Verdadeira e Falsa Virtude

“Pelos frutos os conhecereis” —Mat. vii, 16.

Jesus Cristo não poderia ter-nos dado uma marca mais clara e segura pela qual poderíamos distinguir entre bons e maus cristãos do que nos dizer que deveríamos conhecê-los, não pelas suas palavras, mas pelas suas obras. “Uma árvore boa”, diz Ele, “não pode dar frutos ruins, nem uma árvore ruim pode dar frutos bons”. Sim, queridos irmãos, aqueles que possuem apenas uma falsa piedade, uma virtude hipócrita ou apenas uma virtude superficial, apesar de todas as precauções que possam tomar, serão incapazes de impedir que a verdadeira condição do seu coração às vezes se manifeste exteriormente, seja em palavras ou ações. Nada, meus queridos irmãos, é tão predominante como esta pretensa virtude, ou, em outras palavras, esta hipocrisia.

Para lhe dar a idéia correta do estado infeliz dessas pobres almas que, talvez, serão condenadas, embora façam o bem, só porque não fazem o bem da maneira certa, vou lhe mostrar:

I. Um bom cristão não deve contentar-se em realizar boas obras; ele deve saber como executá-las corretamente.

Se me perguntarem, queridos irmãos, como podemos saber se uma virtude é real e se ela nos levará ao céu, a resposta é: que para que uma ação seja agradável a Deus, as seguintes condições devem ser cumpridas: Primeiro, a ação deve ser sincera e perfeita; segundo, deve ser humilde e sem egoísmo; terceiro, deve ser firme e duradoura: se essas condições forem encontradas, então pode-se ter certeza de que se está trabalhando para o céu.

(1) Dissemos que uma ação deve ser sincera; não é suficiente que ela se mostre apenas externamente. Deve vir dos nossos corações, e o amor a Deus deve ser a sua causa primeira e o seu início, pois São Gregório diz-nos que tudo o que Deus exige de nós deve ser fundado no amor que lhe devemos. A ação, portanto, nada mais deveria ser do que uma espécie de meio para expressar nossa intenção. Palavras e ações que não vêm da sinceridade do coração não passam de hipocrisia aos olhos de Deus.

Dizemos, ainda, que nossa virtude deveria ser perfeita. Isso significa que não é suficiente praticarmos apenas aquelas virtudes para as quais podemos estar naturalmente inclinados, mas devemos abraçá-las todas; isto é, todas as virtudes cuja prática é possível para o nosso estado. São Paulo diz que devemos preparar uma provisão superabundante de todos os tipos de boas obras para a nossa salvação.

(2) Dissemos, também, que nossa virtude deveria ser humilde e livre de egoísmo. Jesus Cristo nos diz que nunca devemos realizar nossas ações para sermos elogiados pelos homens. Se desejamos uma recompensa celestial, então devemos esconder tanto quanto possível o bem que Deus opera em nós, por medo de que o demônio do orgulho possa roubar-nos o mérito dessas boas obras. Mas, talvez, você dirá, o bem que fazemos, fazemos realmente para Deus, e o mundo não se beneficia disso. Há muitos que se enganam neste ponto. Pode ser fácil provar-lhe que a sua religião está, em grande parte, apenas no exterior e não se baseia na alma. Diga-me, você não preferiria que as pessoas soubessem que você observa os dias de jejum? Ao dar dinheiro aos pobres, ou à Igreja, não gostaria que os outros soubessem disso? Esse sentimento não nos torna hipócritas?

Os santos fizeram exatamente o contrário. E por que eles fizeram isso? Eles conheciam sua religião e procuravam humilhar-se para obter a misericórdia de Deus. Que pobres cristãos são aqueles cuja religião é de hábito e nada mais! Talvez você pense que estas são palavras bastante fortes. Sim, sem dúvida, são bastante fortes, mas são a verdade estrita. É meu esforço produzir em você um horror ao pecado da hipocrisia.

Quantas pessoas, infelizmente, embora façam boas obras, se perderão porque não conhecem bem a sua religião! Muitas pessoas fazem muitas orações e até vão frequentemente aos Sacramentos; mas eles ainda mantêm seus maus hábitos e morrem neles, porque se esforçam, ao mesmo tempo, para serem amigos de Deus e amigos do pecado. Olhe para aquele homem, que parece ser um bom cristão. Apenas faça com que ele entenda, mesmo que você tenha o direito de fazê-lo, que ele prejudicou alguém; aponte suas falhas para ele, ou qualquer erro do qual ele tenha sido culpado em seu coração, e ele ficará furioso imediatamente e odiará estar em sua presença. Ódio e má vontade brotam em sua cabeça. Veja outro. Você não pode ter muita opinião sobre sua piedade, pois ele lhe responde com altivez e não fará as pazes com aqueles que o ofenderam.

O exemplo a seguir nos mostrará quão severamente Deus pune a falsa virtude, que é um pecado tão grande: Lemos na Sagrada Escritura que o rei Jeroboão enviou sua esposa ao encontro do profeta Aías, para pedir conselhos sobre a doença de seu filho, e ele a fez se disfarçar com uma roupa de pessoa pobre e piedosa. Ele recorreu a este artifício porque temia que, se o seu povo soubesse que ele pedia conselhos aos profetas do Deus verdadeiro, chegaria à conclusão de que ele tinha muito pouca confiança nos seus ídolos. Mas ele não poderia enganar a Deus. Quando esta mulher entrou na morada do profeta, este gritou, antes mesmo de tê-la visto: “Mulher de Jeroboão, por que procuras parecer outra do que és? Aproxima-te, hipócrita. Tenho más notícias para te dar do Senhor nosso Deus. Más notícias, de fato. Ouça: O Senhor me ordenou que lhe dissesse que ele enviará todo tipo de infortúnio sobre a casa de Jeroboão; ele a aniquilará, até os animais; aqueles de sua casa que morrem nos campos serão devorados por cães. Parta agora, esposa de Jeroboão. Vá e informe seu marido sobre isso. E no momento em que você colocar o pé dentro da cidade, seu filho morrerá”. Tudo aconteceu exatamente como o profeta havia predito; ninguém da casa de Jeroboão escapou da vingança do Senhor. Vocês vejam, então, queridos irmãos, como Deus pune esse maldito pecado da hipocrisia.

Além disso, devo dizer-lhe que não é o tamanho e a grandeza das ações que lhes conferem mérito, mas a pura intenção com que são realizadas. O Evangelho nos dá um belo exemplo disso. O evangelista São Marcos relata que Jesus Cristo, ao entrar um dia no templo, viu como o povo lançava dinheiro no recipiente para ofertas, e viu que muitos ricos lançavam muito. Então Ele viu como uma viúva pobre se aproximou humildemente do receptáculo e lançou duas moedas. Então, Jesus Cristo, chamando Seus discípulos, disse-lhes: “Eis que muitas pessoas lançaram esmolas consideráveis ​​na caixa de esmolas e vêem ali também uma viúva pobre que só deu duas moedas. O que vocês acham desta diferença? Para julgar pelas aparências, vocês pensam, talvez, que as dádivas dos ricos têm mais mérito; mas eu lhes digo que esta viúva deu mais do que todos eles; pois o rico deu o que tem em abundância, mas ela, da sua necessidade, deu em tudo o que ela tinha.” A maioria dos ricos buscava glória diante dos homens e ser considerada melhor do que era, enquanto esta viúva deu para agradar somente a Deus. Um belo exemplo, queridos irmãos, que nos ensina com que intenções puras e com que humildade devemos realizar todas as nossas ações, se desejarmos ser recompensados ​​por elas. Certamente, Deus não nos proíbe de realizar nossas obras diante dos homens, mas Ele deseja que elas sejam feitas somente por causa Dele, e não por causa da glória do mundo.

(3) Dissemos que a terceira condição necessária para a verdadeira virtude é a perseverança. Não devemos nos contentar em fazer o bem por um certo período de tempo, como orar um pouco, mortificar-nos às vezes, renunciar à nossa obstinação, suportar as fraquezas dos outros, combater as tentações do diabo, suportar pacientemente o desprezo e as calúnias, vigiar os movimentos dos nossos corações. Não, queridos irmãos, devemos perseverar até a morte se quisermos ser salvos. São Paulo diz que devemos ser firmes e constantes no serviço de Deus, e que devemos trabalhar pela salvação de nossas almas todos os dias de nossas vidas, sabendo bem que nosso trabalho não será recompensado a menos que perseveremos até o fim. Ele diz: “Nem a riqueza nem a pobreza, nem a saúde nem a doença devem induzir-nos a negligenciar a salvação da nossa alma e a separar-nos de Deus: pois sabemos que Deus só coroará aquela virtude que persevera até a morte”. (2 Tm 4) — “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Ap 2,10)

Vemos isso de maneira notável no Apocalipse, na pessoa de um Bispo, que levou uma vida tão santa que o próprio Deus lhe prodigalizou louvores: “Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e como não podes suportaste os homens maus; e puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e achaste-os mentirosos; e tens paciência, e levaste o meu nome, e não falhaste. Mas isto tenho contra ti: que tu você se tornou negligente na prática dessas virtudes. Esteja atento, portanto, de onde você caiu, e faça penitência como você fez antes, ou então eu te rejeitarei e te punirei.” (Ap 2) Digam-me, queridos irmãos, não deveríamos ser tomados de medo quando ouvimos como Deus ameaçou até mesmo um bispo que havia sido negligente? Infelizmente, o que aconteceu conosco desde a nossa conversão! Em vez de progredirmos diariamente, que tibieza, que indiferença é a nossa! Não, Deus não pode suportar esta inconstância perpétua com a qual passamos da virtude ao vício e do vício novamente à virtude. Diga-me, querido irmão, não é esta também a sua maneira de viver? A sua vida é outra coisa senão uma mistura de pecados e virtudes? Você não confessa seus pecados e no dia seguinte comete novamente as mesmas faltas? Ou, talvez, até no mesmo dia? Quantos há que, por um certo período de tempo, parecem amar a Deus com todas as suas forças e depois O abandonam novamente! O que é que você acha tão difícil e difícil no serviço de Deus que logo fica desanimado e retorna novamente ao mundo? E ainda assim, no momento em que Deus lhe permitiu conhecer a sua condição, você suspirou e percebeu o quanto havia se enganado! A razão deste infortúnio é porque Satanás está furioso por ter perdido você, e ele trabalha até conseguir você de volta e espera mantê-lo para sempre. Quantas pessoas sem fé existem que abandonaram a sua religião e ainda assim levam o nome de cristãos!

 

II. Não basta ser virtuoso aos olhos do mundo; devemos ser assim em nossos corações.

Agora, você perguntará, como podemos saber se temos virtude em nossos corações, aquela virtude que permanece sempre fiel a si mesma?  Uma pessoa verdadeiramente virtuosa não vacila nem um pouco; ele é como uma rocha batida pela tempestade no meio do mar. Quer você seja culpado, ou caluniado, ou ridicularizado, ou considerado um hipócrita, ou tratado como um puritano, nenhuma dessas coisas deveria ser capaz de roubar sua paz de alma. Você deveria estar tão bem disposto com seus inimigos como se eles tivessem falado bem de você. Você não deve deixar de mostrar-lhes gentileza, embora tenham falado mal de você. Você deve fazer suas orações, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão e assistir à Santa Missa, desconsiderando qualquer coisa que o mundo possa dizer. Nossa virtude, também, para ser verdadeira, deve ser inabalável. Isto é, devemos ser tão resignados com a vontade de Deus e zelosos sob cruzes e infortúnios, como nos momentos em que nada desagradável surge em nosso caminho. Foi assim que os santos agiram. Vejam a grande multidão de mártires que suportaram tudo o que o frenesi de um tirano poderia imaginar e que, longe de negligenciarem Deus, foram, pelo contrário, atraídos para mais perto d’Ele. Nem os tormentos nem as perseguições infligidas a eles os fizeram vacilar.

Concluamos, então, queridos irmãos, lembrando que a nossa virtude deve ter a sua fonte no coração, para ser fecunda e agradável a Deus. Devemos esconder nossas boas obras. Devemos também estar atentos para não negligenciar nada no serviço de Deus; pelo contrário, devemos crescer e aumentar no conhecimento e no amor de Deus. Desta forma, os santos asseguraram-se da bem-aventurança eterna, a bênção que desejo a todos vocês. Amém.

Sermão de São João Maria Vianney
Tradução e grifos por um congregado Congregação Mariana da Imaculada Conceição e Santo Afonso, Manaus/AM

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *