse o Papa Bento XVI: “Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída”, mais uma vez afirmando que o segredo relevado por Nossa Senhora aos três pastorinhos teria repercussão em toda a Igreja e no mundo inteiro por muito tempo. Como não impressionar-se com a reação do Papa Pio XII, então cardeal Pacelli, a respeito do segredo de Nossa Senhora de Fátima? – a ponto de escrever ao conde Enrico Pietro as seguintes palavras:

Estou obcecado pelas confidências da Virgem à pequena Lúcia de Fátima.

Essa obstinação de Nossa Senhora diante do perigo que ameaça a Igreja é um aviso divino contra o suicídio que representaria a alteração da fé, em sua liturgia, sua teologia e sua alma (…)

Os estudiosos de Fátima são firmes ao relacionar tão grande evento histórico à crise do mundo moderno e especialmente da Igreja na sua doutrina e liturgia. Estudar as aparições de Fátima é dar atenção às palavras de Nossa Senhora, que desceu dos Céus para realizar a vontade de Deus e mais uma vez ser auxílio aos cristãos.

Estas foram, portanto, as motivações para o I Simpósio Mariano de Manaus, iniciado com uma aula sobre os fatos históricos acontecidos nas aparições entre maio e outubro de 1917, terminando com o grande milagre do sol, testemunhado por vasta multidão. Após breve pausa para coffee break, o Simpósio foi retomado com um estudo aprofundado do mistério revelado por Nossa Senhora aos pequenos pastores portugueses e sua relação com os tempos atuais.

  1. Nossa Senhora de Fátima à pequena Lúcia
Loading Likes...

Artigos Relacionados